Quais os mais importantes filmes sobre inteligência artificial?

[tps_header]

Numa altura em que se fala tanto do novo jogo “Detroit: Become Human” e de como foram exploradas várias questões sobre o futuro da inteligência artificial, decidimos olhar para outros exemplos em filmes e tentar ver o que já foi aprofundado. Deixamos aqui alguns casos!

[/tps_header]

MATRIX

Um dos filmes mais amados desta lista, “Matrix” tornou-se num filme de culto pelos seus efeitos especiais que muitos outros imitaram, mas também pelo enredo, cheio de questões filosóficas sobre o os perigos da inteligência artificial, o que significa estar vivo, e até que ponto nós já vivemos, ou não, numa simulação




EX MACHINA

Um dos filmes mais recentes da nossa lista explora a possibilidade de um humano ter sentimentos por uma máquina se esta se tornar visualmente demasiado parecida com um ser humano. Essa será no futuro, uma das questões mais importantes. Todos nós tentamos, de certa forma, humanizar amigos imaginários, os nossos animais, etc… quereremos olhar para as máquina e sentir o conforto de algo igual a nós?




A.I. – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A emocional obra-prima de Spielberg retrata como poucos a necessidade que uma máquina poderá ter de se sentir amado. Aquela que é uma das necessidades mais básicas do ser humano, poderá alguma vez existir na mente de uma máquina? Se o que acontece no nosso cérebro são processamentos binários muito idênticos aos das máquina, porque será a capacidade de amar apenas dos seres vivos?




2001: ODISSEIA NO ESPAÇO

Talvez o filme mais marcante desta lista não se foca totalmente na inteligência artificial, mas no que é estar vivo, ser humano, evoluir enquanto espécie e até que estado poderemos chegar enquanto um ser que ocupa este universo tão vasto. Claro que pelo meio tempo Hal, uma das inteligências artificiais mais importantes do cinema e que nos mostra um lado negro de uma máquina que desenvolve o que todos os seres vivos já desenvolveram: instinto de sobrevivência.




BLADE RUNNER

Mais um clássico. A história, uma vez mais nesta lista, de máquinas demasiado parecidas connosco, não só visualmente, mas também nas emoções, na necessidade de sobrevivência, de liberdade, de vingança.




EU, ROBOT

De todos os filmes desta lista, talvez este seja o menos amado, mas será impossível não estar aqui presente, pois é a adaptação (apesar de muito diferente) da obra-prima literária de Asimov. São nas páginas deste livro que são criadas as regras da Inteligência Artificial, ainda hoje aceites e usadas na programação dos nossos dias. Apesar de bastante longe do livro de Asimov, o filme consegue explorar os direitos e deveres de uma máquina, o seu amor por quem o criou, e, principalmente, a forma como os humanos irão olhar e aceitar estas máquinas, os seus direitos e deveres.




DETROIT: BECOME HUMAN

Claro que existem muitos mais exemplos nos filmes, como é o caso de “Exterminador Implacável” (Terminator). Nos videojogos este é um tema também explorado, mas nunca de uma forma tão profunda e emocional como em Detroit. Com a análise quase feita já é possível afirmar que a história foca-se, de forma muito emocional, na integração das máquinas na nossa sociedade, de quais os seus direitos e deveres, sendo um espelho para as questões atuais da nossa sociedade.

Qual o teu filme favoriro sobre este tema?

[tps_footer]

Lê Também:   A Way Out possui Easter Eggs bastante divertidos

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *