Esquadrão Suicida | Os 10 melhores posters alternativos

Os fãs de Esquadrão Suicida têm-se demonstrado grandes artistas e designers gráficos, criando posters alternativos que conseguem ser ainda melhores que os cartazes oficiais.

Como já é o costume com blockbusters de super-heróis, as legiões de fãs que antecipam a estreia do Esquadrão Suicida têm vindo a produzir enormes quantidades de fanart. Entre estas propostas estão, como seria de esperar, vários exemplos de posters alternativos que, em alguns casos, conseguem ser ainda mais chamativos, memoráveis e criativos que os cartazes oficiais do filme. Para celebrar os esforços desses fãs, apresentamos aqui uma seleção de dez das suas melhores propostas no que diz respeito a posters.

 


OS MELHORES POSTERS ALTERNATIVOS DE ESQUADRÃO SUICIDA

 

esquadrão suicida
de Eileen (SG Posters)

 

Por muitos problemas que Esquadrão Suicida possa ter enquanto uma coerente e funcional obra de cinema, uma das coisas que não lhe faltam são imagens potentes e memoráveis. Uma dessas imagens é a do Joker, sozinho no que parece ser o seu quarto, rodeado por filas de armas. Este cartaz capitaliza nessa visão de êxtase quase religioso mesclado com imagética violenta.

 

 

Esquadrão Suicida
de Simon Delart

 

Esquadrão Suicida tem um problema com cega objetificação feminina, mas é certo que Harley Quinn é a sua personagem mais popular e que tem uma das imagens mais marcantes de todo o grupo de anti-heróis. Se ignorarmos essas considerações sobre o sexismo inerente à promoção e execução do filme, este poster é impactante e memorável. O uso do rosa e o pequeno apontamento no canto inferior direito que remete para as outras personagens são os seus melhores elementos.

 

 

esquadrão suicida melhores posters
de Rodolfo Reyes

 

O marketing de Esquadrão Suicida tem-se focado fortemente no Joker e em Harley Quinn mas se existe um protagonista do filme, ele é Deadshot. Como tal, destacamos aqui este cartaz da personagem que o apresenta num estilo retro e estilizado. A ilustração do pormenor do fumo que se eleva das suas armas é particularmente bela.

Lê Também:
DC Liga dos Super-Pets ganha novo trailer

Lê Também: Coisas que (possivelmente) Não sabias sobre Esquadrão Suicida

 

 

esquadrão suicida melhores posters
de Matt Needle

 

Este cartaz, tal como o exemplo anterior, mostra uma sensibilidade retro, desta vez remetendo para o estilo de cartaz popular nos anos 70. O uso do monocroma pontuado por detalhes a vermelho, a moldura e grafismo simples junto aos vários símbolos que identificam as várias personagens fazem deste cartaz, um dos melhores posters alternativos para Esquadrão Suicida.

 

 

esquadrão suicida melhores posters
de Andy Fairhurst

 

Temos aqui outro poster alternativo que usa a imagem de uma caveira como elemento central sobre o qual carregam vários símbolos das diferentes personagens. A grande diferença entre este cartaz e o anterior está na sua abordagem estilística. Em vez de monocroma sóbrio e ameaçador, aqui temos algo saturado, colorido e infantil – mais ou menos, na mesma linha estilística dos cartazes oficiais.

 

 

esquadrão suicida
de James Burton

 

Este cartaz também tenta acumular símbolos dos sete principais anti-herois que compõem a equipa titular. O crocodilo é, como seria de esperar, Killer Croc, o taco de baseball é Harley Quinn, a mira é Deadshot, a espada pertence a Katana, o boomerang é óbvio e o fogo é de Diablo. O que confere a este design um grande valor e destaque é o seu minimalismo e elegância. Para um filme a rebentar pelas costuras com detalhes, cenas desnecessárias e uma cacofonia caótica, esta é uma inesperada abordagem.

 

 

esquadrão suicida
de CrisVector

 

Já esclarecemos que Deadshot é o mais próximo que o filme tem de um protagonista, mas é impossível negar quão memorável é icónica é a figura do Joker. Pegando no seu perverso sorriso e na onomatopeia que está tatuada no seu corpo, este cartaz é tão belo como é desconcertante. Este riso não tem mesmo nada de agradável ou inocente.

Lê Também:
DC Liga dos Super-Pets ganha novo trailer

Lê Ainda: Filmes Mais Antecipados de 2016 | 2. Suicide Squad

 

 

esquadrão suicida melhores posters
de John Aslarona

 

Outro bom uso das tatuagens e do sinistro sorriso do Joker é este poster, onde a imagem usualmente heroica do Batman é pervertida e tornada em algo digno de um pesadelo psicadélico. O melhor do design são mesmo as suas cores berrantes, especialmente o verde tóxico que pinta a icónica máscara do homem morcego. Para fãs do Batman, esta proposta é algo brilhantemente sacrílego.

 

 

esquadrão suicida
de Camw1n.

 

Anteriormente falámos de como Esquadrão Suicida é um filme cheio de imagens fortes e temos aqui outro exemplo disso mesmo que volta a ter o Joker no seu centro. Este poster usa o tableau do palhaço criminoso a resgatar a sua amada do tanque de ácido para onde a forçou a se atirar. A mistura de romantismo e toxicidade doentia é exacerbada pelas cores fortemente artificiais e saturadas, resultando numa cartaz que resume maravilhosamente o apelo e horror desta vilanesca relação. O modo como as manchas coloridas formam um coração à volta do par é a cereja no topo do bolo.

 

 

esquadrão suicida melhores posters
de Simon Delart

 

Finalmente temos aqui o último cartaz da nossa seleção, e a relação entre o Joker e Harley Quinn volta a estar em destaque. Desta vez, o design tem um sentido de humor que usa imagética da cultura pop e lhe injeta um bom toque de sinistro subtexto. Esta podia ser uma imagem para uma publicidade de bolachas, mas o sorriso bizarro do Joker e o símbolo de Harley Quinn gravado na bolacha que ele está prestes a devorar dão ao inócuo cartaz um potente lado negro. Pobre Harley…

 


Qual será o próximo filme a inspirar os seus fãs a criar maravilhosos cartazes alternativos. Doutor Estranho talvez, ou será que vamos ter uma onda de adoração por um filme que não um blockbuster de super-heróis? Só o tempo dirá.


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1516 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *