Os Estúdios de Anime | Sunrise

Voltamos a viajar até ao Japão! Desta vez parámos à porta do estúdio responsável pelo famoso franchise de Mobile Suit Gundam! Bem-vindos à Sunrise!


<< ANTERIOR | SEGUINTE (em breve) >>


A Sunrise é um dos maiores estúdios de anime do Japão, e também um dos mais famosos. Fundada em setembro de 1972 por ex-membros do estúdio Mushi Production, a Sunrise é responsável pela produção de várias séries anime, muitas delas aclamadas pela crítica, com uma enorme popularidade no Japão e no resto do mundo.

Lê mais: Os Anime que não podes perder nesta temporada de Primavera 2017

Ao contrário do que acontecia na Mushi Pro, onde a produção de anime girava em torno de um único criador, a Sunrise decidiu que a produção deveria focar-se nos produtores. Uma estratégia que se mantém ainda nos dias de hoje.

A Revolução do Género Mecha

Quando a Sunrise foi fundada, a indústria dos anime estava dominada pelas adaptações de manga, séries de desporto, entre outros. Com o objetivo de criar a sua própria identidade, e visto que aquilo que era mainstream já estava controlado por outros estúdios, a Sunrise decidiu focar-se em anime sobre robôs. Estes anime eram mais difíceis de animar, porém, poderiam ser utilizados em merchandising, como brinquedos. Eventualmente esta especialização que a Sunrise dedicou aos anime de robôs tornou-se numa imagem de marca do estúdio, e é uma abordagem que permanece ainda hoje, resultando em cerca de 200 séries anime sobre robôs. A maior parte dos projetos da Sunrise são originais, criados por uma equipa criativa que se intitula pelo pseudónimo Hajime Yatate.

Não percas: Os Melhores Pais dos Anime

Como já referimos, o estúdio japonês esteve envolvido em inúmeras séries anime famosas e altamente aclamadas. Entre elas recordamos a série Mobile Suit Gundam (e os seus vários spin-offs e sequelas desde 1979). Esta é uma série muito conhecida, especialmente por ter revolucionado o género mecha, introduzindo o género real robot. Neste género, os robôs são vistos como armas de guerra, são produzidos em massa, e construídos por governos ou grandes corporações.

Vê também: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries

Em 1980, a Sunrise lança a série Space Runaway Ideon, criada e realizada por Yoshiyuki Tomino, criador da série Gundam. De certa forma, esta série foi pioneira na abordagem mais moderna, mas também mais sombria e complexa do género de ficção científica. Assim, também pode ser vista como uma série influente de alguns anime como Neon Genesis Evangelion ou Akira.

sunrise

Por se ter focado bastante em séries anime mecha, o estúdio Sunrise é especialmente conhecido por estes projetos. No grupo dos mais célebres, para além dos que já mencionámos, encontramos Fang of the Sun Dougram (1981), Blue Comet SPT Layzner (1985), Patlabor (1989), The Vision of Escaflowne (1994), The Big O (1999), Code Geass (2006), Tiger & Bunny (2011) e Valvrave the Liberator (2013).

Para Além do Mecha

Excluindo estes projetos em torno do género mecha, o estúdio japonês também apostou noutros trabalhos com temáticas variadas. Como por exemplo: Crusher Joe (1983), Mister Ajikko (1987), Ronin Warriors (1988), Cowboy Bebop (1998), Inuyasha (2000), Yakitate!! Ja-pan (2004), Kekkaishi (2006), Daily Lives of High School Boys (2012) ou Aikatsu! (2012).

Consulta ainda: Animes românticos para ver no Dia dos Namorados

sunrise

Cowboy Bebop foi outra série marcante do estúdio Sunrise e da história dos anime. Não só conseguiu um enorme sucesso no Japão, como também no resto do mundo, em particular nos EUA. Quando foi lançada recebeu vários prémios, e foi aplaudida de forma geral pelo seu estilo, personagens, história, banda-sonora, entre outros. Mesmo após todos estes anos desde a sua estreia, Cowboy Bebop continua a ser reconhecida por muitos críticos como uma autêntica obra-prima e um dos melhores anime de todos os tempos. Com Cowboy Bebop surgiu o mesmo efeito que tinha acontecido anteriormente com Astro Boy ou com Speed Racer, tornando-se responsável por introduzir novas gerações ao universo das animações japonesas.

sunrise

Em 2014, a Sunrise esteve nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, com Possessions. Este acontecimento colocou o estúdio junto do Studio Ghibli e da Robot Communications, os únicos estúdios de anime nomeados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Não percas: Os 10 principais géneros de animes

Da mesma forma que a Sunrise foi criada por ex-membros da Mushi Production, foram vários os estúdios fundados por ex-membros da Sunrise. Falamos de estúdios como Manglobe, A-1 Pictures, Studio DEEN, ou Studio Bones.

Eis alguns dos projetos mais notáveis da Sunrise (por ordem cronológica):

  • Mobile Suit Gundam (1979)
  • Space Runaway Ideon (1980)
  • Fang of the Sun Dougram (1981)
  • Blue Comet SPT Layzner (1985)
  • City Hunter (1987)
  • Mister Ajikko (1987)
  • The Vision of Escaflowne (1994)
  • Cowboy Bebop (1998)
  • The Big O (1999)
  • Inuyasha (2000)
  • Planetes (2003)
  • Steamboy (2004)
  • Gintama (2006)
  • Code Geass: Lelouch of the Rebellion (2006)
  • Tiger & Bunny (2011)
  • Accel World (2012)

Acompanhaste ou acompanhas algum destes anime? Tens algum favorito?


<< ANTERIOR | SEGUINTE (em breve) >>


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *