Ficção vs realidade: o caso dos Irmãos Menendez na Netflix
A Netflix estreou a série “Monstros: a história de Lyle e Erik Menendez” seguida do documentário com a participação dos irmãos. Descobre as diferenças entre a ficção e a realidade.
Sumário:
- Depois da série de sucesso “Monstros: a história de Lyle e Erik Menendez” a Netflix decidiu lançar também um documentário sobre o caso dos irmãos Menendez;
- A série parte da ficção e dramatiza mais a narrativa com alguns aspetos não verídicos. Já o documentário traz ao público os factos;
- As diferenças entre ficção e realidade são várias como a relação incestuosa entre os irmãos, que não tem fundamento válido até ao momento.
“Monstros: a história de Lyle e Erik Menendez”, de Ian Brennan e Ryan Murphy (“American Horror Story“), inspirada numa história real, foi um sucesso imediato da Netflix. Atualmente a produção está no quarto lugar do Top 10 da plataforma de streaming.
A série conta com 9 episódios com mais de 40 minutos cada que exploram o crime dos irmãos Lyle (Alexander Chavez) e Erik (Cooper Koch) que mataram os pais no final dos anos 80 e o respetivo julgamento ao qual foram sujeitos em tribunal, após a confissão do assassinato.
O documentário “Os irmãos Menendez” também segue a mesma lógica para contar esta história, no entanto, foca-se apenas nos factos e nos reais protagonistas das várias áreas, desde o jornalismo, à advocacia até aos próprios irmãos Menendez, que 30 anos após o sucedido quebram o silêncio.
O caso dos irmãos Menendez foi julgado mais do que uma vez em tribunal
É importante notar que a série e o documentário têm semelhanças, mas também diferenças. Na série como o objetivo é também a ficção há uma dramatização que ficciona até uma possível relação incestuosa entre os irmãos. O documentário não menciona esta possibilidade e a única proximidade sexual entre os irmãos Menendez aconteceu quando Lyle abusou de Erik, quando ele tinha 8 anos.
Já a confissão retratada na série foi semelhante à realidade mostrada no documentário. O terapeuta L. Jerome Oziel foi o primeiro a saber a verdade, enquanto a sua amante escutava à porta. Esta decide revelar tudo à polícia, após se separar de Oziel. O álibi dos irmãos mostrado na série também aconteceu. Os Menendez tentaram fingir que tinham ido ao cinema na noite em que os pais foram assassinados. No entanto, a ficção foi mais longe mostrando algo que não foi real — os irmãos a irem a um restaurante para serem vistos.
Na série da Netflix também vemos Leslie Abramson, a advogada de defesa dos irmãos Menendez, a criticá-los por tentarem arrecadar dinheiro através de uma campanha de doação. Na realidade, a própria ajudou-os a enviar as cartas. Quando O. J. Simpson foi preso vemo-lo na série a ser aconselhado por Erik, no entanto, na realidade, foi Lyle que lhe disse para fazer um acordo durante o seu julgamento. Apesar do sucesso, a série da Netflix gerou controvérsia. O próprio Erik Menendez criticou a produção acusando-a de trazer “mentiras horríveis e descaradas”.
O que achaste desta série true crime do caso dos irmãos Menendez? Já conhecias a história?