Will Ferrell e Rachel McAdams no filme "Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga" © Netflix

Festival Eurovisão da Canção e Sétima Arte | O que têm em comum?

Para marcar a estreia de “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”, a MHD apresenta-te algumas semelhanças curiosas entre a Eurovisão e a sétima arte. 

A Eurovisão regressa em 2021 – nos dias 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos -, mas já neste dia 26 de junho poderemos assistir ao primeiro filme inspirado num dos espectáculos televisivos mais visto do mundo intitulado “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga“. O filme, sendo uma produção da Netflix, estará disponível na plataforma de streaming a partir desta sexta-feira. “A História dos Fire Saga” é uma comédia-musical com canções originais que remete aos bastidores do próprio concurso e a um dos países que nunca venceu o festival: a Islândia. A sinopse pode ser lida abaixo:

Quando o acaso lhes oferece a oportunidade única de representar o seu país na maior competição musical do mundo, os aspirantes a músicos Lars (Will Ferrell) e Sigrit (Rachel McAdams) têm finalmente a possibilidade de provar que vale a pena sonhar.

1 de 6

Apesar do realizador David Dobkin ter revelado que o filme era uma “paródia da própria paródia” que é o festival – algo que ofendeu seriamente os amantes da Eurovisão -, queremos perceber em que contextos a Eurovisão e o cinema já estiveram de mãos dadas. Teremos em conta, situações mais evidentes, como o caso dos ABBA e dos dois filmes “Mamma Mia“, mas também outras situações mais subtis e curiosas, através das próprias letras das canções que têm sido apresentadas ao longo dos 64 anos de Eurovisão e dos 125 anos que marcam a história da arte das imagens em movimento.

netflix festival eurovisão da canção a história dos fire saga
“Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga” | © John Wilson/NETFLIX

Se o filme protagonizado por Will Smith e Rachel McAdams passará a ser a associação primeira dos espectadores e telespectadores da Eurovisão à sétima arte, a Magazine.HD encontrou outros pontos em comum entre estas duas formas de arte. Esta lista de aproximações promete surpreender tanto os fãs da Eurovisão, como os seus maiores céticos.

Antes de começar este artigo tão especial deixemos uma breve nota. Embora quando pensemos na Eurovisão nos venha obviamente à mente o concurso de canções, na realidade o Festival Eurovisão da Canção é apenas uma das atividades da rede Eurovision, um sistema de distribuição de conteúdos a nível europeu controlado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU), do qual faz parte obviamente a nossa RTP. Talvez não saibas, mas o primeiro trabalho da European Broadcasting Union (EBU) para televisão foi a transmissão da coroação da Rainha Isabel II, no longínquo ano de 1953!

Vive a experiência cinematográfica da história dos Fire Saga e sente a Eurovisão que não tivemos este ano – cancelada pela pandemia COVID-19 -, de melhor forma possível. Abracemos a cultura cinematográfica e à cultura musical eurovisiva como merecem.

És fã da Eurovisão? Este artigo é para ti! Segue com as setas a seguir para conheceres alguns laços entre o Festival Eurovisão da Canção e o cinema. 

1 de 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *