© FEST - New Directors New Films Festival

FEST ’19 | 10 filmes a não perder

O FEST de 2019 está quase a começar em Espinho, sendo que decorre de 24 de junho a 1 de julho. Oferecemos-te aqui 10 recomendações de filmes que estarão em destaque na programação deste festival de cinema.

FEST – New Directors New Films Festival, tal como o nome indica, é um festival de cinema dedicado maioritariamente à divulgação, promoção e celebração de filmes de novos cineastas que ainda não chegaram ao estatuto de grandes mestres e cujos filmes não se podem incluir no panorama do mainstream comercial. Há também uma grande ênfase em propostas inovadoras, novos caminhos para o futuro da sétima arte que tanto se podem manifestar enquanto objetos de cinema experimental ou documentários que testam os limites e convenções do género, entre outros.

Este ano, as festividades decorrem entre 24 de junho e 1 de julho em Espinho e propõem uma programação variada. Em termos competitivos, temos longas-metragens narrativas e documentais que competem pelo Lince de Ouro. Há também uma vasta competição de curtas-metragens, para o Lince de Prata, que engloba produções internacionais narrativas, de animação, documentais e experimentais. Temos ainda a corrida pelo grande prémio nacional, onde se destacam uma série de curtas-metragens portuguesas. Temos, além disso, a competição NEXXT e a Festinha.

O FEST não se faz só de secções competitivas, há que dizer. Para a abertura e encerramento do festival, haverá antestreias de filmes que têm merecido grande aclamação crítica noutros países. A secção Flavours of the World vai apresentar curtas e longas-metragens dinamarquesas. De certo modo, essa é somente a ponta do iceberg, sendo que o FEST, tal como faz todos os anos, tem inúmeras experiências para oferecer aos cinéfilos que se aventurem pelas suas projeções e atividades paralelas.

Tal é a oferta que, aqui pela MHD, decidimos oferecer uma lista de destaques e recomendações. Em nome da síntese, vamos restringir-nos a longas-metragens transversais a todas as secções do festival. No entanto, escolhemos sessões que não se sobrepõem, de modo a que, se o leitor assim desejar, é possível ver todos estes filmes do FEST. Sem mais demoras, aqui ficam 10 filmes a não perder no FEST de 2019.

1 de 10

THE DAYS TO COME de Carlos Marques-Marcet

Segunda-feira, 24 de junho, às 21:00

fest the days to come
© FEST – New Directors New Films Festival

O filme de abertura do FEST deste ano é “The Days to Come”, também conhecido como “Els dies que vindran”. Trata-se de um filme que usa a gravidez de um casal de atores reais para construir um drama romântico e íntimo de problemas conjugais e ansiedades de pessoas a contemplar como serão as suas vidas enquanto pais. “The Days to Come” foi o grande vencedor do Festival de Málaga e também competiu no Festival de Roterdão deste ano.

1 de 10

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *