Globos de Ouro | © Golden Globes

Globos de Ouro 2022 avançam sem transmissão assegurada na NBC

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) anunciou o regresso dos Globos de Ouro em 2022, embora sem transmissão do canal americano NBC. 

Os Golden Globe Awards, ou Globos de Ouro estão de regresso em 2022, mas sem o importantíssimo apoio do canal norte-americano NBC, responsável até então pela transmissão anual em direto da cerimónia nos Estados Unidos. De qualquer forma, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) quer mostrar que ainda é capaz de realizar um evento, e de celebrar um conjunto de filmes e séries, mesmo com todas as polémicas que lhe estejam associadas.

A notícia surgiu numa publicação da Variety, com recurso a uma fonte não identificada. Segundo os especialistas, não está ainda claro qual será a forma utilizada pela HFPA para celebrar os nomeados à 79ª edição dos Globos de Ouro, porque aliás, são poucos os nomes de Hollywood que se irão associar ao evento. Tal acontece depois de inúmeras polémicas associadas à organização e que vão da falta de diversidade dos seus membros, a ofertas recebidas para favorecer os seus membros.

A polémica que denunciou a “cultura de corrupção” no meio da associação, levou a que estrelas como Scarlett Johansson e Tom Cruise criticassem o evento. A própria Netflix, e outras plataformas de streaming, também denunciaram o evento numa carta aberta (todo o caso pode ser conhecido aqui)

Globos de Ouro
Globos de Ouro 2021 © Golden Globes / HPFA

No entanto, nos últimos meses, a HFPA tem feito várias reformas para assegurar que alguma mudança é feita. Primeiro foram anunciados 21 novos membros para garantia de diversidade, e ficou decidido que os membros da associação estão proibidos de receber quaisquer tipos presentes (por exemplo, viagens pagas). O problema é que apesar destas novas regras – que passam inclusive por novas regras de elegibilidade dos filmes e séries -, todos os antigos membros da organização envoltos em polémica foram readmitidos.

Vale a pena relembrar que em maio passado, a NBC divulgou que não transmitiria a cerimónia dos Globos de Ouro 2022.

“Continuamos a acreditar que o HFPA está comprometida com uma reforma significativa” (…) “No entanto, uma mudança desta magnitude exige tempo e trabalho, e sentimos que o HFPA precisa de tempo para fazê-lo da maneira certa. Como tal, a NBC não irá transmitir o Globo de Ouro de 2022. Supondo que a organização execute o seu plano, temos esperança de conseguir transmitir o programa em janeiro de 2023. “

Uma alternativa à televisão, serão certamente as redes sociais ou a HFPA poderá apresentar nomeados e vencedores dos Globos de Ouro 2022 através de um comunicado de imprensa. Tudo continua a ser um verdadeiro mistério, por isso ficaremos a aguardar mais novidades.

A temporada de prémios 2021/2022 começa na próxima semana, no dia 21 de outubro, quando forem anunciados os nomeados aos Gotham Awards. Na mesma data estreia nas salas portuguesas “Dune – Duna”, de Denis Villeneuve que promete ganhar impacto em termos de galardões. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1237 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *