Noroi

Filmes japoneses e coreanos para a noite de Halloween

[tps_header]

Preparado para uma derradeira maratona de terror com alguns dos melhores filmes japoneses e coreanos? Terás coragem de os ver?

[/tps_header]

JU-ON / THE GRUDGE

ju-on the grudge

“Ju-On: A maldição sofrida por aquele que morre durante um momento de raiva. A maldição permanece nos locais onde a pessoa viveu, afetando-os negativamente. Quando alguém encontra um destes locais, morre, e uma nova maldição nasce”. Esta é a premissa do filme escrito e realizado por Takashi Shimizu, Ju-On (2002), o primeiro da série Ju-On a ter estreia no cinema. A obra baseia-se na história do primeiro filme da série, igualmente intitulado Ju-On, e centra-se na relação de seis personagens com uma casa, nomeadamente Rika, Katsuya, Hitomi, Toyama, Izumi, e Kayako.




NOROI

noroi

Desconhecido pela maioria dos fãs de terror, Noroi (2005) segue a investigação de Masafumi Kobayashi, autor de inúmeros livros e documentários sobre a atividade paranormal no Japão. Um dia ele desaparece durante a produção do seu mais recente e arrepiante documentário, “A Maldição”. A obra, realizada por Koji Shiraishi, é um “falso-documentário” e consiste nas gravações feitas pelo câmara de Kobayashi, seguindo a sua pesquisa e as suas visitas a pessoas de interesse.

Ainda que falso, Noroi pode ser facilmente encarado como um documentário verdadeiro pelo realismo e seriedade com que foi executado. Os frequentes close-ups, tão típicos do entretenimento sensacionalista, servem para que o espectador possa ver ao pormenor as expressões dos personagens (muitas vezes desconfortáveis pela presença da câmara) mas também para o incapacitar de olhar em volta, alimentando-se do seu medo pelo desconhecido.

A espontaneidade sinistra da obra é bastante visível pela veracidade com que as 25 personagens são interpretadas. Um excelente trabalho de atores, pouco conhecidos porém dons de um grande talento, como Jin Muraki, Rio Kanno, Tomono Kuga, Ai Iijima, e Satoru Jitsunashi. Curiosamente no cast encontram-se Marika Matsumoto e Maria Takagi, duas ídolos relativamente populares na época que acrescentam ainda mais realismo à obra.




GONJIAM: HAUNTED ASYLUM

Gon-ji-am

Um grupo de livestreamers decide filmar num dos locais mais assombrados da Coreia do Sul e aquilo que começa por ser uma partida de mal gosto, onde os convidados são assustados propositadamente, transforma-se em real demasiado real.




RING

ringu

Regressando a mais um clássico, Ring (1998) é um dos títulos mais amados pelos fãs do terror, e a obra que levou o trabalho de Hideo Nakata para fora do Japão até países como Portugal. A premissa é inspirada na lenda japonesa da Bancho Sarayashiki e centra-se num grupo de mortes misteriosas que ocorrem sete dias depois da vítima ver uma VHS amaldiçoada. Estes “acidentes” começam a ser investigados pela jornalista Keiko Asakawa. Vencedor do prémio para Melhor Filme na secção de filmes asiáticos do Fantasia Film Festival em 1999, Ring é baseado num livro homónimo escrito por Koji Suzuki, apesar de possuir algumas diferenças como o sexo do protagonista e o sexo do filho do protagonista, entre outros.




UZUMAKI

uzumaki

Aquilo que começa por uma obsessão peculiar, transforma-se no fim de uma aldeia japonesa, engolida por espirais. No centro, a protagonista terá de resolver o mistério e salvar os que a rodeiam. Inspirado num manga, Uzumaki foi realizado por Higuchinsky, o mesmo responsável por outro filme que não podes perder, “Tokyo 10+01”.




BUSANHAENG / TRAIN TO BUSAN

train to busan

Este filme foi bastante falado e não é para menos. Se gostas de zombies vem descobrir a história de um grupo de pessoas que se vê no centro de uma epidemia que afeta o comboio onde encontram. Sem escapatória, eles terão de sobreviver até chegarem ao seu destino.




CHAKUSHIN ARI / ONE MISSED CALL

one missed call

Com mais de 90 obras realizadas, Takashi Miike é um dos grandes nomes do novo cinema japonês. Odiado por uns, é amado por outros pela sua originalidade, crueldade, e pelo gosto em confrontar o espectador com os seus desejos mais profundos. Em Chakushin Ari (2003), Miike adapta ao cinema a obra literária homónima de Yasushi Akimoto que segue Yumi Nakamura e os acontecimentos mórbidos que ocorrem à sua volta.

Tudo começa quando Yoko, sua amiga, recebe uma mensagem de voz no telemóvel datada de dois dias no futuro. A mensagem consiste numa breve conversa seguida de um grito. Pensando tratar-se de uma partida a jovem ignora a chamada. Contudo, dois dias depois, à hora marcada, Yumi está ao telemóvel com Yoko quando esta acaba misteriosamente morta. Este evento cria uma corrente que se espalha pelos contactos da vítima, num ciclo fatal e aparentemente imparável. Dias depois é o telemóvel de Yumi que toca, prevendo o seu fim. Juntamente com Hiroshi Yamashita, a protagonista terá agora de desvendar o que está por detrás desta maldição. Mas conseguirá fazê-lo a tempo?




A TALE OF TWO SISTERS

a tale of two sisters

Vencedor do prémio para melhor filme no Fantasporto de 2004, A Tale of Two Sisters segue a maldição de uma família inspirada numa lenda coreana. Tudo começa quando uma paciente de um hospital psiquiátrico regressa a casa para se deparar com situações aterrorizantes que envolvem a sua madrasta e os espíritos da sua casa.




SHINKURONISHICHI / BLACK KISS

black kiss

Criado por Macoto Tezuka, Shinkuronishiti estreou no Tokyo International Film Festival em 2004 e apesar de ser desconhecido pela maioria, o seu ambiente misterioso faz dele um dos melhores filmes de terror japoneses. Reika Hashimoto, Kaori Kawamura, Shunsuke Matsuoka, Masanobu Ando, e Joe Odagiri são alguns dos atores que participam nesta aventura bizarra que circula à volta de Asuka, uma jovem que se muda para casa de uma amiga em Tokyo.

Um dia a jovem olha pela janela e testemunha um homicídio que apesar de violento é quase artístico. Porém esta é apenas a primeira de várias mortes macabras que acabam por acontecer à volta de Asuka. Tornando a situação mais sinistra, as vítimas são encontradas com uma misteriosa marca de batom preto, um beijo negro.




CINDERELLA

cinderella

Desejando ser mais bonita e atraente, Su-kyoung faz uma operação plástica que lhe trará tudo menos felicidade. Ainda que inicialmente o seu plano funcione, tornando-a mais popular, a jovem começa a ser assombrada pela imagem de uma rapariga e pelas vozes que exigem a sua cara de volta. No meio de uma crise identidade, a verdade que aguarda Su-kyoung é muito diferente daquela que ela imaginava.

Já conhecias algum destes filmes? Qual aquele que mais queres ver este halloween?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *