© EBU / ANDRES PUTTING

Eurovisão 2022 em Turim | A atuação que todos querem ver

A Eurovisão 2022 já começou a sua primeira onda de ensaios e a atuação que todos querem ver já subiu ao palco. 

Antes dos ensaios de Portugal, aquela que é provavelmente a atuação mais esperada do Festival Eurovisão da Canção 2022 subiu ao palco do Pala Olimpico para ensaiar. Falamos obviamente da Ucrânia, com a canção “Stefania” da Kalush Orchestra a quem ninguém ficará diferente.

Os primeiros ensaios confirmam realmente o esperado. Teremos uma declaração de amor à mãe Stefania, mas teremos igualmente uma declaração de amor à nação que mais tinta tem feito correr na imprensa nos últimos meses e cujas imagens de violência e genocídio são realmente impressionantes.

Apesar de não ter qualquer intenção política, afinal não é permitida no certame, enquanto a Kalush Orchestra atuar ninguém poderá deixar de pensar nos milhões de pessoas que viram as suas vidas afetadas com a invasão e consequente Guerra na Ucrânia. A política faz-se direta ou indiretamente através da música e nenhuma pessoa poderá dizer ao contrário. Eis as fotografias do ensaio e o refrão de “Stefania” em ucraniano, com respetiva tradução em português.

Eurovisão 2022 em Turim
© EBU / ANDRES PUTTING

Стефанія мамо, мамо Стефанія

Розквітає поле, а вона сивіє

Заспівай мені мамо колискову

Хочу ще почути твоє рідне слово (original ucraniano)

Eurovisão 2022 em Turim
© EBU / ANDRES PUTTING

Stefania mãe, mãe Stefania

O campo floresce e fica cinza

Canta-me uma canção de embalar mãe

Eu quero ouvir a sua palavra nativa (tradução para português)

Eurovisão 2022
© EBU / ANDRES PUTTING

Como é possível perceber nas imagens do primeiro ensaio, a Kalush Orchestra deverá projetar a bandeira azul e amarela da Ucrânia no ecrã e aproveitar alguns momentos mais simples, utilizando apenas a canção como forma de expressão.

Enquanto o tradicional traje folclórico ucraniano não passa despercebido nas mil e uma referências à terra da abundância, o líder rap da banda, Oleh Psiuk, manteve o seu icónico chapéu cor-de-rosa, o que combina perfeitamente com as cores da bandeira. Não temos quaisquer dúvidas que esta será uma das melhores performances no Festival Eurovisão da Canção e que poderá dar à Ucrânia a sua terceira vitória no festival.

Poderás assistir à atuação da Kalush Orchestra na final do Vidbir 2022 abaixo.

Curioso por ver o resultado final da performance da Ucrânia?

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1393 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.