© Station Productions / Filmesdamente

Este ano comemoramos o 52.º aniversário da Revolução dos Cravos. O feriado do 25 de Abril é um dos mais importantes – senão, o mais importante por ser o mais recente – do nosso país.

Como sempre multiplicam-se as comemorações nas ruas, desde o desfile na Avenida da Liberdade a vários outros eventos, por exemplo, em museus como o do Aljube ou o Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche. No cinema, também tens alguns filmes como, por exemplo, “Projecto Global” (2026, Ivo M. Ferreira). Contudo, se preferires ficar por casa a comemorar esta data tão importante, a MHD destaca-te o que poderás ver na televisão.

Pub
Lê Também:
Projecto Global, a Crítica

25 de Abril na RTP

Enquanto serviço público de televisão (e rádio) a RTP é sempre o lugar onde poderás ver mais programação dedicada ao 25 de Abril. E a programação vai ser transversal aos vários canais da marca: RTP1, RTP2, RTP Memória e RTP Açores.

RTP1

No 1.º canal da RTP, vais poder assistir a “Salgueiro Maia – O Implicado” (2022, Sérgio Graciano) na sua versão minissérie de 4 episódios, uma biografia sobre o capitão de Abril. Assim, vais poder ver o 1.º e 2.º episódios na sexta-feira 24 a partir das 22h38 e o 3.º e 4.º episódios na noite de sábado 25 a partir das 23h47.

Pub

De referir ainda que podes ver a versão filme na RTP África (disponível no cabo e RTP Play) no sábado 25 às 17h24.

RTP2

Já no 2.º canal da RTP, vais poder ver já esta quinta-feira 23 às 22h57 o documentário “Os Democratas de Braga” (2026, Martin Dale) em estreia. Trata-se de um documentário sobre a cidade, desde a época de resistência ao Estado Novo até ao Verão Quente de 1975.

Pub

Depois, no sábado 25, às 22h chega à RTP2 “Revolução (sem) Sangue” (2024, Rui Pedro Sousa), filme sobre os últimos mortos da PIDE já em pleno 25 de Abril de 1974.

Segue-se na madrugada de domingo 26 para segunda-feira 27 o filme “Sempre” (2024, Luciana Fina), documentário a partir de arquivos centrados na Revolução de Abril, bem como nos últimos anos do Estado Novo.

Pub

Além disso, podes ainda a minissérie documental “A Conspiração” (2024, António-Pedro Vasconcelos) sobre a organização da Revolução de Abril. Estará em exibição aos dias úteis de 27 de abril a 7 de maio às 11h05.

Por fim, na quinta-feira 30 às 23h estreia o documentário “Operário Amador” (2021, Ramón De Los Santos) sobre o grupo amador Teatro Construção, fundado por operários têxteis poucos anos antes do 25 de Abril.

Pub
Lê Também:
Filmes e séries sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos no streaming

RTP Memória

Na RTP Memória também vais poder ver alguma programação dedicada aos 52 anos do 25 de Abril de 1974.

A saber, desde segunda-feira e até sexta-feira 24 está a ser exibida a minissérie “Mulheres de Abril” (2014, Henrique Oliveira, Mariana Esteves e Rodrigo Freitas), feita para comemorar os 40 anos da Revolução do ponto de vista feminino. A série está a ter transmissão em três horários distintos: pelas 11h10, pelas 21h45 e pelas 1h40/2h.

Pub

No sábado 25 às 13h08 poderás ver o documentário “A Voz e os Ouvidos do MFA” (2016, António-Pedro Vasconcelos e Leandro Ferreira). O documentário retrata a operação do Movimento das Forças Armadas no 25 de Abril.

Por fim, até quarta-feira 29 de abril às 19h estão a ser exibidos vários documentários. A saber:

Pub
  • 22 e 23: minissérie documental “Rumo à Liberdade” (2025, António Barreto) – repetição a 25 e 26 às 14h;
  • 24: “Homens sem Sono” (1974, DPPS);
  • 25: “Caminhos da Liberdade” (1975) – repetição a 1 de maio às 14h;
  • 26: “O Lugar da História: Retratos de Uma Revolução” (1999);
  • 27: “Seara Nova: 75 Anos de Intervenção Democrática” (1996, Cristina Antunes) – repetição a 30 de abril às 14h;
  • 28: “Políticos Portugueses – Salazar” (1998, Mário Brito);
  • 29: “Salazar Não ia à Bola” (2024, Rui Alves).

RTP Açores

Na RTP Açores, disponível gratuitamente na ilha correspondente e na RTP Play, bem como nos operadores nacionais de cabo, a programação dedicada ao 25 de Abril também é relevante.

Assim, começou ontem, 21 de abril, a ser exibida a minissérie “Daqui houve resistência” (2025, César Machado e Pedro Bastos), passada em Guimarães entre o Estado Novo e a Revolução. O 2.º episódio chega hoje às 23h28 (22h28 nos Açores). A série manter-se-á em exibição até sábado 25 na faixa horária das 23h/22h (com alguns minutos de diferença a cada dia).

Pub

Para além disso, também na RTP Açores vais poder ver “Revolução (sem) Sangue” no sábado 25 às 22h02 (21h02 nos Açores).

Lê Também:
Daqui Houve Resistência: Episódio 1, a Crítica | À força não há 25 de abril

25 de Abril no cabo

Nos canais de televisão por cabo a programação dedicada ao 25 de Abril ou aos anos de Estado Novo que o antecederam é um pouco mais reduzida. Tens, ainda assim, algumas opções. A saber:

  • Cinemundo: dia 25 de abril às 12h20 podes ver o filme “Salgueiro Maia – O Implicado” e às 14h05 “Revolução (sem) Sangue”;
  • TVCine Edition: dia 25 de abril às 11h20 “O Ancoradouro do Tempo” (2024, Sol de Carvalho) e às 16h30 “A Memória do Cheiro das Coisas” (2025, António Ferreira);
  • Canal História: dia 25 às 10h01 é exibido o documentário “25 de Abril: A Revolução dos Cravos” (2024, Bruno Lorvao e Paul Le Grouyer) – repete a 27 às 16h31 e 28 às 5h22 e às 9h29.

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *