Primeiro trailer para o novo filme de Xavier Dolan

Já foi divulgado o trailer para It’s Only the End of the World, o mais recente filme de Xavier Dolan, que conta com Marion Cotillard, Lea Seydoux e Gaspard Ulliel no seu elenco.

Juste la fin du monde Xavier Dolan It's Only the End of the World

Aquando da sua passagem pelo Festival Internacional de Cannes em Maio deste ano, Juste la fin du monde ou It’s Only the End of the World causou furor e polémica entre quem o viu. Os críticos internacionais dilaceraram a obra de Xavier Dolan, apontando para sua imaturidade diretorial e indisciplinada histeria. Por outro lado, o projeto arrecadou o Grande Prémio do Júri, uma espécie de segundo lugar nos palmarés do festival e muitos, incluindo o próprio realizador, decidiram virar seu vitríolo contra os críticos originais na sua defesa do filme.

Lê Também: 69º Festival de Cannes (Dia 9) | O Peso da Família

Independentemente desta montanha-russa de reações, o filme encontra-se neste momento a fazer sua viagem pelo circuito dos festivais de todo o mundo e agora recebeu o seu primeiro trailer, um indicador de sua breve distribuição comercial.

Juste la fin du monde Xavier Dolan It's Only the End of the World

A narrativa da obra segue uma reunião familiar, originalmente concebida para o teatro pela mão de Jean-Luc Lagarce nos anos 80. Esse evento de família serve de catalisador para a exploração das voláteis e antagónicas relações de seus diferentes membros, com a figura de Louis, um escritor a sofrer de uma doença terminal, no seu tempestuoso centro. A dar vida a Louis temos Gaspard Ulliel, sua mãe é Nathalie Baye, Lea Seydoux e Vincent Cassell são os seus irmãos e Marion Cotillard interpreta a mulher da personagem de Cassell.

Lê Ainda: Natalie Portman no novo filme de Xavier Dolan

Tal como as várias análises críticas também têm indicado, este trailer sugere um filme na mesma onda de exuberante melodrama familiar que tem caracterizado a filmografia de seu autor que marca aqui a sua estreia no cinema europeu. Os grandes planos das faces do seu elenco são a grande imagem do vídeo, antecipando explosões emocionais que rompem com a claustrofobia do enquadramento à la Mommy, aquele que foi o filme mais universalmente celebrado de Dolan até agora.

 

 

Apenas a chegada de Juste la fin du monde às salas portuguesas irá confirmar ou desmentir o fracasso crítico deste novo filme, e, infelizmente para os fãs de Xavier Dolan, ainda não existe nenhuma data confirmada para tal ocasião, sendo que a Alambique vai ser a distribuidora.


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *