Eurovisão 2022 © RAI / FABIO FISTAROL

Eurovisão 2022 em Turim | Tudo o que sabemos até agora

Turim é a cidade escolhida para o Festival Eurovisão 2022, que decorrerá em Itália. Vem descobrir tudo o que sabemos até agora. 

Depois da vitória do grupo italiano Måneskin em Roterdão, nos Países Baixos, todos já sabíamos que a Eurovisão 2022 iria decorrer em Itália. Mas só na passada sexta-feira, dia 8 de outubro ficámos a saber que Turim foi a cidade vencedora para receber o certame.

Foi através de um vídeo, que podes ver abaixo, que o grande mistério foi revelado depois de meses de muita expetativa.

A escolha de Turim para receber a Eurovisão segundo o comunicado da RAI e da EBU – European Broadcast Union – foi feita com base nas candidaturas feitas por várias cidades italianas, sendo que no final Turim reunia as melhores condições em termos de infra-estruturas e de capital humano. Apesar da força da campanhas de outras cidades como Bolonha, Turim era considerada desde maio como a cidade mais provável para receber a Eurovisão, como referiu o próprio Diretor de Entretenimento da RAI Claudio Fasulo. No total, 17 cidades expressaram o seu interesse em receber a Eurovisão.

O Festival Eurovisão da Canção 2022 decorrerá assim em Turim nos dias 10, 12 e 14 de maio, sendo as duas primeiras datas referentes às semi-finais, e o último dia para a Grande Final. O pavilhão de espectáculos Pala Alpitour – anteriormente conhecido como Pala Olimpico irá receber o festival. Relativamente ao local para a Eurovision Village (a vila eurovisiva onde os fãs podem acompanhar o festival em direto, falar com amigos e conhecer artistas) deverá acontecer na Piazza San Carlo. Esta é uma informação avançada pela imprensa italiana, e que ainda não foi confirmada pela RAI.

O jornal Corriere Torino publicou ainda a notícia a referir que Assembleia Municipal de Turim votará no próximo dia 13 de outubro, o financiamento para a Eurovisão 2022. São dois milhões de euros propostos pela capital da região de Piemonte e aparentemente deve ser aprovado pela maioria dos membros da Assembleia. Aliás, não podemos esquecer que a realização anual da Eurovisão é sempre uma mais valia em termos económico-financeiros e culturais para a cidade que o hospeda. Muitos fãs eurovisivos visitarão certamente a cidade.

Esta é a terceira vez que a Eurovisão decorrerá em Itália. A primeira vez aconteceu em Nápoles em 1965 e a segunda vez aconteceu em Roma em 1911. A Eurovisão é um dos temas mais importantes em termos musicais e a MHD promete acompanhar as principais notícias. Caso sejas fãs deste festival não poderás perceber a nossa análise especial à relação entre a ESC e a sétima arte.

Entretanto, já foram confirmados todos países com participação na Eurovisão 2022, cuja lista  poderás conhecer abaixo. Até ao momento não foram ainda publicadas músicas, mas tudo deverá mudar a partir do início do próximo ano.

41 países participam na Eurovisão 2022

São 41 países participantes na Eurovisão 2022. A confirmação foi feita pela própria EBU num vídeo.

  1. Albânia
  2. Alemanha
  3. Arménia
  4. Austrália
  5. Áustria
  6. Azerbaijão
  7. Bélgica
  8. Bulgária
  9. Chipre
  10. Croácia
  11. Dinamarca
  12. Eslovénia
  13. Espanha
  14. Estónia
  15. Finlândia
  16. França
  17. Geórgia
  18. Grécia
  19. Islândia
  20. Irlanda
  21. Israel
  22. Itália
  23. Letónia
  24. Lituânia
  25. Macedónia do Norte
  26. Malta
  27. Moldávia
  28. Montenegro
  29. Noruega
  30. Países Baixos
  31. Polónia
  32. Portugal
  33. Reino Unido
  34. República Checa
  35. Roménia
  36. Rússia
  37. San Marino
  38. Sérvia
  39. Suécia
  40. Suíça
  41. Ucrânia

A MHD continuará a acompanhar todas as novidades sobre a Eurovisão 2022, e promete muitas surpresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *