Farming Simulator 15 – (PS4) | Análise

 

 farming simulator 15  

  • Editora: Focus Home Interactive
  • Produtora: Giants Software
  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC, PS3

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Farming Simulator é uma série que tem tentado entrar no mundo das consolas depois de ter alcançado o êxito nos PCs. Neste novo Farming Simulator 15 nota-se uma aposta forte para que seja possível cativar vários jogadores de consolas que possam nunca ter jogado esta série. Mas valerá a pena?

O factor mais negativo deste jogo será, provavelmente, o seu início, nos quais os seus tutoriais não conseguem mostrar tudo o que o jogo tem para nos oferecer. A sensação de que estamos perdidos é notória durante as primeiras horas de jogo em que não temos noção do que está à nossa disposição e quais os resultados de muitas das ações que vamos praticando. Percebe-se que o jogo tenta que o jogador aprenda por ele próprio, tal como a vasta maioria dos agricultores aprendeu, mas não termos noção do que o jogo nos permite fazer leva a que o arranque seja difícil.

Ao fim de algumas horas em constante aprendizagem, começamos a perceber o que o jogo nos dá, como tiramos partido de cada ação e quais as melhores estratégias iniciais, e com o isso o jogo torna-se mais viciante. O foco nas máquinas é notório, havendo maquinaria para a vasta maioria das ações possíveis. Neste aspeto é bom afirmar que as réplicas das máquinas estão muito bem conseguidas para um jogo com este orçamento mais limitado, sendo um claro ponto a favor, pois tratam-se de réplicas de máquinas reais que agradarão a quem gostar de máquinas agrícolas, e que dão um toque de realismo ao jogo.

farming-simulator-15-gameplay

No entanto, apesar das máquinas estarem bem desenhadas e com pormenores interessantes, os cenários oscilam na qualidade gráfica, sendo que uns estão bem criados, mas outros apresentam-se de forma mediana na nova geração de consolas. É pena que o jogo apresente estas oscilações, pois poderíamos ter aqui um jogo com possibilidade de nos oferecer cenários bonitos e que não iríamos ver noutros jogos.

Um dos aspetos mais interessantes neste jogo é a ausência de banda sonora. Enquanto jogamos apenas iremos ouvir o barulho das máquinas e o som que a Natureza nos oferece, quer seja vento, animais, chuva… Tal agradará a uns, pois o jogo é mais real assim, mas poderá desagradar a outros jogadores, que acabarão por juntar música ao seu jogo. No entanto, de um ponto de vista crítico, é um aspeto interessante e que melhora o jogo.

Conforme vamos avançando e aumentando o nosso trabalho, a inteligência artificial começa a ser importante. O objetivo do jogo é sempre, de um ponto de vista lógico, ganhar dinheiro para aumentar o número de terrenos e investir em novas máquinas. Com a frota a aumentar, muito do que faremos será delegado para a inteligência artificial que, infelizmente, apresenta alguns bugs, levando a que, por exemplo, um trabalhador nosso fique parado um dia inteiro por algo insignificante. Nem sempre acontece, mas quando acontece é frustrante, principalmente se formos novatos na série e não estivermos despertos para algumas possibilidades neste estilo.

Farming Simulator 15 foca-se nas máquinas, mas também os nossos animais podem ter um papel importante. Ter, por exemplo, vacas e ovelhas, ajudará bastante se soubermos trabalhar com a Natureza e se não quisermos estar apenas dependentes das máquinas. Com tudo isto, quem apreciar esta série terá aqui muitas hora de diversão. Para um jogador que não tenha a paixão deste género de simulação poderá existir aqui uma sensação de repetição e falta de emoção ao fim de algumas horas, sendo por isso um jogo aconselhado a quem apreciar esta série ou que queira experimentar por já apreciar outros jogos de simulação, quer seja de parques de diversões, cidades, etc…

Por fim, devemos salientar um interessante modo online onde o jogo ganha um novo nível de diversão se o estiverem a partilhar com um amigo.

Farming Simulator 15 é um jogo para os seus fãs. A jogabilidade ainda não atinge o nível que tem no PC mas agradará a quem já for experiente no jogo. O problema deste produto é ser mediano em alguns aspetos, tal como o seu trunfo é conseguir simular aquilo a que se propõe, e por isso não é um mau jogo, mas sim um jogo apenas para alguns jogadores. Se são fãs da série, então vão gostar de ter este jogo na vossa consola e não darão grande importância a alguns bugs que encontrarão pelo caminho.

 

Pontos fortes:

  • Máquinas realistas
  • Ambiente sonoro reproduz a natureza
  • Modo online divertido

Pontos fracos:

  • Tutoriais fracos
  • Graficamente oscila entre o bom e o mediano
  • Inteligência artificial deveria estar melhor

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *