© FEST - New Directors New Films Festival

FEST ’19 | 10 filmes a não perder

O FEST de 2019 está quase a começar em Espinho, sendo que decorre de 24 de junho a 1 de julho. Oferecemos-te aqui 10 recomendações de filmes que estarão em destaque na programação deste festival de cinema.

FEST – New Directors New Films Festival, tal como o nome indica, é um festival de cinema dedicado maioritariamente à divulgação, promoção e celebração de filmes de novos cineastas que ainda não chegaram ao estatuto de grandes mestres e cujos filmes não se podem incluir no panorama do mainstream comercial. Há também uma grande ênfase em propostas inovadoras, novos caminhos para o futuro da sétima arte que tanto se podem manifestar enquanto objetos de cinema experimental ou documentários que testam os limites e convenções do género, entre outros.

Este ano, as festividades decorrem entre 24 de junho e 1 de julho em Espinho e propõem uma programação variada. Em termos competitivos, temos longas-metragens narrativas e documentais que competem pelo Lince de Ouro. Há também uma vasta competição de curtas-metragens, para o Lince de Prata, que engloba produções internacionais narrativas, de animação, documentais e experimentais. Temos ainda a corrida pelo grande prémio nacional, onde se destacam uma série de curtas-metragens portuguesas. Temos, além disso, a competição NEXXT e a Festinha.

O FEST não se faz só de secções competitivas, há que dizer. Para a abertura e encerramento do festival, haverá antestreias de filmes que têm merecido grande aclamação crítica noutros países. A secção Flavours of the World vai apresentar curtas e longas-metragens dinamarquesas. De certo modo, essa é somente a ponta do iceberg, sendo que o FEST, tal como faz todos os anos, tem inúmeras experiências para oferecer aos cinéfilos que se aventurem pelas suas projeções e atividades paralelas.

Tal é a oferta que, aqui pela MHD, decidimos oferecer uma lista de destaques e recomendações. Em nome da síntese, vamos restringir-nos a longas-metragens transversais a todas as secções do festival. No entanto, escolhemos sessões que não se sobrepõem, de modo a que, se o leitor assim desejar, é possível ver todos estes filmes do FEST. Sem mais demoras, aqui ficam 10 filmes a não perder no FEST de 2019.

2 de 10

THE HUNT de Thomas Vinterberg

Terça-feira, 25 de junho, às 21:30

fest the hunt jagten
© FEST – New Directors New Films Festival

Entre os filmes dinamarqueses que estarão em destaque na secção Flavours of the World, a MHD recomenda “The Hunt: A Caça”, ou “Jagten”. Nos anos 90, o realizador Thomas Vinterberg foi um dos pioneiros do movimento Dogma 95, que procurava um cinema naturalista despido dos artifícios das produções mais convencionais da época. Hoje em dia, apesar de já ter abandonado os paradigmas dessas experiências híper-naturalistas, Vinterberg continua a demonstrar grande interesse em trabalho de ator que se aproxima de uma ideia de verosimilhança mimética da realidade. “The Hunt” é uma joia de drama humano interpretado com primor. Tal é essa qualidade que o filme ganhou o prémio de Melhor Ator em Cannes e foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme numa Língua Estrangeira.

2 de 10

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *