Pluma, dos Fiddlehead Studio (Canadá) | © Festival Mental

Festival Mental | Um adeus a Lisboa para rumar ao Porto

O Festival Mental está a fechar o ciclo em Lisboa esta semana. Depois da capital, o Mental 2019 ruma ao Porto para mais 3 dias de evento.

O Festival Mental 2019 está quase a acabar a sua estadia na capital portuguesa. Com conclusão do evento marcada para dia 16 de novembro, o Mental 2019 ainda tem uma agenda bastante preenchida para fechar o ciclo antes de rumar ao Porto, a segunda cidade portuguesa que irá acolher o evento realizado em parceria com a DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental.

Para o último dia do Festival estão reservadas várias actividades dedicadas ao grupo etário mais jovem. No Mental Júnior, entre as 15H00 e as 16H30, vão ser exibidas na Sala Visconti, na Fábrica do Braço de Prata, três curtas metragens de animação – “Razão Entre Dois Volumes”, da portuguesa Catarina Sobral, “Pluma” dos Fiddlehead Studio do Canadá, e “Sombra Azul” da chinesa Jia Liu.

Após as exibições, o Mental Júnior terá como evento de despedida o Yoga Kids, na sala Nietzsche. Dedicada totalmente às crianças, o projecto #fazesparte da YMCA de Setúbal pretende “ajudar a despertar o ‘sol Interior’ de cada criança”. Coordenado e dinamizado pela psicóloga e instrutora de yoga Rita Vera, pretender contribuir de forma harmoniosa para o bem estar e despertar da consciência dos mais novos, através do método SunShine Yoga Kids.

Lê Também:
Festival Mental | M-Cinema, M-Talks e muito mais

O Mental 2019 irá terminar em Lisboa com uma M-Talk subordinada ao tema “Prevenção”, moderada por Nuno Colaço e André Maravilha. Já no final do dia, pelas 21H30, serão apresentados dois momentos na Fábrica Braço de Prata, “My Story, My Song“. Dois cantores – Chandi Oliveira e André Viamonte – irão partilhar com a audiência uma experiência / acontecimento / momento da sua vida (My Story), e tocarão ao vivo, em modo showcase, versões de temas que os confortaram nesse momento (My Song).

Já no Porto, o Festival Mental 2019 irá apresentar actividades durante 3 dias, nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Poderão sempre acompanhar a programação do evento aqui, mas desde já realçamos os grandes eventos preparados para o Mental 2019 no Porto. O primeiro dia será marcado pelo lançamento do livro “A Incrível História de Soul e Shame” de Martina Frattura, no Espaço Atmosfera M. O segundo dia será marcado pelas M-Talks e exibições de curtas-metragens que irão passar na Casa das Artes, no dia 22/novembro, entre as 19H00 e as 20H30. Jorge Vilela Bouça, Maria José Salgadinho e Daniel Catalão farão parte da equipa que marcará presença nas M-Talks. “Of Mind and Music” será o filme norte-americano que irá encerrar o segundo dia no Porto.

Para terminar o evento, o último dia terá uma sessão especial na Casa das Artes, às 19H00, com a exibição de quatro curtas metragens, seguidas de uma M-Talk – “Burnout” – às 21H00. Animada por Teresa Espassandim e Gaspar Ferreira, terá moderação da jornalista Susana Marvão e irá encerrar a edição deste ano do Mental.

Tens acompanhado o Festival Mental?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *