Fifa 14 (PS4) | Análise

 

 fifa 14  

  • Editora: Electronic Arts
  • Produtora: EA Sports
  • Plataformas: PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, PC, Wii, 3DS, Vita

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

A forte aposta no realismo levou Fifa a renascer nos últimos anos. “Fifa 10” deu o salto e, a partir desse lançamento, todos os seguintes foram uma evolução da série, com adições e melhoramentos que tornaram Fifa cada vez mais realista mas também mais difícil. Capacidade de defender a bola, primeiro toque, receções mais difíceis, motor de impacto, entre muitas outras adições, tornaram Fifa num jogo onde não podíamos dar espetáculo sozinhos. O futebol é, também nas consolas, um jogo de equipa.

fifa 14screen_large

Quando colocamos “Fifa 14” na nossa PS4 rapidamente notamos duas melhorias: em primeiro estão os tempos de loading, agora muito rápidos, notando-se o poder de processamento da consola. De seguida estão os gráficos, e este é um dos grandes saltos. À primeira vista pode não parecer que exista uma grande evolução, mas aos poucos os detalhes aparecem. Começando pelas coisas simples, como relva, até às faces dos jogadores, tudo está com um detalhe acima do que estamos habituados. A diferença mais imediata que sentimos é na fluidez do jogo, sem qualquer tipo quebra, quer entre em cena uma repetição ou uma reação de um jogador a uma falta. Tudo acontece sem quebras dando uma significativa melhoria de qualidade na experiência de jogo.

A seguir notamos o público, que é, de longe, o melhor público alguma vez criado num jogo. Façam uma repetição, virem a imagem para as bancadas e dificilmente encontrarão espetadores repetidos. Claro que poderão encontrar falhas, pois estamos a falar de um número enorme de pessoas criadas nas bancadas, mas os erros são mínimos e difíceis de encontrar. A forma como todo o ambiente no estádio reage ao que acontece no jogo é fantástico e demonstra o que será o futuro dos jogos de futebol: ambiente extraordinário.

FIFA_14-

Mas, aos poucos, durante as primeiras horas de jogo, notamos o resto: a movimentação dos jogadores está muito mais realista. A forma como tocam na bola ou como o corpo reage a futuras movimentações, são detalhes que por vezes não notamos mas que estão presentes. E em termos gráficos sobre o que se passa dentro do campo, é aí que está a diferença, nos movimentos, muito mais suaves e reais. Sempre que temos direito a uma repetição vemos essa evolução, quando o jogador faz uma finta de corpo ou prepara uma mudança de direção, há melhorias significativas. são vários os detalhes que encontramos, desde o jogador que se baixa para o remate do companheiro passar por ele, até aos apanha-bolas que imediatamente nos atiram um nova bola se a que saio do jogo tiver ido para muito longe.

As faces dos jogadores estão melhores e há uma real evolução nas formas que os equipamentos ganham com as movimentações dos jogadores. Mas, apesar de graficamente estar melhor, a grande evolução neste “Fifa 14”, em relação ao mesmo jogo nas consolas actuais, está na inteligência artificial, quer seja nos adversários, mas principalmente nos nossos companheiros de equipa.  Começando pelos nossos adversários, são muitos os momentos em que estes antecipam as nossas movimentações com ou sem bola, impedindo a nossa progressão. O jogo torna-se mais físico e obriga-nos a proteger a bola com a ajuda dos analógicos, que devido a uma maior resistência na consola usada, oferecem uma impressionante experiência no controlo dos jogadores.

FIFA-14-Gameplay

Todavia, a IA deslumbra é na movimentação dos nosso companheiros de equipa. A forma como reagem ao que fazemos e também ao que o adversário faz, torna tudo mais fluido e real. A forma como ocupam espaços a defender e criam desmarcações quando atacam é a grande melhoria deste jogo e que o distingue da geração anterior. Esta é, provavelmente, a melhor IA que vi num jogo, e que neste caso, proporciona espetáculo quando atacamos.

fifa14-ps4

Em tudo o resto é o Fifa que estamos habituados: muitos modos de jogo, muitas licenças, bons comentários em inglês e um poderoso ambiente sonoro graças aos cânticos das claques. À exceção do modo Torneio single/co-op, que na nova geração não marca presença, tudo está incluído neste jogo, e devemos assinalar os novos, e viciantes, mini-jogos e as novas características do Ultimate team, sendo a mais importante a capacidade de que um jogador se tornar especialista numa certa forma de jogar, dando ao jogo quase uma sensação de RPG na evolução dos nossos cromos.

“Fifa 14” melhora todos os seus componentes ao entrar na nova geração. Graficamente superior, mais inteligente, mais fluido, mais competitivo. Se têm uma PS4 este é um jogo a ter em conta e que vos roubará muitas horas de sono, principalmente se começarem um Ultimate Team e se deixarem viciar por tudo o que este jogo vos oferece.

 

Pontos fortes:

  • Melhor público alguma vez feito num jogo
  • Melhor inteligência artificial que já vimos num jogo de futebol
  • Graficamente não é um salto gigante mas consegue melhorar todos os aspetos
  • Os tempos de loading são incrivelmente pequenos

Pontos fracos:

  • Apesar de sonharmos com um salto gráfico que este jogo não dá, este é um jogo que não tem pontos fracos

LP

Lê Também:   Este popular jogo da PlayStation recebe crossplay com o novo lançamento

2 thoughts on “Fifa 14 (PS4) | Análise

  • Concordo com voce que o jogo esta muito bom. Tentei jogar o fifa no ps3 de novo e nao tem mais volta. Agora eu espero muito mais do fifa 15,porque apesar deste fifa 14 estar melhor em todos os aspectos na nova geracao,eu imagino graficos e mudancas mais impressionantes para o proximo jogo.
    Estou meio decepcionado e com o anuncio que a EA deu que o jogo world cup 2014 nao vai estar disponivel nos novos consoles.
    Luis deixa eu te fazer uma pergunta de leigo. A pesar de ser bem menos que no ps3,nao e raro quando eu faco um gol,que na comemoracao os jogadores atravessem a bandeirinha ou o anuncio lateral.Isto e um problema geral ou pode ser individual no carregamento do jogo por exemplo?
    Obrigado Abracos!
    Chrystiano Aguilar

  • Existe uma forma de jogar campeonato no modo off line ??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *