Estará para breve o final das passwords?

O futuro da segurança cibernética pode não passar por passwords dizem investigadores que procuram alternativas.

Com a evolução da tecnologia são vários os websites e aplicações que existem para nos facilitar a vida, muitos deles protegidos com passwords. Um computador pessoal tem em média 27 delas, e num futuro próximo pode tornar-se difícil gerir todas elas. É a pensar nisso que os investigadores procuram novas formas de segurança. O Professor Vishal Patel pediu a um aluno para atravessar o campus da Universidade de Rutgers com um telemóvel na mão, e a outro para regressar com o mesmo aparelho.

Lê Também: TOP Casais de Séries 2017 | 1. Claire e Jamie (Outlander)

Só isso foi suficiente para que o acelerómetro presente no aparelho registasse  padrões de movimento distintos entre os dois estudantes. Os aparelhos também podem ser treinados para detectar a forma como o utilizador faz scroll down, como movimenta um ponteiro com o rato, como coloca a pontuação numa frase, ou até mesmo a escolha de palavras para construir uma frase. Aliado aos sistemas de reconhecimento facial e de impressões digitais, este poderá ser o fim das passwords.

Embora algumas pessoas achem o método assustador, outras reagem com emoção. Para já, cada método sozinho ainda é insuficiente, mas combinados podem ditar a nova forma de segurança tornando-a pessoal e intransmissível.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *