ArteKino |Safari vai chocar as audiências online

Como parte do Festival ArteKino, o novo documentário do provocador austríaco Ulrich Seidl vai ser disponível online. Safari examina o turismo de caça que tem assolado África.

De 30 de setembro a 9 de outubro, a plataforma online do Festival ArteKino vai disponibilizar 10 filmes de forma completamente gratuita. No entanto, só existem 5000 bilhetes para cada filme e já há filmes que estão quase a esgotar. Despacha-te a ir reservar o teu, antes que percas a oportunidade de ver algumas da sobras mais interessantes do cinema europeu atual, aqui apresentadas pelo canal ARTE e pelo Festival Scope.

safari ulrich seidl artekino

Um dos mais interessantes filmes desta dezena de obras, é Safari, o novo documentário de um dos mais importantes e polémicos realizadores austríacos da conjuntura atual. Um verdadeiro autor em todos os sentidos da palavra, Ulrich Seidl tem-se vindo a afirmar, na última década, como uma das vozes mais originais e provocatórias a integrar o cânone dos atuais mestres do cinema europeu.

Lê Também: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Os seus filmes muitas vezes empregam linguagem documental, mesmo quando são ficções, e o seu foco frio e calculista é sempre direcionado para as áreas mais feias e hediondas da natureza humana. Desta vez, o objeto do seu estudo é o turismo de caça que tem vindo a assolar uma série de nações africanas e, apesar do caos animalesco sugerido pela premissa, este filme é outra perfeita montra para o estilo frio e distante de Seidl.

safari ulrich seidl artekino

Aqui, cabeças empalhadas vão-se dispor em linhas simétricas, as cores das paisagens vão ganhar uma saturação gélida e a audiência vai estar tão desconfortável com a apresentação como com a informação. Esse é, na verdade, um dos grandes golpes de génio deste autor que, através da frieza estética, consegue despoletar sentimentos quase primordiais de raiva e indignação na sua audiência.

 


Sim, este tipo de cinema pode ser difícil mas também é essencial e importante. Não percas a oportunidade de testemunhar esta possível obra-prima e vai já reservar o teu bilhete no site do festival ArteKino!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *