Temples - James Bagshaw

Temples à MHD | “A música pop pode ser muito imaginativa”

Falámos com James Bagshaw, vocalista dos Temples, no Super Bock Super Rock. Da música pop e David Bowie às más notas na escola, muito é o que se descobre em breves minutos.

Aproveitámos a vinda dos Temples a Lisboa, por ocasião da edição deste ano do Super Bock Super Rock, para conversar um pouco com o vocalista e guitarrista principal da banda, James Bagshaw, acerca da sonoridade ostensivamente pop de Volcano. Com este segundo álbum, lançado o ano passado pela Heavenly, o grupo britânico de Kettering continuou, ao mesmo tempo que também subverteu, uma carreira no rock psicadélico aberta (segundo vários de forma brilhante) por Sun Structures, em 2014. Quisemos conhecer melhor este segundo esforço, mas não nos ficámos por aí, como poderão ler mais abaixo.

Temples - James Bagshaw
James Bagshaw, vocalista e guitarrista dos Temples (© Margarida Ribeiro)

MHD – Em que medida estes versos de “Celebration” descrevem o processo de conceber e criar o novo disco?

James Bagshaw – Bom, não sei. Liricamente, algumas canções são um pouco mais crípticas e outras são um bocadinho mais aquela coisa ao vivo, mas penso que a ideia nessa canção, que resultou claramente de uma colaboração, no pensar as palavras e tudo o que comporta, é que quando sabes que uma coisa é boa musicalmente, e sabe-lo intrinsecamente na altura em que estás a trabalhar nela, suponho que o celebrarias, usando isso como um catalisador para levar a canção ainda mais longe do que aquilo que pode ir.

MHD – Volcano parece situar-se algures entre uma paródia da imagem dos Temples como uma banda psicadélica da década de 60 e qualquer coisa criada sinceramente. Por um lado, soa tudo deliberadamente indulgente, com as suas melodias épicas, estratos de sintetizadores e letras como as de “Certainty”, “Mystery of Pop” ou “In My Pocket”. Por outro lado, no fim de contas, esta sonoridade é a vossa identidade, é de onde vocês vêm, e alguns dos temas em causa são bastante sérios. É verdade?

JB – Sim, quero dizer, penso que estávamos bastantes conscientes de que alguns dos temas soavam bastante pop e apelativos. Toda a ideia de uma canção como “Certainty” é que a primeira parte da malha é bastante apelativa, e depois ponho-me a pensar que “não posso só fazer a parte do apelativo, preciso de atirar a coisa e fazê-la um pouco mais interessante do que isso.” Basicamente, a intenção era fazê-lo de maneira que não se tornasse um talismã. Sabes como há aquelas canções que se tornam canções de futebol, onde toda a gente se põe a “drlrdrlrdrlr” [cantando]? O engraçado é que acabou na realidade por se tornar isso e as pessoas de facto cantam “drlrdrlrdrlr” [entoando a melodia], e cantam a coisa toda, mas é divertido, é ótimo.

Seguramente que não queríamos simplificar uma série de ideias de modo a tornar tudo pop, mas estamos conscientes de que algumas das canções soam muito a pop. “Mystery Pop” é quase uma espécie de tema barroco, mas as letras são um pouco mais mordazes, um pouco sobre a indústria musical que há e como o mundo da pop já não é o que era. Quando os Oasis e os Blur estavam nos tops, isso era tudo música pop, mesmo se era indie (o britpop, parece-me, não gostava que lhe chamassem isso). Mas hoje em dia não se sabe quem escreveu a canção, não se sabe nada sobre ela e tem-se uma pessoa no palco a cantar estas canções sem ter relação nenhuma com elas a não ser o facto de que o seu gerente lhe disse: “devias consegui-lo a ele para escrever uma canção”. É muito um olhar sobre isso, sobre como talvez não seja uma maneira muito honesta de se ser músico. Se alguém é músico deve ser capaz de escrever a sua própria música. É só aí que esta passa a ser realmente boa ou apenas não muito boa.

TEMPLES, VOLCANO | “CERTAINTY”

MHD – Sempre que escreviam uma canção, pensavam “não quero de modo algum fazer uma canção pop”?

JB – O que acontece é que se está sempre a seguir o próprio instinto e não há mal nenhum em ter uma coisa que é apelativa e do género pop, porque a música pop pode ser muito imaginativa. Não é preciso introduzir uma mudança de escala só porque sim. Há pessoas como o David Bowie que criam canções pop mesmo incríveis. Mesmo coisas no Hunky Dory. “Life on Mars” é uma espécie de canção pop mas é também de loucos, não é possível pegar na guitarra e tirar os acordes assim do nada, é preciso descobri-los. É muito musical e muito inteligente, mas ao mesmo tempo apetece cantar “Is there Life on Mars” [cantando]. É apelativa. Não nos estamos a comparar a isso até porque não somos tão bons quanto isso, mas é tudo uma questão de esbater a fronteira entre qualquer coisa que seja memorável e qualquer coisa que os músicos também sintam como tão interessante. É preciso assegurar-se de que os músicos não se aborrecem, mas não é desejável que os fãs não gostem por ser demasiado esquisito.

MHD – Sei que, entre os Temples, foste tu quem escreveu a letra de “Strange or Be Forgotten”. O que é para ti “ser estranho”?

JB – Bom, acho que para a vida e para as pessoas que estão a crescer, é bom aceitar as coisas de que se gosta. Tem a ver com abraçar as coisas que se adora fazer e não se sentir julgado por isso. Desde que não se esteja a fazer nada que seja horrível e malévolo, porque aí está-se a ser estranho e não se está a ser muito simpático. Julgo que tenha a ver com abraçar o não normal, o que quer que isso seja. Vai-se para a escola e é suposto tirar-se boas notas. Fui para a escola e não tirei boas notas. Ainda não consigo ler pautas, mas isso não significa que não seja possível ter uma carreira ou fazer música. E penso que, no caso dos artistas criativos, trate-se de poesia, fotografia ou pintura, todas essas coisas são campos tão abertos, enquanto numa coisa como a matemática há definitivamente uma resposta errada. Se somares três e três e te sair trinta e seis, sim, talvez estejas a ser tu próprio, mas essa não é a resposta, enquanto na arte não há certo e errado.

TEMPLES, VOLCANO | “STRANGE OR BE FORGOTTEN”

MHD – Os Temples trabalham de uma maneira colaborativa. Como é que isso serve as canções?

JB – Sim, penso que isso é realmente importante, porque podes não estar muito certo de uma ideia, mas achas que há lá qualquer coisa e basta um processo de colaboração para te assegurar de que é ótimo, o que te enche de confiança. E, às vezes, estás a trabalhar numa coisa que acreditas firmemente ser a certa e, então, torna-se menos uma questão de colaboração e mais de “é deixar seguir como está”, torna-se um pouco mais pessoal, suponho. E isso acontece-nos a todos. Alguém traz uma canção e digo: “Sabes que mais? Percebo o que estás a fazer com este tema e não sinto qualquer necessidade de lhe dar a volta e fazer dele o que não é.” Às vezes, a visão é um bocadinho mais pura e, outras vezes, precisa de um compromisso entre as pessoas e de uma colaboração.

MHD – Que caminho se veem a seguir num próximo disco, dado o que foi feito neste?

JB – Que direção nos vemos a seguir? Bom, está feito de qualquer maneira, está terminado. Por isso, a lado nenhum, já era. Ainda não acabámos de o misturar, mas tudo que posso dizer é que é do que de melhor já fizemos até agora.

MHD – Percebo que não dê para falar do disco, mas pode-me dizer quais os sentimentos depois de compor Volcano e este outro?

JB – É já o nosso terceiro álbum. Não foi como aquela pressão do segundo álbum, por isso soa tudo muito orgânico, as canções surgiram de forma muito natural, não caímos em nenhuma crise criativa ou o que seja. Foi tudo muito “oh, isso é bom, isso é bom”, “isso não é bom” ou “essa canção, é pior trabalhar nela, naquela não é”. Tivemos sempre quase todos de acordo, estamos só agora a tentar decidir o alinhamento das pistas. Há algumas em que estamos “talvez essas duas não devessem estar aí e essas duas funcionam aí”. Mas nunca antes aconteceu termos canções a mais. Tivemos sempre só doze canções e isso era o álbum, enquanto desta vez fizemos mais do que quinze.

MHD – Então podemos esperar grandes lados-B dos Temples.

JB – É isso, queremos mesmo voltar a fazer lados-B, também. Não queremos usar remixes como lados-B, é chato e uma porcaria. Se alguém vai fazer um remix, maravilha, mas não deveria ser lançado como um single. Penso que os lados-B são fantásticos e já ninguém lhes presta a devida atenção. E julgo que voltaremos a lançar tudo em vinil. Se tudo correr bem, estaremos em vinil, o que não aconteceu no último disco.

(You can read the interview’s original text on the following page)




MHD – “Celebration in control of you / Transformation into something new”. Just how much do these verses of “Celebration” describe the process of devising and creating the new record?

James Bagshaw – Well, I don’t know. Lyrically, some songs are a bit more cryptic and other songs are a little bit more the real live sort of things, but I think the idea in that song, that was definitely a collaboration – coming up with the words and stuff for it –, is that when you know something is good musically, and when you’re working it at that time you sort of know it inherently, I guess you’d celebrate that and therefore use that as a creative catalyst to take the song even further than it can go.

Temples - James Bagshaw
Temples singer and guitarist, James Bagshaw (© Margarida Ribeiro)

MHD – Volcano seems to sit somewhere in between being a parody of Temples’ image as a 60s psychadelic sounding band and something created in earnest. On the one side, it all sounds deliberately over-indulgent, with its epic melodies, synth layers and lyrics like the one in “Certainty”, “Mystery of Pop” or “In My Pocket”. But, on the other side, this sound still is, afterall, your identity, where you’re coming from, while some of the issues addressed in the album are really quite heavy. Is this in anyway true?

JB – Yeah, I mean, I think we’re very aware that some of the songs sound quite poppy and catchy, and the whole ideia of something like “Certainty” is that the first part of the riff is quite catchy and then, to myself, I was like: “I can’t just do the catchy, I need to throw it and make it a little more interesting than that”. And basically the idea was to make it so it wouldn’t become a charm. You know how you have a lot of those songs that become like football songs, where everyone is “drlrdrlrdrlr” [singing]? The funny thing is it has actually became that and so people do sing “drlrdrlrdrlr” [sings the tune] and they sing the whole thing, but it’s fun, it’s great.

We certainly didn’t want to dumb down on a lot of ideas to make it poppy but we’re aware that some of the songs sounded quite pop. “Mystery Pop” is almost like a baroque sort of song but the lyrics are a bit more scathing and a bit about the music industry there is and how the pop world isn’t what the pop world used to be. When you had Blur and Oasis in the charts that was all pop music, even though it was indie (britpop, I believe, hated being called that), but nowadays you don’t know who wrote the song, you don’t know anything about it and you have this person on stage singing these songs that they really have no relationship with other than the fact that their manager said “you should get him to write a song”. So it’s very much a look at that and how it doesn’t seem a very honest way of being a musician. If you’re a musician you can manage to write your own music, I think that’s where it becomes either really good or just not very good.

TEMPLES, VOLCANO | “CERTAINTY”

MHD – Whenever you were writing a song, were you thinking “I don’t want to do a pop song ever”?

JB – What you’re doing is you’re always following your instincts and there’s nothing wrong with having something that’s catchy and like a pop song, because pop music can be very imaginative. You don’t have to make something change key for the sake of it and you’ve got someone like David Bowie that does very, very incredible pop songs. Even stuff on Hunky Dory. “Life on Mars” is sort of a pop song but it’s also a crazy song, you can’t just pick up a guitar and know the chords off the top of your head, you have to figure it out. It’s very musical and very intelligent, but at the same time you want to sing “Is there life on Mars?” [singing]. It’s catchy. We’re not comparing ourselves to that because we’re not as good as that, but it’s all about blurring the line between something that’s memorable and something that feels so interesting to musicians as well. You want to make sure musicians don’t get bored by it, but you don’t want fans to not like it because it’s too out-there.

MHD – I know that, among the Temples, it was you who wrote the lyrics for “Strange or Be Forgotten”. What is it for you to “be strange”?

JB – Well, I think for life and people growing up, going through all that thing of change at school, it’s just good to accept the things you enjoy. It’s about embracing the things that you love doing and not feeling judged for it. As long as you’re not doing anything that’s horrible and nasty, cause then you’re strange and you’re not being very nice. I guess it’s about embracing not the normal, whatever that is. You go to school and you’re meant to get good grades. I went to school and I didn’t get good grades. I still can’t read music, but that doesn’t mean you can’t have a career or make music. And I think with creative artists, whether it’s poetry, photography or painting, all those things are such open fields, whereas if you go to something like maths there’s a definitely wrong answer. If you put three and three together and get thirty six, yeah, maybe you’re being yourself, but that’s not the answer, whereas I think with art there’s no right and wrong.

TEMPLES, VOLCANO | “STRANGE OR BE FORGOTTEN”

MHD – You all work in a very collaborative way. How does that serve the songs?

JB – Yeah, I think that’s really important, cause you might not be confident about an idea but you think there’s something in it and then all it takes is the collaboration to tell you it’s great and that gives you the confidence, so there’s something really good in that. And sometimes you work on something you firmly believe is the right thing and then it almost becomes less about collaboration and more like “we should just go with that” and it becomes a little more personal, I guess. And that happens to all of us. Someone will bring a song and I’ll be like: “But you know what? I get what you’re doing with this track and I don’t feel the need to turn it on its head and make it what it isn’t.” Sometimes the vision is a little bit more pure and sometimes it needs a compromise between people and a collaboration.

MHD – What kind of route do you see yourselves taking on a next record, giving what you’ve done in this one?

JB – Where do we see ourselves going? Well, it’s done anyway, it’s finished. So nowhere, it’s gone. We haven’t finished mixing it, but all I’m gonna say is that it’s the best stuff we’ve done.

MHD – I understand that you cannot speak about the record itself, but can you talk about what your feelings were after writing Volcano and writing this one?

JB – This is our third album, now. It wasn’t like the second album pressure so it feels very organic and the songs came about very naturally, and we haven’t really hit any creative slumps or anything. It has all been very sort of “oh, that’s good, that’s good!”, “that is not good” or “that song, it’s worse working on, that one’s not”. We’ve all agreed pretty much, we’re just trying to agree now on the tracklist. There’s a couple of tracks where we were “maybe those two shouldn’t be on there and those two work there”. But we’ve never had more than enough songs before. We’ve always only ever really done twelve tracks and that was the album, whereas this time we’ve done more than fifteen.

MHD – So, we can expect great b-sides from Temples.

JB – That’s it, we really want to do b-sides again, as well. We don’t want to make remixes as b-sides, it’s boring and shit. If someone is doing a remix, that’s great, but it shouldn’t be released as a single. I think b-sides are great and no one pays enough attention to them anymore. And I think we’ll be releasing everything on vinyl again, 7-inches, hopefully we’ll be on vinyl whereas there was none on the last record.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *