Estes são os meus 4 filmes preferidos de Natal na Netflix
Já falta menos de uma semana para o Natal! Já compraste todas as tuas prendas? Então, agora é hora de veres os melhores filmes de Natal. Vai buscar a caneta e o caderno e aponta estas minhas 4 sugestões disponíveis na Netflix!
O catálogo de filmes de Natal na Netflix tem sido bastante fortalecido nos últimos anos com a disponibilização de vários filmes originais da plataforma. Apesar da grande maioria não fugir muito da comédia romântica telenovelesca, há algumas boas pérolas escondidas no catálogo.
Polar Express, um clássico da animação na Netflix

Pessoalmente, é daqueles filmes que faz parte da minha infância e que comecei por ver numa muito bem conseguida dobragem em português e, mais tarde, na sua língua original com a voz do inconfundível Tom Hanks – que, aliás, dá a sua voz a várias personagens!
“Polar Express” (2004, Robert Zemeckis) conta a história de um rapaz desacreditado que entra num comboio mágico rumo ao Polo Norte. Nesta viagem, ele vai fazer amigos, viver grandes aventuras e conhecer o verdadeiro significado do espírito de Natal.
O filme esteve nomeado para 3 Oscars: mistura de som, edição de som e canção original. Nos Golden Globes esteve igualmente nomeado para canção original.
Além da Netflix, podes ver “Polar Express” na HBO Max.
O Amor não Tira Férias com Kate Winslet e Cameron Diaz

Para fãs de comédias românticas, à falta do mítico “O Amor Acontece” (2003, Richard Curtis), tens disponível na Netflix “O Amor não Tira Férias” (2006, Nancy Meyers).
Neste filme, duas desconhecidas combinam online trocarem de casas durante a época festiva. Uma delas vive em Surrey no Reino Unido, a outra vive em Los Angeles. Ambas procuram escapar das suas vidas, nem que seja apenas por uns dias. Especialmente, depois das suas relações amorosas falhadas. No entanto, com a troca das casas já feita, vão descobrir que não vai ser assim tão simples…
Além da Netflix, podes igualmente ver “O Amor não Tira Férias” nas plataformas de streaming Disney+ e SkyShowtime.
Que Paródia de Natal, uma louca comédia

Um pouco mais antigo e, talvez, menos conhecido sugiro-te “Que Paródia de Natal” (1989, Jeremiah S. Chechik).
Com produção e argumento de John Hughes – mais conhecido pelos mesmos cargos nos três primeiros “Sozinho em Casa” (1990-97, Chris Columbus / Raja Gosnell) – este filme é, na verdade, parte de uma saga, a “National Lampoon’s Vacation”, sempre com a família Griswold como protagonistas. Foram realizados um total de 5 filmes, quatro deles com Chevy Chase como protagonista e o último com Ed Helms como protagonista, embora Chase também participe no filme.
“Que Paródia de Natal” mostra a preparação de uma grande celebração de Natal da família Griswold – com pai, mãe e dois filhos. Contudo, a chegada dos restantes familiares descontrolados vai lançar um grande caos.
“Que Paródia de Natal” está disponível na Netflix e também na Prime Video.
Por fim, um filme original da Netflix, Troca em Família
No que diz respeito aos filmes originais da Netflix, há um que, para mim, se destaca enquanto filme de Natal bastante bem conseguido, no meio de tantos filmes de orçamentos baixos e de narrativas românticas e ligeiras.
Refiro-me a “Troca em Família” (2023, McG). Embora não seja uma narrativa completamente original – lembremo-nos, por exemplo, dos filmes da Disney “Um Dia de Doidos” (2003, Mark Waters) e a sua sequela “Um Dia Ainda Mais Doido” (2025, Nisha Ganatra) – é uma divertida comédia onde os atores são absolutamente notáveis.
Assim, “Troca em Família”, como o nome indica, é um filme onde os pais trocam de corpo com os filhos. Ou seja, a filha passa a ser a mãe e vice-versa e o filho passa a ser o pai e vice-versa. Mas, não é só… também o bebé da família troca de corpo com o cão!
Com os filhos cada vez mais independentes e distantes e com a tecnologia a afastar por completo os 4 membros da família Walker, eles vão ter de unir esforços para sobreviverem à escola e aos seus empregos nesta troca natalícia.

