Google Play Store vai eliminar estas aplicações já nos próximos dias
A Google Play Store vai sofrer profundas mudanças já no final do mês de agosto e há um (bastante) extenso rol de aplicações que vão deixar de ter lugar na loja virtual. Descobre o porquê desta decisão da empresa.
Sumário
- A Google prepara-se para implementar uma verdadeira revolução na sua Play Store e vai remover milhares de apps até ao final do mês;
- São aplicações de baixa qualidade e o objetivo, garante a empresa, é aumentar a segurança e a privacidade dos utilizadores;
- Porém, há muitas dúvidas sobre a exequibilidade desta medida já que está tudo a ser feito num curto espaço de tempo.
A Play Store da Google está a passar por profundas transformações que estão a gerar mais dúvidas do que certezas entre os utilizadores. Entre as alterações recentes, destacam-se as restrições mais rigorosas para o carregamento de APKs em lojas de terceiros e a possibilidade de as aplicações descarregadas lateralmente serem atualizadas diretamente pela Play Store. Além disso, a Google está a utilizar as localizações dos utilizadores para personalizar conteúdos.
Conforme dá conta a Forbes, uma das mudanças mais impactantes passará pela remoção de dezenas de milhares de aplicações de baixa qualidade da Play Store, prevista para acontecer já no final do presente mês de agosto. Embora apresentada como uma medida de controlo de qualidade, esta iniciativa visa principalmente aumentar a segurança e a privacidade dos utilizadores, eliminando aplicações mal concebidas que muitas vezes escondem malware e abusos de permissões.
Utilizadores desconfiam da ‘nova’ Play Store
Assim, a Google pretende que a Play Store seja um ambiente mais seguro. No entanto, enfrenta alguns desafios. A Samsung, por exemplo, pode não disponibilizar o Android 15 aos seus utilizadores tão cedo quanto se esperava, atrasando a chegada de importantes atualizações de segurança.
Apesar dos esforços da Google para centralizar e controlar o ecossistema Android, incluindo a facilitação de atualizações de aplicações carregadas lateralmente pela Play Store, os utilizadores ainda se questionam se estas mudanças irão realmente tornar a plataforma mais segura. A velocidade das transformações deixa incertezas sobre os resultados e sobre como os utilizadores irão reagir a esta nova realidade na Play Store.
Tens Android? Já tinhas tido conhecimento desta situação?
Já tinha reparado. Porquê?
Porque costumo usar uma aplicação referente a comboios, chamada de “Train Status”, a qual informou que havia uma actualização disponível mas que o download não podia ser feito através dela (Google Store).
Olá, Paulo,
Pode ser um dos casos que mencionamos no artigo. Questões de segurança que a Google está a ‘apertar’.