© BBC Film / BRO Cinema / Sixteen Films

Filme premiado, com Joana Santos, acaba de chegar à televisão portuguesa

Os canais TVCine são, inegavelmente, a primeira janela televisiva onde os mais recentes filmes estreiam. Esta semana será, portanto, exibido o mais recente filme de Laura Carreira com Joana Santos no papel principal: “On Falling” (2024).

Este novo filme é uma co-produção entre Portugal e o Reino Unido e aborda a difícil vida de uma emigrante portuguesa na Escócia. Estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Dias depois, ganhou destaque no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián onde venceu uma menção especial e o prémio de melhor realização.

Lê Também:
De Sirât a Chungking Express, o melhor nos Cineclubes Portugal em Setembro

Quando podes ver On Falling?

on falling
©Sixteen Films

O mais recente filme da jovem realizadora Laura Carreia – que é também a sua primeira longa-metragem – chega ao canal TVCine Top no próximo domingo 28 de setembro às 21h15.

Com a ação do filme a decorrer integralmente na Escócia, o filme é falado em inglês e português e conta com um elenco de várias nacionalidades. Assim, fazem parte do elenco nomes como Joana Santos (Aurora), Inês Vaz (Vera), Piotr Sikora (Kris), Neil Leiper (Ben), Jake McGarry (Alec), Itxaso Moreno (Teresa), Leah MacRae (Anne) e Billy Mack (Jim), entre outros.

Lê Também:
On Falling, a Crítica | Proletários do mundo, uni-vos contra as novas rotinas de trabalho!

Qual é a narrativa do filme?

“On Falling” conta a história de Aurora, uma imigrante portuguesa na Escócia. Tem um trabalho difícil e sem grande significado emocional: num centro de distribuição de encomendas online. Sem um turno fixo, o seu trabalho é maquinal e repetitivo: retira encomendas das prateleiras e regista os códigos de barras. Face a isto, criticam-na pela sua falta de empenho.

Sente-se completamente desligada do trabalho, ao mesmo tempo que sofre na sua vida de solidão. Numa economia de lucro, Aurora vai ter de lutar para manter a sua identidade e encontrar um sentido para a sua vida.

O filme de Laura Carreira é um olhar crítico sobre o mundo do trabalho, numa indústria onde os trabalhadores são insignificantes perante o lucro. Assim, é um retrato íntimo e pesado sobre a precariedade.

Além dos prémios que já recebeu, “On Falling” está também nomeado para dois Globos de Ouro da SIC/Caras: melhor atriz e melhor filme.

De referir ainda que o filme tem como um dos produtores Jack Thomas-O’Brien, que também foi produtor associado em vários filmes de Ken Loach como “O Pub de Old Oak” (2023) ou “Passámos Por Cá” (2019). Ken Loach é igualmente produtor executivo de “On Falling”. Da parte portuguesa, o produtor é Mário Patrocínio, responsável por filmes como “I Love Kuduro” (2013) ou “Complexo – Universo Paralelo” (2010).

Lê Também:
“On Falling” e a faena de Albert Serra em San Sebastián

O que diz a realizadora sobre o filme?

© Goodfellas

Num comunicado sobre “On Falling” Laura Carreira refere: “Fazer curtas-metragens deixou-me com muitas ideias que senti que não conseguia explorar totalmente na altura. Este filme tornou-se na acumulação dessas ideias não concretizadas. Uma das minhas curtas abordou a relação das pessoas com o trabalho, e a outra explorou as inseguranças financeiras da Gig Economy. Queria que este filme fosse uma continuação desses temas, mas desta vez focando mais de perto esse impacto no indivíduo de forma existencial: ‘O que este estilo de vida faz connosco?'”

Este é também um filme algo pessoal para Laura Carreia que ainda acrescentou: “Enquanto estudava, passei por uma fase financeira difícil e, ao mesmo tempo, deparei-me com o que significava trabalhar – foi um choque. O meu primeiro emprego foi num café de uma Department Store e não era de todo o que eu imaginava ser um trabalho. Era tudo tão contraditório – parecia consumir tudo, limitado e irracional, e trabalhávamos horas infinitas só para atingir o mínimo, nem sequer o suficiente para nos sentirmos seguros em termos de subsistência. Acho que a partir daí o futuro tornou-se mais limitado e, de certa forma, um pouco assustador para mim. Desde então, tenho tentado fazer filmes que reflitam isso.”

Por fim, na Magazine.HDJosé Vieira Mendes destaca: “Vê-se quase como se fosse um documentário filmado em tempo real, mas que evita oscilações violentas — a câmera funciona como um olhar passivo — ou diálogos artificiais.” e ainda “‘On Falling’ é ainda meticulosamente moldado à medida do seu argumento, a partir de localizações bastante credíveis que vão do armazém ao apartamento partilhado por pessoas de várias nacionalidades, às cenas no bar ou outras situações.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *