Elio Petri © Festival do Cinema Italiano

Festa do Cinema Italiano homenageia Elio Petri

De data marcada para 29 de março, a 16ª Festa do Cinema Italiano vai percorrer Portugal e promete uma retrospetiva da obra do realizador Elio Petri.

Um festival para os amantes do cinema italiano, a 16ª edição da Festa do Cinema Italiano vai passar por mais de 20 cidades portuguesas. Com início a 29 de março, a iniciativa da Associação Il Sorpasso decorrerá até ao mês de julho e irá exibir filmes em locais como Lisboa, Porto, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Lagos, Oeiras, Beja, Viseu, Alverca, Évora, Espinho, e muitas outras.

Em Lisboa, a Festa do Cinema Italiano terá lugar de 29 de março a 6 de abril, e irá marcar presença em três locais: Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Lê Também:   Festival de Cannes | Grande ranking dos vencedores da Palme d’Or

Nesta edição de 2023, a grande homenagem será ao realizador Elio Petri, conceituado realizador italiano. Com incentivo da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Festa do Cinema Italiano vai apresentar uma retrospetiva integral da sua obra e apresentar alguns dos seus títulos mais consagrados da carreira. Considerado um homem original, mordaz e anticonformista, Petri foi um dos grandes nomes do cinema italiano. Morreu jovem e com ele acabou a vaga do dito cinema impegnato, onde a matriz política era forte e o ataque à realidade social era feito com sarcasmo mas também ética e moral.

Colaborador de longa data de nomes como Gian Maria Volonté, ou o argumentista Ugo Pirri, Elio Petri conta no seu currículo com importantes projetos. Destacam-se, e serão também realçadas nesta mostra de cinema, trabalhos como:

  • A Décima Vítima” (1965) – uma longa-metragem de ficção científica. Protagonizada por Marcello Mastroianni e Ursula Andress, tornou-se um filme de culto;
  • Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” (1970) – vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro;
  • A Classe Operária Vai Para o Paraíso” (1971) – vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, e que conta com música de Ennio Morricone;
  • Todo Modo” (1976) – uma obra que serviu como feroz acusação ao poder político italiano (o filme que Pasolini quis fazer mas nunca conseguiu).
Festa de Cinema Italiano
© Festa de Cinema Italiano

Inteiramente dedicado à cultura italiana, o Festival de Cinema Italiano volta a enaltecer este país europeu em terras lusas e irá além do cinema promovendo também eventos gastronómicos, musicais, de literatura e de fotografia. Para este ano o mote é levar as audiências a um imaginário de férias, de viagem e à estética dos dias de sol nas praias italianas onde reinam os toldos coloridos e as águas calmas e azuis.

Costumas acompanhar o Festival de Cinema Italiano?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *