ArteKino | Grande vencedor dos César disponível online

Entre a sua seleção de 10 filmes, o Festival ArteKino vai exibir Fatima, o filme que, este ano, arrecadou 3 prémios César, incluindo o galardão de Melhor Filme.

Desde o passado dia 12 de setembro, que a plataforma do festival ArteKino tem estado online. Esta iniciativa europeia parte da colaboração do prestigiado canal ARTE e do site Festival Scope e vai consistir na disponibilização de 10 filmes online, por tempo limitado, cujo visionamento é completamente gratuito. A partir de dia 30 deste mês, os filmes vão ficar disponíveis mas, até lá, precisas de reservar um bilhete, pois existem apenas 5000 para cada filme. Força, despacha-te!

fatima artekino

Um dos títulos com mais pedigree desta dezena de filmes internacionais é Fatima, um drama de 2015 que, este ano, triunfou nos César, arrecadando 3 galardões. Um deles foi o de Melhor Filme Francês, mas também a atriz Zita Hanrot arrecadou uma honra, neste caso Atriz mais Promissora do ano. Por fim, o terceiro prémio foi atribuído ao seu argumento adaptado de uma coleção de poemas escritos por Fatima Elayoubi, uma mulher que emigrou do Norte de África para França com o seu marido.

Lê Também: Mustang, mini-crítica

O filme toma inspiração dos seus poemas, mas adota uma abordagem mais realista que lírica, pintando um comovente retrato de uma família argelina a tentar sobreviver na França contemporânea. No centro de toda a história está o alter-ego de Fatima, interpretado pela atriz Soria Zeroual que também foi nomeada a um César.

fatima artekino

Ao longo do filme observamo-la a trabalhar para garantir um futuro melhor às suas filhas adolescentes e a desenvolver a sua relação com elas. Numa mostra de soberba complexidade e inteligência humanista, o filme evita ser apenas uma coleção de ataques xenófobos feitos às mulheres desta família, mas acaba por se tornar numa belíssima miniatura da resiliência de uma mãe e suas filhas face à adversidade que vem, tanto dos franceses hostis como do seio da sua própria comunidade de imigrantes.

fatima artekino


Se és fã de subtis retratos humanos e maravilhosas prestações de atrizes virtuosas, então não podes mesmo perder a oportunidade de ver Fatima. Vai já reservar bilhete no site do Festival ArteKino!


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1516 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *