Game of Thrones | Cersei Lannister e a teoria da Mad Queen

Quanto mais próximo está o final de Game of Thrones, mais teorias sobre os personagens vêm à superfície. Será que Cersei Lannister se tornará na Mad Queen nesta season finale?

Game of Thrones é uma série que não evita utilizar paralelismos, fazer certas antecipações ou apresentar flashbacks para fazer sugestões sobre as próximas linhas narrativas da série. Isso muitas vezes leva os fãs a elaborarem grandes teorias, sendo uma delas a de que Daenerys iria seguir os passos do seu pai, o Mad King. No entanto, de acordo com as aparentes pistas deixadas pela série nos últimos episódios, quem poderá vir a tornar-se na Mad Queen é Cersei Lannister.

 

A TEORIA

A popular teoria da Mad Queen sugere que a personagem Cersei Lannister vai seguir as mesmas pisadas do Mad King Aerys Targaryen. Após um completo mergulho na loucura, Cersei irá tentar queimar King’s Landing com wildfire – uma substância perigosa e explosiva que só pode ser apagada com areia. Um utilizador do site Reddit propôs a teoria no ano passado, alegando que Cersei poderia destruir a cidade devido à morte dos seus dois filhos (Joffrey e Myrcella), ao facto de Tommen perder o controlo da cidade, e de Cersei perder o seu julgamento. Muitos fãs concordam e têm apresentado as suas próprias versões e pensamentos sobre a teoria.

Lê também: Top 10 Figurinos de Guerra dos Tronos

 

AS PISTAS

Uma das primeiras pistas que vimos na série onde ficou insinuada a destruição de King’s Landing surge na segunda temporada. Quando Daenerys está na House of the Undying, uma das visões que ela tem é da sala do trono completamente destruída. Embora esta visão possa estar ligada aos planos que o pai tinha de queimar King’s Landing, ou à teoria da Mad Khaleesi, também é bastante provável que esta visão tenha antecipado o colapso de Cersei.

Vê ainda: TOP Mortes memoráveis de Guerra dos Tronos by MHD

Igualmente na segunda temporada de Game of Thrones é possível vermos Cersei Lannister a recrutar um pyromancer da Alchemists’ Guild para produzir grandes quantidades de wildfire. O plano era usá-lo para defender King’s Landing contra Stannis Baratheon, mas eventualmente Tyrion ordena ao pyromancer para este produzir a substância para ele. Como já sabemos, o wildfire é depois utilizado na Batalha de Blackwater para destruir a frota de Stannis, resultando numa enorme explosão de chamas verdes e fumo.

Cersei Lannister

Curiosamente tivemos oportunidade de ver recentemente esta substância tão distinta! Lembra-se quando foi? Recordam-se de uma das visões de Bran nesta temporada onde ele vê pyromancers a fazerem wildfire e em seguida um corredor a ser completamente engolido pelas chamas?

Lê Também:
What We Do in the Shadows renovada para uma terceira temporada

Lê mais: As 15 melhores séries que não podes perder este verão

Cersei Lannister

Será que isto acontece algures em King’s Landing? É bem possível que Cersei tenha ainda escondido alguma quantidade deste fogo, como Qyburn possivelmente sugere no oitavo episódio da sexta temporada.

Qyburn: That old rumor you told me about — my little birds investigated.

Cersei: Tell me, was it a rumor or something more?

Qyburn: More, Your Grace. So much more.

Para além disto, na terceira temporada de Game of Thrones, o seu irmão Jaime revela que o Mad King tinha escondido wildfire por toda a cidade.

Vê também: 10 séries que (infelizmente) terminaram em 2015

Cersei Lannister

Até aos mais recentes episódios, Cersei Lannister estava confiante que iria conseguir sair vitoriosa perante a Fé Militante e o High Sparrow vencendo o seu julgamento através de um combate. No entanto, como também já sabemos, graças à aliança entre Tommen e o High Sparrow, os julgamentos através de combates são proibidos pelo rei, obrigando Cersei a ser julgada perante o High Septon, e as hipóteses de ela ser considerada inocente são muito escassas. Esta recém dedicação de Tommen para com a Fé Militante juntamente com a distância que a situação está a criar entre ela e o filho parecem estar a desgastar a sanidade mental da personagem.

O que também tem afectado imenso Cersei Lannister é a possibilidade de Tommen morrer. Se voltarmos atrás na série e regressarmos a um flashblack da quinta temporada de Game of Thrones, a certa altura há uma bruxa que revela a Cersei o seu futuro, quando esta era bastante jovem. De acordo com a profecia, Cersei iria ter três filhos e todos morreriam. Visto que Joffrey e Myrcella já morreram, é uma questão de tempo até que o mesmo aconteça a Tommen, e Cersei tem vivido neste estado de ansiedade, à espera que o destino do filho seja decidido.

Lê Também:
James McAvoy na adaptação televisiva de Sandman

Lê mais: Euro Séries 2016, by MHD

 

E SE A TEORIA FOR CONFIRMADA?

Apesar dos planos destrutivos do Mad King, King’s Landing ficou a salvo graças à traição de Jaime, que mata o rei e lhe confere a alcunha de Kingslayer (Regicida). Esta situação poderá acontecer novamente, mas desta vez ficaria com a alcunha de Queenslayer. Ainda sobre a profecia da bruxa sobre os filhos de Cersei, ela fez outras previsões, que também se tornaram realidade: Cersei casou-se com um rei em vez de um príncipe (Rei Robert Baratheon, em vez do seu noivo, o príncipe Rhaegar Targaryen), e ela foi rainha até que uma rainha “mais jovem e bela” lhe roubou a posição e tudo o que ela mais amava (Margaery, que primeiro casou com Joffrey, e mais tarde com Tommen).

Cersei Lannister

Vê ainda: TOP Séries 2015 by MHD

Embora essas previsões também estejam nos livros, a série da HBO excluiu uma previsão importante. A bruxa também informa a jovem Cersei Lannister que depois de ela sofrer devido à morte dos filhos, “the valonqar shall wrap his hands about [her] pale white throat and choke the life from [her]“. Ora em Alto Valiriano, “valonqar” significa “irmão mais novo” e Jamie é o irmão gémeo mais novo de Cersei. Se a morte de Tommen é iminente como a profecia sugere, Cersei pode optar por queimar Porto Real, na sequência dessa morte, e Jaime pode ter que pará-la como fez com Aerys Targaryen.

Tendo em conta a visão de Daenerys e da sala do trono destruída, e a visão de Bran e da explosão provocada por wildfire, é possível que Jamie ou qualquer outra pessoa não chegue a tempo de parar Cersei. Se isso acontecer, King’s Landing deixará de existir. Alguns fãs acreditam fortemente nessa possibilidade, já que a HBO optou por filmar menos na Croácia, país que servia de plano de fundo para King’s Landing.

Concordas com esta teoria? Acreditas que será confirmada no último episódio da sexta temporada de Game of Thrones?

Consulta também o nosso Calendário de Séries Midseason 2016


Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *