Este fenómeno do cinema com Margot Robbie deixa a Netflix dentro de dias
Como uma boa plataforma de streaming, a Netflix está constantemente a atualizar o seu catálogo. Assim, este filme protagonizado por Margot Robbie é uma das vítimas das saídas da Netflix nos próximos dias.
Como saberás, quase todos os dias há saídas e entradas no streaming. Isso deve-se, claro, ao facto de que, quando não são conteúdos originais das plataformas, os filmes e séries só podem ser comprados para serem incluídos nos catálogos por um determinado tempo.
Qual o filme com Margot Robbie que vai sair da Netflix?
Um dos grandes filmes de sucesso dos últimos anos – e, quiçá, o grande filme da carreira de Margot Robbie até ao momento -, “Barbie” (2023, Greta Gerwig) é a mais recente “vítima” da Netflix.
Ainda esta semana te destaquei 4 filmes que vão sair da Netflix durante o mês de outubro, agora, dou-te mais esta má notícia caso sejas um grande fã da obra. Se nunca viste o filme, está a chegar uma das tuas últimas oportunidades.
Assim, se és assinante da Netflix, poderás ver “Barbie” até ao próximo dia 14 de outubro. Em contrapartida, se fores assinante da Amazon Prime Video, vais poder ver o filme precisamente a partir de 14 de outubro.
Qual é a narrativa de Barbie?
Ao lado de “Oppenheimer” (2023, Christopher Nolan), “Barbie” foi protagonista do sucesso “Barbenheimer” no Verão de 2023, sendo os dois grandes filmes do ano em termos de box office.
No filme “Barbie” Margot Robbie é a personagem titular. Trata-se da uma obra que dá, portanto, vida à boneca criada pela Mattel, bem como todas as outras personagens derivadas.
Contudo, não é só Margot Robbie quem interpreta Barbie… Isto porque, no próprio filme, todas as Barbie de diferentes emoções e feitios também têm presença. Ou seja, Issa Rae, Kate McKinnon, Alexandra Shipp, Emma Mackey, Hari Nef, Sharon Rooney, Ana Cruz Kayne, Ritu Arya, Dua Lipa e Nicola Coughlan todas elas são Barbie. Quanto ao namorado de Barbie, Ken, coube a Ryan Gosling o papel do Ken principal. Simu Liu, Kingsley Ben-Adir, Ncuti Gatwa, Scott Evans e John Cena são todos os outros Ken.
A narrativa do filme é extremamente contemporânea e com um olhar crítico sobre a sociedade. Perante uma crise emocional, Barbie – que sempre viveu uma vida perfeita em Barbieland – viaja até ao mundo real e descobre o significado de todos os estereótipos que a rodeavam. Ao mesmo tempo, Ken descobre o significado do patriarcado…
Como se construiu o fenómeno Barbie?
Arrecadando em todo o mundo mais de 1.4 mil milhões de dólares, o fenómeno protagonizado por Margot Robbie, “Barbie” foi o filme mais visto de 2023 nos cinemas em todo o mundo.
Tendo sido lançado exatamente no mesmo dia que “Oppenheimer”, surgiu então o conceito “Barbenheimer”. Dois filmes muito diferentes e bastante contrastantes um do outro com públicos bastante distintos e onde o conceito bastante espalhado pela internet fez com que ambos os filmes tivessem sido motivo de alta curiosidade para os espectadores de cinema.
Apesar de tudo, “Oppenheimer” ficou em 3.º lugar nos filmes mais vistos de 2023, sendo ultrapassado por “Super Mario Bros. O Filme” (2023, Aaron Horvath, Michael Jelenic e Pierre Leduc) com uma diferença de cerca de 385 milhões de dólares entre ambos. “Oppenheimer” ficou-se pelos 975 milhões e “Super Mario Bros. O Filme” por 1.360 mil milhões. Contudo, arrisco-me a dizer que se não fosse este timing, é bem provável que “Oppenheimer” tivesse tido menos espectadores.
Em Portugal, o top foi igual para ambos os filmes com a diferença que o segundo filme mais visto de 2023 foi antes “Velocidade Furiosa X” (2023, Louis Leterrier). Para isso, poderá ter contribuído o facto do 10.º filme da saga ter tido filmagens em Portugal e, assim, ter provocado maior interesse nos espectadores.
Por fim, “Barbie” teve nomeações para mais de 400 prémios, incluindo 8 Oscars. Contudo, Margot Robbie não foi nomeada para o Oscar de melhor atriz. Algo que foi muito polémico nesta cerimónia já que Ryan Gosling foi nomeado para melhor ator e, assim, parecia que o estereótipo do filme se tornou real… Acabou por ganhar apenas o Oscar de melhor canção com “What Was I Made For?” (de Billie Eilish e Finneas O’Connell).
O que diz a crítica sobre o filme com Margot Robbie?
Segundo o site especializado Rotten Tomatoes, o filme “Barbie” tem uma aceitação semelhante quer da parte dos críticos, quer da parte do espectadores. A saber: 88% de aprovação de críticos e 83% de aprovação dos espectadores.
Na Magazine.HD, temos vários artigos sobre o filme e até sobre uma possível sequela. Contudo, convido-te a leres a crítica de Jéssica Rodrigues que destaca: “No fundo, “Barbie” é uma verdadeira história bíblica que coloca a mulher no papel central, num mundo paradisíaco em que os homens assumem as funções mais nulas da sociedade. De forma inteligente e altamente divertida, Greta Gerwing desenvolveu uma verdadeira ode ao feminismo e fê-lo através de um dos símbolos mais característicos da emancipação feminina – uma boneca de plástico que ensinou milhares de crianças a sonhar. “