FRIENDS | 50 Curiosidades sobre a série
Foram 10 anos de risos, piadas e também algum choro! “FRIENDS” durou uma década e decidimos relembrar alguns dos seus segredos. Será que os conheces?
Desde o elenco principal, até às histórias de bastidores, há muito que os fãs de “Friends” vão espalhando fun facts pela internet fora. Para comemorar o regresso de Jennifer Aniston, Matthew Perry, Courteney Cox, Matt LeBlanc, David Schwimmer e Lisa Kudrow aos nossos ecrãs, decidimos fazer um passeio por 10 anos de comédia e resgatar algumas das mais variedades curiosidades sobre a icónica série.
Aqui somamos 50! Será que as sabes todas ou ainda tens uma nova para nos contar? Anda connosco saber mais sobre “Friends”!
FRIENDS… OU OUTRO?
Antes de se ter ficado por “Friends”, a série teve outros títulos em cima da mesa como “Friends Like Us”, “Six of One”, “Across the Hall” e até “Insomnia Cafe”.
UM GRUPO DIFERENTE DE FRIENDS
A ideia original da série era inicialmente apenas quatro personagens centrais, com a introdução de Phoebe e Chandler como papéis secundários. No entanto, à medida que os castings foram sendo feitos, as personagens sofreram várias alterações e ganharam novo relevo dentro do grupo. Matthew Perry acabou por incorporar muito de si na personagem e Lisa Kudrow até ganhou um Emmy pela interpretação de Phoebe Buffay!
THEME SONG
“I’ll Be There For You”, dos The Rembrandts, é realmente um tema icónico mas sabias que não foi a primeira escolha para ser A música de “Friends”? A música original era “Shinny Happy People“, dos R.E.M.
A ORIGEM DOS NOMES
Por cá muitos poderão não conhecer a inspiração, mas a verdade é que o grupo de “Friends” tem os seus nomes com origens em personagens da série dos anos 70, “All My Children“. Ross por Ross Chandler, Joey de Joey Martin, Chandler com inspiração na família Chandler, Monica por Monique/Daisy Cortland, Rachel Green por Janet Green e Phoebe por Phoebe Tyler Wallingford.
RACHEL vs MONICA
Courteney Cox foi inicialmente considerada para Rachel Green, tendo sido convidada a ler para esse mesmo papel. A actriz decidiu no entanto insistir que a deixassem fazer o casting antes para a Monica, depois de ler ambos os papéis e acreditando que seria mais indicada para dar vida a Monica Geller.
RACHEL, E SE…
E se Jennifer Aniston não tivesse sido a icónica Rachel Green? Bem… poderia não ter sido realmente, já que foi a última do elenco a ser adicionada ao projecto. Num processo que passou por inúmeros castings, sabe-se que foram várias as actrizes conhecidas do público que tentaram ser Rachel. A primeira escolha havia sido Téa Leoni, mas também tentaram a sua sorte com castings a Elizabeth Elizabeth Berkley, Jane Krakowski, Tiffani Thiessen, Denise Richards, Melissa Rivers, Nicollette Sheridan, Parker Posey e Jami Gertz.
Denise Richards acabou por entrar mais tarde na série, já em 2001, na 7ª temporada, como prima de Ross e Monica.
A CRIAÇÃO DE PHOEBE
Inicialmente foi pensada como uma personagem mais secundária, mas no momento de desenvolvimento os criadores tinham uma ideia muito diferente. Escrita originalmente como uma rapariga ‘gótica’, Phoebe foi escrita com Janeane Garofalo em mente, a actriz que curiosamente trabalhou com Lisa Kudrow em “Romy and Michele’s High School Reunion” em 1997.
PHOEBE, E SE…
Lisa Kudrow esteve prestes a perder o papel de Phoebe Buffay por uma questão de timing. Numa alteração de última hora, que a actriz considera ter sido uma das melhores coisas que lhe aconteceu, Lisa Kudrow foi chamada novamente para ser Phoebe, quando ainda não se tinha a certeza da sua personagem. Caso não tivesse recebido a chamada, Lisa era uma das primeiras opções para ser Roz, em “Frasier” (1993), algo que a teria impedido de se juntar a “Friends”.
CHANDLER, E SE…
Uma das primeiras escolhas para o papel de Chandler Bing foi Jon Cryer. O actor na altura resultou o papel e, apesar de ter saltado ao lado da fama de “Friends”, ficou bastante bem ao ter sido escolhido como protagonista de “Two and a Half Men” (2003), ao lado de Charlie Sheen.
A ALMA DE CHANDLER
O humor de Chandler é bastante peculiar e memorável mas o que muitos podem não saber é que esse é mesmo o carácter de Matthew Perry na personagem. Dado a perspicácia do actor para o improviso, e por os argumentistas terem adorado várias piadas que o actor fazia nos estúdios, foram vários os momentos introduzidos que são na verdade da autoria de Perry.
CHANDLER SEMPRE FOI MATTHEW PERRY
Apesar de Jon Cryer ter sido a primeira escolha, outro actor que esteve bastante perto de conseguir o lugar no grupo de “Friends” foi Craig Bierko. Mas, afinal de contas, parece que Bierko estava perto de assegurar o trabalho precisamente por ter sido treinado por Matthew Perry. Afinal de contas, parecia que Chandler estava sempre ligado a Perry.
ROSS GELLER / DAVID SCHWIMMER
De todas as personagens do grupo, esta foi a única que foi realmente de encontro à ideia original dos criadores da série. Kevin Bright, que já havia trabalhado com David Schwimmer anteriormente, sempre tivera em mente a voz de Schwimmer na criação e desenvolvimento de Ross Geller. No entanto, este fun fact foi passando despercebido já que Eric McCormack (“Will & Grace) sempre afirmou ter estado na linha da frente e que chegou a fazer o casting mais do que uma vez para a personagem. O motivo? Bem, parece que David Schwimmer não estava seguro e chegou a recusar o papel três vezes antes de o aceitar.
O FENÓMENO GUNTHER
Não é personagem principal, uma secundária com pouco relevo a maior parte das vezes, mas sem dúvida uma das mais icónicas de “Friends”. Gunther, o empregado do Central Perk, não era para ser uma personagem com falas e talvez nem com nome. Só recebeu o nome em “The One Where Ross Finds Out” (1995), antes de Rachel e Ross se beijarem.
Já quanto ao casting de James Michael Tyler, foi uma sorte do acaso. Ao que consta, o actor conseguiu o papel de Gunther por na altura ser o único figurante que conseguia trabalhar efectivamente com uma máquina de café no set do Central Perk. Quem disse que não compensa saber tirar cafés?
OS SEIS, SEMPRE
Em “Friends”, ao longo das 10 temporadas, todos os actores e actrizes principais estiveram presentes em todos os episódios da série. Depois deles, apenas James Michael Tyler é o actor com mais participações em “Friends”. Enquanto Gunther apareceu em 151 episódios!
HOW YOU DOIN’?
É uma das frases mais icónicas da série mas sabem que a primeira vez que foi dita foi apenas na quarta temporada? De qualquer modo, fica aqui outra vez para ouvirem enquanto ouvem o Joey… How YOU doin’?
JON FAVREAU, E SE…
Tornou-se um dos actores convidados de “Friends” com algum destaque, mas sabes que Jon Favreau teve inicialmente uma oferta para ser parte integrante do grupo como Chandler Bing? O actor recusou na altura mas acabou por voltar e entrar na série já na 3ª temporada como Pete Becker, o namorado milionário de Monica (Courteney Cox).
A EXCENTRICIDADE DE JANICE
Personagem recorrente, e deveras icónica, Janice apareceu diversas vezes como namorada de Chandler e até já teve algo muito passageiro com Ross. Para a interpretar Maggie Wheeler diz que optou por fazer dela uma paródia a Fran Drescher, estrela de “The Nanny” (1993). Já o sonante e característico riso, segundo uma entrevista que a actriz deu à BBC Radio 5 Live, é uma mistura entre Flipper (o golfinho) e Woody, o pica-pau.
OH! MY! GOD!
Se “How You Doin’” é a frase de Joey, “OH! MY! GOD! é a frase de Janice. E sabem que estas palavras foram sempre as suas primeiras em cena excepto em “The One with the East German Laundry Detergent (1994), “The One with Chandler’s Work Laugh” (1999) e “The One with Unagi” (2000)? A actriz participou, ao todo, em 19 episódios.
A INSPIRAÇÃO DE LISA KUDROW
Lisa Kudrow deu um toque muito único à personagem de Phoebe Buffay mas, segundo a próprio actriz, a inspiração por detrás da sua personagem hippie é na verdade Jennifer Aniston, a sua co-protagonista. De acordo com Lisa, a inspiração advém do interesse de Jennifer em assuntos espirituais.
LISA KUDROW A DOBRAR
A história de Phoebe Buffay ter uma gémea vem de “Mad About You” (1992). Na altura Lisa Kudrow já era uma presença regular na série como Ursula Buffay, nos anos que antecederam a estreia de “Friends”, e os criadores acharam piada à ideia de juntar as séries via uma relação de irmãs. Mais tarde, num dos episódios, a série recebeu inclusive Leila Kenzle e Helen Hunt, que interpretaram as personagens de “Mad About You” e fizeram alusão a Ursula após terem um encontro com Phoebe no Central Perk.
O SOFÁ CATIVO
Como em vária séries do género, há sempre a questão… como é que aquele lugar está sempre disponível para eles, e o resto do café está vazio? Bem, apesar de escapar nalgumas cenas, a verdade é que a mesa do icónico sofá laranja tem sempre uma placa de “Reservado”, explicando assim a situação do sofá sempre disponível para o grupo de amigos.
A MOLDURA
A moldura dourada que está na porta do apartamento de Monica é um dos símbolos mais imediatos para qualquer fã de “Friends” mas a verdade é que foi um mero acaso. Originalmente um espelho, o vidro foi partido acidente por Ricky Parker, um membro da equipa. Como ficou bem na mesma na porta, a equipa decidiu deixar, tornando-se assim um dos elementos mais emblemáticos e reconhecíveis da série.
OS NOMES COMPLETOS
Ao longo da série vamos conhecendo os vários nomes das personagens, com a excepção de Phoebe Buffay, que diz nunca ter descoberto porque a sua irmã Ursula vendeu o seu certificado de nascimento, e Monica Geller, que apenas sabemos ter um nome do meio começado com E. Já Ross é Ross Eustace Geller, facto que ficámos a saber por uma entrevista dos anos 90. Já os restantes membros do grupo tiveram o nome inteiro divulgado numa storyline, sendo eles Rachel Karen Green, Joseph Francis Tribbiani e Chandler Muriel Bing.
UMA PERSONAGEM, DUAS ACTRIZES
Como tantas outras séries, “Friends” também não foi estranha ao fenómeno de troca de actrizes. Carol, a ex-mulher de Ross Geller, foi interpretada por duas actrizes distintas; a primeira foi Anita Barone (na imagem) mas a dada altura foi trocada por Jane Sibbett, que se manteve até ao final da série como Carol.
A MODA DE RACHEL GREEN
Lançou modas de cortes de cabelo e também inúmeras tendências de moda, e feitas as contas, a verdade é que Rachel Green usou 703 roupas diferentes ao longo das 10 temporada
A DÍVIDA DE JOEY
Ao longo das várias temporadas um dos temas recorrentes é a divída entre Joey e Chandler, desde que são colegas de casa até mesmo quando Chandler se muda com Monica. Ao final de dez temporadas, de acordo com um fã, a sua dívida no entanto é de apenas 119,760 dólares para Chandler.
A ORIGEM DE SMELLY CAT
Lisa Kudrow nunca ficou muito fã da guitarra, e afirmou mesmo não ter tocado nenhuma desde que a série acabou, mas uma das suas músicas mais populares, de Phoebe, é da sua própria autora. “Smelly Cat” foi escrito pela actriz e pela sua melhor amiga após um noite em que ficaram bêbedas.
FRIENDS CHEGARAM AO DICIONÁRIO
Se calhar para muitos a expressão “going commando” já é habitual mas sabem como é que ela chegou ao Oxford English Dictionary? Via Joey Tribbiani!!
NOTA: A expressão going commando significa que não se está a usar qualquer tipo de roupa interior.
VÍDEO | JOEY “GOING COMMANDO”
DAVID SCHWIMMER, ACTOR E REALIZADOR
Um dos elementos principais do elenco, David Schwimmer optou a dada altura para expandir o seu talento e tomar as rédeas atrás da câmara. Ao todo foram 10 os episódios realizados por ele: “The One on the Last Night” (1999), “The One with Rachel’s Assistant” (2000), “The One with Ross’s Library Book” (2000), “The One with All the Candy” (2000), “The One with the Truth About London” (2001), “The One with the Red Sweater” (2001), “The One with the Stripper” (2001), “The One Where Joey Dates Rachel” (2002), “The One with Phoebe’s Birthday Dinner” (2002) e “The One with the Birth Mother” (2004).
FRIENDS E HOMEM-ARANHA
Não vêm a conexão? Sim, não é fácil mas é engraçada. Monica (Courteney Cox) trabalhou a dada altura no Moondance Diner. Esse restaurante é o mesmo em que Mary Jane Watson (Kirsten Dunst) trabalhava em “Homem-Aranha” (2002).
OS APARTAMENTOS
Nem todos irão reparar, e agora se calhar irão procurar este detalhe quando forem rever toda a série. No início de “Friends”, o apartamento de Chandler e Joey tinha o #4 e o de Monica e Rachel era o #5. Alguns episódios depois é no entanto que passaram a ser o #19 e o #20 respectivamente; os produtores perceberam que os apartamentos 4 e 5 iriam corresponder aos pisos mais térreos, e estes eram supostos estarem mais acima no edifício.
CONVIDADOS DA CASA
Algumas caras passaram por “Friends” mais do que uma vez, mas uma aparição convidada em todas as 10 temporadas apenas 3 actores o conseguiram. James Michael Tyler, conhecido por Gunther, e Elliott Gould e Christina Pickles, os pais de Ross e Monica Geller. No entanto, Maggie Wheeler fica logo atrás sendo que no entanto durante a sexta temporada apenas ouvimos a sua voz, como Janice, no episódio “The One With the Unagi” (a cassete de amor feita para Chandler!).
UMA ESTREIA À ESPERA DE POLÉMICA
Muitos podem não saber mas “Friends” foi pioneiro com um das suas cenas, que nos parece tão integrada que parece estranho de ler/ouvir. Depois de se filmar “The One with the Lesbian Wedding”, em 1996, onde Carol, a ex-mulher de Ross, se casa com Susan, os produtores contraram 200 pessoas para um part-time. O trabalho seria dar seguimento a todas as chamadas de queixa que eles estavam a assumir que viriam a caminho depois de apresentarem um casamento lésbico pela televisão (algo inédito). No final, receberam apenas 11 chamadas.
AS IRMÃS GREEN
A personagem de Jennifer Aniston, Rachel Green, tem duas irmãs e foi por ocasião que apareceram as duas ao longo das 10 temporadas. A primeira a aparecer foi Reese Witherspoon, como Jill Green, a irmã mais nova. No entanto, quando os argumentistas voltaram a querer introduzir a personagem em 2002, Reese não estava disponível, fazendo com que a história mudasse e fosse apresentada antes Amy Green. O papel foi para Christina Applegate, que participou mais do que uma vez na série, e chegou a arrecadar o Emmy pelo seu papel de actriz convidada.
DEZ ANOS, MUITAS ESTRELAS
“Friends” reuniu algumas das maiores estrelas de Hollywood, sejam elas grandes nomes da televisão ou até mesmo do cinema. Aqui poderás encontrar mais detalhes dos seus papéis mas, para aguçar um pouco a curiosidade, deixamos aqui a nota que marcaram a sua presença Charlie Sheen, Tom Selleck, Sean Penn, Susan Sarandon, Jennifer Grey, Helen Hunt, Jeff Goldblum, Giovanni Ribisi, Debra Jo Rupp, Jane Lynch, Hugh Laurie, Ellen Pompeo, Melissa George, Jason George, Hank Azaria, David Arquette, Billy Crystal, Gary Oldman, Julia Roberts, Reese Witherspoon, Christina Applegate, Jean-Claude Van Damme, Robin Williams, Dakota Fanning, Danny DeVito, Brad Pitt, Kathleen Turner, Cole Sprouse, Anna Faris, Ben Stiller, Paul Rudd, Jon Favreau, Winona Ryder, George Clooney e Christine Taylor.
O IMPACTO DE TOM SELLECK
Tom Selleck já era uma grande estrela do entretenimento quando aceitou o convite para entrar em “Friends”, mas o que não se estava à espera é que a sua presença tornasse as filmagens ligeiramente mais complicadas. Com um método em que a maioria das cenas eram filmadas com um público ao vivo, todas as primeiras cenas de Selleck nos episódios em que aparecia tiveram de ser re-gravadas sem audiência. Tal devia-se ao facto das ovações de pé à entrada do actor, e ao barulho gerado pela mesma, que inviabillizavam a utilização da cena para o episódio.
TODOS AOS EMMY… MENOS UM
Com seis nomes a dar cara para a icónica série, do elenco principal apenas uma das actrizes não recebeu uma única nomeação aos Emmy ao longo dos 10 anos de “Friends”, Courteney Cox. Já os outros membros regulares receberam nomeações distintas e alguns levaram o prémio para casa.
- Lisa Kudrow, 6 nomeações Melhor Actriz Secundária Série Comédia (com o Emmy arrecadado em 1998)
- Jennifer Aniston, 3 nomeações Melhor Actriz Principal Série Comédia (com o Emmy arrecadado em 2002) e 2 nomeações Melhor Actriz Secundária Série Comédia
- Matt LeBlanc, 3 nomeações Melhor Actor Principal Série Comédia
- Matthew Perry, 1 nomeação para Melhor Actor Principal Série Comédia
- David Schwimmer, 1 nomeação para Melhor Actor Secundário Série Comédia
NOTA: Até 2002 os Emmy consideraram os papéis do elenco principal como secundários. Só a partir de 2002 é que foram aceites nas categorias de actores principais.
O AMOR DE CHANDLER E MONICA
Quando os argumentistas começaram a juntar algumas das personagens, a verdade é que nunca tiveram intenção de fazer de Chandler e Monica uma relação duradoura. Com ideia inicial de ser apenas um caso de uma noite, os argumentistas mudaram o rumo da história quando a audiência adorou o momento em que os vemos pela primeira vez após o casamento (falhado) de Ross, tendo inclusive proporcionado uma ovação de 27 segundos.
PHOEBE E MIKE
A história de Phoebe e Mike foi desenvolvida até ao casamento depois de se perceber que todos queriam que Paul Rudd se mantivesse na série. Com a primeira aparição no terceiro episódio da 9ª temporada, fez parte da série até ao seu final.
O NÃO DE JOEY E RACHEL
A história de relação amorosa entre Rachel e Joey foi mal recebida desde o primeiro instante em que os criadores Marta Kauffman e David Crane a apresentaram. Tanto os outros argumentistas como os próprios actores, Jennifer Aniston e Matt LeBlanc, manifestaram-se contra a nova storyline, por não acreditarem nela. Mas Crane e Kauffman mantiveram-se firmes e afirmaram que era um dos motivos pelos quais iam manter a ideia – por vezes os amigos apaixonam-se, apesar de ser errado e não ir dar em nada.
CENTRAL PERK E OS SEUS CAFÉS
Com um café como pano de fundo muitas vezes, os fãs fizeram as contas aos cafés. Dos seis amigos quem bebeu mais ao longo das 10 temporadas foi Phoebe (Lisa Kudrow), com um total de 227 chávenas de café. Já Rachel foi a que bebeu menos, totalizando um total de apenas 138.
A APARIÇÃO MAIS CURTA
Como já referimos anteriormente, todos os 6 membros do elenco apareceram em todos os episódios das 10 temporadas, mas tal não signifique que tenham tido o mesmo tempo de antena. O que detém o recorde de menor tempo num único episódio é Matthew Perry, que apareceu apens durante um minuto e 40 segundos em “The One with Ross and Monica’s Cousin”, em 2001.
AS FAMÍLIAS
Dos seis protagonistas apenas Chandler é filho único. Monica e Ross são irmãos, e Phoebe tem uma irmã gémea, Ursula, assim como um meio-irmão que descobre ao longo da série. Já Rachel é uma de três irmãs, mas Joey tem lugar como o de maior família numerosa. Ao todo são sete irmãs, Veronica, Mary Angela, Mary Therese, Gina, Dina, Tina e Cookie, sendo que ao longo de toda a série apenas conhecemos uma, Dina (Marla Sokoloff). Outra das irmãs, Gina, apenas conhecemos mais tarde, no spin-off “Joey”.
“AS” FRASES
Todos sabemos que “How You Doin’?” é a eterna frase associada a Joey mas será que se lembram das expressões que marcaram as outras personagens? Ora vejam lá se não se lembram destes momentos,
- Rachel – sempre a dizer ‘no’ (não)
- Monica – “I know!”, sempre que está excitada, e a gritar
- Phoebe – “Oh, no”, sempre que acontece algo de mau
- Chandler – o ênfase à palavra ‘be’ quando coloca uma pergunta retórica ou quer dar ênfase a outra palavra
- Ross – um “hi” em modo depressivo quando algo de mau acontece
AS FILMAGENS COM PÚBLICO
Os risos que tanto ouvimos nas cenas mais hilariantes de “Friends” são de facto verdadeiros. Apesar dos episódios serem curtos, a verdade é que cada um poderia demorar até cinco horas a ser filmado uma vez que entre mudanças de set e cenas as equipas poderiam demorar cerca de 20 minutos. Mas a tradição manteve-se e “Friends” sempre foi filmado à frente de uma audiência ao vivo que reunia 300 fãs, algo que também sempre agradou aos actores, até para perceber o impacto das piadas junto do público. No entanto, há excepções a estes momentos e são os momentos de suspense. Sempre que havia algum momento que iria criar grande impacto na série, as audiências eram retiradas e as filmagens aconteciam sem ninguém (por exemplo, o final de “The One With Ross’s Wedinng”, quando Ross diz o nome de Rachel em vez de Emily).
UMA DÉCADA… UM EMMY DE MELHOR COMÉDIA
“Friends” durou uma década mas acreditam que o cobiçado Emmy de Melhor Série de Comédia apenas chegou na sua oitava temporada? É mesmo verdade, e foi o único alcançado. Na sua história, desde o ano de estreia, a série arrecadou 62 nomeações aos prémios da Televisão, tendo o elenco também levado alguns dos prémios a título pessoal.
UM ANO ICÓNICO
Lançado em 1994, “Friends” junta-se a um ano de entretenimento que ficou marcado por alguns dos maiores clássicos filmes de Hollywood como “Forrest Gump”, “Pulp Fiction”, “The Shawshank Redemption” e até a animação “The Lion King”.
OS EPISÓDIOS DE MAIOR SUCESSO
Das 10 temporadas, os episódios de maior sucesso foram “The One Where Everybody Finds Out”*, em 1999, na 5ª temporada (14º episódio) e, como seria previsível, o 18º episódio da 10ª temporada, “The Last One”, em 2004.
*Quando todos descobrem sobre a relação de Monica (Courteney Cox) e Chandler (Matthew Perry).
O SUCESSO DE FRIENDS
Já passaram anos desde que “Friends” chegou ao fim mas o sucesso perdura e os números são prova disso. Ao que consta, ainda em 2019, a série continuava a gerar mais de um bilião de dólares por ano, dos sindicatos e royalties dos serviços de streaming. A estes números, juntamos a nota que os seis protagonistas estariam a ganhar aproximadamente 20 milhões de dólares por ano só neste género de receitas, quase tanto como o que ganharam em salários durante as últimas temporadas.
Acredita-se que o valor possa subir ainda mais este ano com a antecipada reunião (em Portugal vai estrear em exclusivo na HBO Portugal no dia 27 de maio).
BONUS FACT: SMELLY CAT EM PORTUGAL
Não tanto relacionado com a série na sua produção, mas um fun fact que não poderíamos deixar de referir… “Friends” está na origem do nome do famoso grupo português os Gato Fedorento. O grupo constituído por José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira e Tiago Dores inspirou-se na música de Phoebe, “Smelly Cat”, traduzindo a mesma e usando-a como nome do grupo.
Quantas destas curiosidades é que já conhecias? E qual a te surpreendeu mais?
O nome da Mônica é: Mônica Faloola Geller.
Apareceu no episódio “Aquele com a cama de carro”, em que a Phoebe recebe Cama nova da Mônica e assina como “Mônica Faloola Geller”