Fora de Série: episódio 8 (Hawaii Five-0 T03E06)

Hawaii Five-0 T3E6 – “I Ka Wa Mamua” (FOX HD)

Num episódio em que viajamos constantemente entre o passado e o presente é-nos dado a conhecer melhor o passado de um dos elementos da nossa equipa policial preferida: Danny ‘Danno’ Williams. Através de episódios anteriores já sabíamos que Danno era divorciado de Rachel e pai de Grace, e que só foi para o Hawaii para poder ficar perto da filha por quem nutre um amor incondicional. E o episódio começa mesmo com um desses momentos ternurentos entre pai e filha, visto que o paizão da série vai com a sua filhota comprar um vestido para um baile onde ele irá ser o seu par.

Hawaii Five-0
Toda a equipa é chamada a uma explosão numa casa – Danno, quando chega, afirma em tom irónico que aquilo não foi obra de um miúdo que pôs mentos em coca-cola – onde há um vítima mortal chamada Qaseem Ramzi que morreu acidentalmente enquanto estava a construir a bomba. Steve, com a sua experiência militar, consegue identificar o principal componente da bomba, afirmando que é um tipo de bomba muito comum no Médio Oriente e altamente instável. Refere também que é do conhecimento de todos que os terroristas não trabalham sozinhos, trabalham sempre em células, porque assim, se um morrer o parceiro vem e acaba o trabalho.

Kono descobre que o telemóvel do terrorista tem uma chamada feita para um telefone fixo da ilha com menos de 24 horas; toda a equipa vai até lá e encontram outro terrorista, Ayham Al Safi, que quando confrontado pega numa arma e acaba por ser abatido a tiro. Chin descobre um barracão no local onde foram feitas bombas e onde uma parede está cheia de fotografias de potenciais alvos; Steve manda de imediato reforçar a segurança em todos esses locais. Catherine chega ao local e informa a equipa de H50 que MI-5 tinha um vídeo com os dois mortos juntos em Londres e que estes tinham sido recrutados por Hasan Farooq. Entretanto, é descoberto, numa parede falsa, C4 capaz de fazer explodir um quarteirão inteiro e Steve ao analisar a descoberta diz que o material não está completo, que falta metade.

Hawaii Five-0
Os nossos heróis descobrem que irá haver um atentado num edifício militar onde está a decorrer uma cerimónia com imensas pessoas. A equipa e a polícia chegam a toda a velocidade e invadem o jardim onde estava a decorrer a cerimónia. O espaço é evacuado, o carro onde a bomba está é identificado e esta é desarmada facilmente. O carro foi conduzido para lá com um tipo qualquer de controlo remoto e uma agente da brigada anti-bombas entrega a Steve o GPS que o carro trazia. Toda a equipa segue para o ponto de partida do carro, porém a casa está vazia e por isso Steve decide iniciar uma vigia à casa com Danno.

Enquanto esperam que Farooq apareça, Danno confessa a Steve que os últimos dez anos da sua vida foram emprestados e deixa o parceiro intrigado. Danno começa a contar uma história e somos levados ao passado, mais concretamente onze anos antes: Danno está casado com Rachel, vai ser pai e trabalha na polícia em Nova Iorque. O detective Danno interroga um suspeito que a sua parceira descobre pertencer a um gangue de tráfico de droga e resolvem ir, sem dizer nada a ninguém, ao depósito onde o resto do gangue está com a droga. Porém, já no depósito estão em minoria e acabam por ser apanhados e presos. Os traficantes querem saber como eles lá chegaram, mas como nenhum deles diz nada, Danno acaba por levar uma tareia.

Danno interrompe a história abruptamente pois vê Farooq e a dupla tenta pará-lo, mas este foge. Durante a perseguição este tenta atirar em Danno e acaba por ser abatido a tiro. Este aproxima-se do terrorista para verificar se este está morto e vê que o terrorista trás explosivos ao peito com um sensor de movimento e por isso o nosso detective não se pode mexer, caso contrário a bomba explode e ele e Steve morrem. Chega um agente da brigada anti-bombas e Steve encoraja Danno a continuar a história para não estar a pensar na situação em que se encontra.

Danno retoma de onde parou: ele e a sua parceira foram feitos prisioneiros e ele está a levar uma tareia. Como Danno continua sem falar, mesmo depois de uma tareia, passam para a sua parceira. Porém, os traficantes rapidamente percebem que nenhum dos dois vai falar e abatem a tiro a parceira de Danno. Esta situação de (quase) morte mudou Danno, e mudou a sua visão do mundo, em relação à América, em relação aos perigos que existem na sua profissão e sobretudo em relação à sua filha, Grace, que ele quer proteger de tudo e de todos, estando disposto a tudo para estar com ela e mantê-la em segurança. Ainda no depósito, o nosso detective tenta enganar os criminosos e diz-lhes que estão completamente cercados. Coincidência ou não, ouvem-se muitas sirenes de carros de polícia. Os bandidos vão ver o que se passa e Danno consegue libertar-se e mata-os a todos. Bastante ferido, Danno sai do depósito e vê imensos de carros da policia passar, mas nenhum pára. Olha na direcção em que eles vão e vê muito fumo preto.

Hawaii Five-0
Voltamos ao presente. Impressionado, Steve conclui que aquilo se passou no dia do atentado de 11 de Setembro. Danno, calado, consente. A bomba começa a apitar e com isso somos chamados à realidade da situação, cada vez apita mais… Danno manda Steve sair dali e o agente da brigada anti-bombas concorda, porém Steve manda-os esquecer, que não vai sair dali de forma alguma. Esta acção de Steve só vem demonstrar a grande amizade, e por vezes o bromance, que ele tem com Danno, isto porque põe em risco a sua vida para ficar com ele num momento tão perigoso. Finalmente, depois de uns segundos de pânico a bomba é desarmada e os nossos heróis estão seguros. Danno agradece a Steve por ter ficado com ele num momento tão difícil.

Danno vai ao baile com a filha Grace para participarem na dança entre pais e filhos. A menina percebe que algo está errado e pergunta ao pai se aconteceu alguma coisa. Ele refere que se está a lembrar de um dia há onze anos, o dia em que descobriu que Rachel estava grávida. Grace pergunta se foi um bom dia e ele diz que foi o melhor.

Powered by: Hawaii Five-0 (Portugal)
Acompanhem todas as novidades da série em: https://www.facebook.com/Hawaii.Five.O.Portugal

APS Portugal

Organização sem fins lucrativos, com sede única no facebook (https://www.facebook.com/APS.Portugal) e intitulada de grupo de Administradores das Páginas de Séries (Portugal). Mais de 60 páginas sobre as séries mais mediáticas da actualidade. Um espaço com todas as novidades das séries favoritas dos portugueses e em português.