Foto original de Cup of Couple, via Pexels

Google Fotos deixa utilizadores preocupados após descoberta surpreendente

O Google Fotos é utilizado por milhões de pessoas. No entanto, uma recente descoberta deixou alguns de pé atrás com questões de privacidade.

O Google Fotos é um serviço de excelência, mas há uma questão que tem deixado os utilizadores intrigados e até alarmados. Se usas este serviço, provavelmente também já deste conta daquilo que vamos aqui abordar.

Estamos a falar do facto de que as informações de localização aparecem nas fotos, mesmo que tenhas desativado a função de localização na aplicação e na câmera do smartphone. Como é que o Google obtém essas informações de localização se desativaste os dados de localização?

Lê Também:   Há três novos formatos de mensagens no WhatsApp

Ainda assim, o problema não está nas fotos em si. Geralmente, assume-se que o Google Fotos obtém a localização das fotos através dos metadados EXIF nas imagens. Em circunstâncias normais, é assim que funciona: uma foto contém informações de localização nos seus metadados EXIF e a aplicação pode lê-la.




COMO É QUE A GOOGLE CONSEGUE TER ACESSO À LOCALIZAÇÃO?

Google Fotos introduz funcionalidade muito pedida
Foto de Rubaitul Azad © Unsplash

Quando desativas a permissão de localização na câmara do teu telemóvel, estás a evitar que esta inclua os dados de localização do chip GPS do telemóvel nos metadados da foto. É fácil verificar os dados EXIF de uma foto em qualquer plataforma.

No entanto, mesmo que tenhas uma foto sem dados EXIF, a verdade é que o Google Fotos pode atribuir-lhe uma localização. Embora essa associação persistente possa não ser do teu agrado, o método pelo qual o Google o faz é bastante astuto.

A Google é capaz de “inferir” a localização. Para determinar onde uma foto foi tirada, a Google não depende necessariamente de informações de localização GPS altamente precisas. E o Google Lens é um exemplo perfeito das habilidades de reconhecimento da empresa.




GOOGLE LENS COMO EXEMPLO PERFEITO

Esta funcionalidade do Android 14 vai revolucionar o Google Fotos
Foto de Daniel Romero no © Unsplash

O Google Lens é capaz de reconhecer facilmente pontos de referência quando direcionado para eles. Assim, a Google aplica uma lógica semelhante para atribuir “Localizações Estimadas” às fotos.

Lê Também:   Google Play Store: 9 apps premium temporariamente de borla

Outro fator importante é o histórico de localização. Se ativaste essa função, a Google geralmente tem conhecimento da tua localização. Portanto, mesmo que o Google Fotos e a câmara não tenham permissão para aceder diretamente à tua localização, a Google pode obtê-la com recurso a outras aplicações, em dispositivos Android.

A identificação da localização de onde uma foto foi tirada torna-se relativamente fácil para a Google quando ela tem conhecimento de onde estavas estava no momento em que a fotografia foi tirada.




COMO DESATIVAR A LOCALIZAÇÃO ESTIMADA NO GOOGLE FOTOS

Google Photos
Foto original de Cup of Couple, via Pexels

Assim, boa notícia é que a funcionalidade que utilizava o histórico de localizações nas fotos era opcional e foi eliminada pela Google no ano passado. A funcionalidade “Localização Estimada”, que se baseia em pontos de referência visíveis para determinar a localização, é provavelmente a responsável. No entanto, podes desativá-la facilmente.

  • No Android: Definições > Privacidade > Opções de Localização;
  • No iPhone: Definições > Localização;
  • No computador: Procura a opção nas definições do Google Fotos.
Lê Também:   Há três novos formatos de mensagens no WhatsApp

Assim que fizeres esta alteração, pode ser necessário remover as localizações estimadas já associadas às tuas fotos. A Google, embora recolha uma enorme variedade de dados, incluindo informações de localização, oferece maneiras de controlar o histórico de localizações e até defini-lo para ser excluído automaticamente após um período de tempo específico.

Já conhecias esta opção?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *