© Universal Pictures

10 filmes para celebrar o Dia Internacional do Gato

Na data em que se celebra o Dia Internacional do Gato, deixamos-te 10 sugestões de filmes em que os felinos são o centro das atenções.

No Antigo Egito acreditava-se que os gatos eram criaturas mágicas que davam boa sorte aos seus donos. Como tal, os mais ricos enchiam os seus animais de jóias e vestes caras, mimando-os ao máximo. Quase como que em jeito de homenagem, os felinos eram mumificados quando morriam, de modo a preservar-se o seu corpo milagroso. Os donos enlutados chegavam até a rapar as sombrancelhas para demonstrar a dor provocada pela ausência do seu animal de estimação. Por todas estas razões, os gatos tornaram-se numa das figuras mais sagradas do Egito, havendo penas pesadas para quem os matasse.

Lê Também:
Star Wars | Versão Disney Cats

Hoje, apesar de terem perdido o estatuto de sagrados, os felinos passaram a fazer companhia a muitas famílias, passando a serem considerados um dos animais domésticos mais populares do século XXI. Os gatos caracterizam-se pela sua agilidade silenciosa, bem como pela sua excelente visão noturna. Dada a sua importância no seio familiar, em 2002, o Fundo Nacional para o Bem-Estar Animal instaurou o ‘Dia Internacional do Gato’, de modo a consciencializar para a proteção destes animais, passando a data a ser celebrada a 8 de agosto.

Em sequência das comemorações desta data, a MHD preparou um portefólio com 10 filmes em que os gatos são o centro das atenções, deixando-nos a todos com vontade de passarmos a mão no pelo destes felinos.

1 de 10

O GATO DAS BOTAS (2011)

Gato das Botas
© FOX Portugal

Em 1697, Charles Perrault publicou a obra Les Contes de Ma Mère l’Oyena qual fez surgir pela primeira vez a figura de ‘O Gato das Botas’. No conto original, o felino havia recebido um par de botas de tal modo impressionante que conseguiu convencer o rei de que o seu dono era um fidalgo, fazendo com que a princesa se casasse com ele. 

Muitos anos depois, a figura de ‘O Gato das Botas’ foi introduzida nos filmes animados “Shrek”, desta vez surgindo como um gato hispânico que é também um assassino profissional. Possuidor de uma espada e um chapéu com uma enorme pena, esta divertida personagem fez um sucesso tão grande que, em 2011, a Dreamworks produziu um filme centrado no próprio felino.

1 de 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.