Eurovisão 2022 em Turim | Tudo o que sabemos até agora
Turim é a cidade escolhida para o Festival Eurovisão 2022, que decorrerá em Itália. Vem descobrir tudo o que sabemos até agora.
Depois da vitória do grupo italiano Måneskin em Roterdão, nos Países Baixos, todos já sabíamos que a Eurovisão 2022 iria decorrer em Itália. Mas só na passada sexta-feira, dia 8 de outubro ficámos a saber que Turim foi a cidade vencedora para receber o certame.
Foi através de um vídeo, que podes ver abaixo, que o grande mistério foi revelado depois de meses de muita expetativa.
A escolha de Turim para receber a Eurovisão segundo o comunicado da RAI e da EBU – European Broadcast Union – foi feita com base nas candidaturas feitas por várias cidades italianas, sendo que no final Turim reunia as melhores condições em termos de infra-estruturas e de capital humano. Apesar da força da campanhas de outras cidades como Bolonha, Turim era considerada desde maio como a cidade mais provável para receber a Eurovisão, como referiu o próprio Diretor de Entretenimento da RAI Claudio Fasulo. No total, 17 cidades expressaram o seu interesse em receber a Eurovisão.
O Festival Eurovisão da Canção 2022 decorrerá assim em Turim nos dias 10, 12 e 14 de maio, sendo as duas primeiras datas referentes às semi-finais, e o último dia para a Grande Final. O pavilhão de espectáculos Pala Alpitour – anteriormente conhecido como Pala Olimpico irá receber o festival. Relativamente ao local para a Eurovision Village (a vila eurovisiva onde os fãs podem acompanhar o festival em direto, falar com amigos e conhecer artistas) deverá acontecer na Piazza San Carlo. Esta é uma informação avançada pela imprensa italiana, e que ainda não foi confirmada pela RAI.
O jornal Corriere Torino publicou ainda a notícia a referir que Assembleia Municipal de Turim votará no próximo dia 13 de outubro, o financiamento para a Eurovisão 2022. São dois milhões de euros propostos pela capital da região de Piemonte e aparentemente deve ser aprovado pela maioria dos membros da Assembleia. Aliás, não podemos esquecer que a realização anual da Eurovisão é sempre uma mais valia em termos económico-financeiros e culturais para a cidade que o hospeda. Muitos fãs eurovisivos visitarão certamente a cidade.
Esta é a terceira vez que a Eurovisão decorrerá em Itália. A primeira vez aconteceu em Nápoles em 1965 e a segunda vez aconteceu em Roma em 1911. A Eurovisão é um dos temas mais importantes em termos musicais e a MHD promete acompanhar as principais notícias. Caso sejas fãs deste festival não poderás perceber a nossa análise especial à relação entre a ESC e a sétima arte.
Entretanto, já foram confirmados todos países com participação na Eurovisão 2022, cuja lista poderás conhecer abaixo. Até ao momento não foram ainda publicadas músicas, mas tudo deverá mudar a partir do início do próximo ano.
41 países participam na Eurovisão 2022
São 41 países participantes na Eurovisão 2022. A confirmação foi feita pela própria EBU num vídeo.
- Albânia
- Alemanha
- Arménia
- Austrália
- Áustria
- Azerbaijão
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- Croácia
- Dinamarca
- Eslovénia
- Espanha
- Estónia
- Finlândia
- França
- Geórgia
- Grécia
- Islândia
- Irlanda
- Israel
- Itália
- Letónia
- Lituânia
- Macedónia do Norte
- Malta
- Moldávia
- Montenegro
- Noruega
- Países Baixos
- Polónia
- Portugal
- Reino Unido
- República Checa
- Roménia
- Rússia
- San Marino
- Sérvia
- Suécia
- Suíça
- Ucrânia
A MHD continuará a acompanhar todas as novidades sobre a Eurovisão 2022, e promete muitas surpresas.