Bohemian Rhapsody e Assim Nasce Uma Estrela não são musicais

Indo contra tudo o que era esperado, tanto “Bohemian Rhapsody” como “Assim Nasce Uma Estrela” vão competir como dramas nos Globos de Ouro e não como musicais.

A categorização dos Globos de Ouro é sempre um assunto muito misterioso e controverso. Em certos anos, basta que um filme tenha um par de canções para ser considerado um musical, noutros temos comédias negras a serem considerados dramas. Normalmente, qualquer filme de prestígio que consiga, tenta ser categorizado como Comédia ou Musical pois, tradicionalmente, esta é uma categoria menos competitiva.

Este fenómeno deu origem a vitórias tão estranhas como “Perdido em Marte” a ganhar Melhor Filme Comédia ou Musical ou Michelle Williams a ser coroada Melhor Atriz numa Comédia ou Musical pela sua trágica prestação enquanto Marilyn Monroe no filme “A Minha Semana com Marilyn”. Tais eventos normalmente até resultam em piadas feitas pelos apresentadores durante a cerimónia.

Lady Gaga Assim Nasce uma Estrela Globos de Ouro
Lady Gaga já ganhou um Globo de Ouro no passado, para Melhor Atriz numa Minissérie ou Filme Televisivo.

Por isso mesmo, todos os peritos supunham que “Bohemian Rhapsody” e “Assim Nasce Uma Estrela” seriam considerados musicais. Afinal, uma biografia de Freddie Mercury cheia de cenas em concertos e um melodrama com Lady Gaga e mais de 17 canções originais certamente parecem cair na categoria de Musical. No entanto, ambos os projetos foram considerados dramas pelos seus estúdios e pela associação de críticos estrangeiros de Hollywood e assim vão competir nos Globos de Ouro.

Para fãs dos atores destes filmes, isto são péssimas notícias. Na categoria mais competitiva dos dramas, será muito mais difícil para Lady Gaga e Bradley Cooper ou Rami Malek triunfarem. Gaga, em particular, era a vencedora assegurada do Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Comédia ou Musical, mas agora terá de competir com nomes tão grandiosos como Glenn Close em “A Mulher”.

Lê Também:
75º Festival de Veneza (3) | ‘Assim Nasce Uma Estrela’: Amor e Música

Com isso dito, tal reviravolta, faz com que as categorias de comédias e musicais dos Globos de Ouro se tornem de repente muito mais interessantes. Afinal, quem é que agora ganhará o Globo de Ouro de Melhor Atriz? Talvez Emily Blunt como Mary Poppins ou Constance Wu pelo sucesso estrondoso de “Crazy Rich Asians”? Logo veremos quando a Awards Season chegar ao seu fulgurante rubro.

Fica atento ao nosso site para estares sempre a par das notícias sobre a temporada de prémios de cinema. Quem é que triunfará no fim? Mal podemos esperar por saber.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho, assim como um cinéfilo devoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *