Festival de Veneza | Seleção de 2017 é revelada

O Festival de Veneza irá decorrer entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro e estreia, ao nível mundial, um número considerável de filmes candidatos aos Óscares, à semelhança de anos anteriores.

George Clooney, Darren Aronofsky e Guillermo del Toro são alguns dos nomes em destaque na 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. O anúncio foi feito pelo diretor do evento, Alberto Barbera, na passada quinta-feira:

“Estou 97% satisfeita, dado que só existem talvez dois ou três filmes que não conseguimos ter no festival. Todos os filmes que vimos e que queríamos ter estão no alinhamento do festival deste ano.”

“Downsizing”, realizado por Alexander Payne e protagonizado por Matt Damond, fará a abertura do festival, com a história dos elementos de uma família que, em busca de uma vida melhor, decidem reduzir a sua altura.

Matt Damon é, também, a estrela de “Suburbicon”, escrito por George Clooney e pelos irmãos Cohen. No filme, uma comunidade pacífica nos subúrbios vê os seus valores morais postos à prova, numa espiral de crime e violência. O elenco conta ainda com Juliane Moore, Oscar Isaac, Woody Harrelson e Josh Brolin.

Suburbicon
Matt Damon e Juliane Moore em “Suburbicon” (2017)

Depois de participar no Festival de Veneza como jurado, em 2011, Darren Aronofsky apresenta “Mother!”, protagonizado por Jennifer Lawrence. O poster do filme de terror psicológico chamou à atenção da audiência, ao mostrar a atriz a segurar o seu próprio coração.


Lê Mais: Drama protagonizado por Jennifer Lawrence com estreia na temporada de prémios 2018


Em competição está, igualmente, o mexicano Guillermo del Toro, com “The Shape of Water”, um conto de fadas passado durante a Guerra Fria. Sally Hawkins, Doug Jones e Michael Shannon são alguns dos atores num universo fantástico a que o realizador já nos tem habituado.

TRAILER | “THE SHAPE OF WATER” EM COMPETIÇÃO NO 74º FESTIVAL DE VENEZA

Um dos momentos mais marcantes do Festival de Veneza tem lugar no dia 1 de setembro, quando Jane Fonda e Robert Redford serão homenageados com o galardão oficial.

A parceria entre Veneza e a distribuidora Netflix mantém-se, através das estreias mundiais de “Our Souls at Night”, “Suburra” e “Wormwood”. Uma das novidades consiste num concurso de realidade virtual entre 22 filmes.

São 21 as estreias mundiais a concorrer pelo Leão de Ouro. A atriz Annette Bening será a presidente do júri da edição deste ano, assumindo-se como a primeira mulher a liderar a competição em onze anos. Os realizadores Edgar Wright e Michel Franco e a atriz Rebecca Hall são outros dos nomes do painel de 2017.

Podes consultar a seleção completa aqui. Quais são as tuas apostas para o Leão de Ouro deste ano? Conta-nos qual é a estreia do Festival de Veneza que aguardas com maior ansiedade.

Rita Cabral

Aspirante a jornalista e apaixonada por cultura. Sonhadora incurável e realista inata. Cativada por quase tudo o que existe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *