Gmail termina para todas estas contas já amanhã
Daqui a poucas horas, a Google começa a apagar milhões de contas Gmail um pouco por todo o mundo.
A Google está a implementar uma nova política para eliminar contas Gmail inativas há mais de dois anos. Se tens uma conta que raramente utiliza mas também não a queres perder – seja qual for o motivo –, então deves agir de imediato para evitar que seja efetivamente alvo de exclusão.
Porém, não é só o Gmail que será afetado. Assim sendo, todos os dados associados à conta do Google Workspace (Docs, Drive, Meet, Calendário) e fotografias no Google Fotos também serão excluídos de forma permanente.
Quando acontece?
O processo de remoção começou em dezembro do ano passado e volta a acontecer também no último mês de 2024. A Google informou que dará avisos prévios aos utilizadores afetados, mas se não entrares na conta regularmente, pode não receber esses lembretes, a menos que tenha um e-mail de recuperação configurado.
Qual a razão para esta política?
“Estas contas são muitas vezes vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou mesmo malicioso, como spam”, explica Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos da Google.
Como não ficar sem conta no Gmail?
Para garantires que a tua conta permanece ativa, só tens de realizar as seguintes ações a cada dois anos:
- Enviar um e-mail no Gmail;
- Usar a Google Drive (guardar ou eliminar ficheiros);
- Instalar uma app da Google Play Store;
- Ver vídeos no YouTube com sessão iniciada na tua conta;
- Usar a pesquisa Google com sessão iniciada;
- Entrares num site com a tua conta Google.
Tens alguma conta Gmail nestas condições?