“Deixa-me orgulhoso”: Compositor de Gladiador 2 faz pedido ao mestre Hans Zimmer
O Compositor Harry Gregson-Williams pediu aprovação ao mentor Hans Zimmer para criar a banda sonora da sequela de “Gladiador”.
Sumário:
- A tão esperada sequela “Gladiador 2”, chega aos cinemas portugueses já no dia 14 de novembro;
- O compositor do primeiro filme foi Hans Zimmer, que foi nomeado para um Óscar com esta banda sonora. No entanto, Hans Zimmer não quis voltar para compor esta sequela;
- Harry Gregson-Williams é, então, o compositor de “Gladiador 2”. O antigo assistente de Hans Zimmer, pediu aprovação ao seu mentor para seguir em frente com o filme. A que o compositor respondeu: “Deixa-me orgulhoso”.
Hans Zimmer foi o compositor da banda sonora de “Gladiador”, que estreou no ano 2000. O aclamado compositor, que já venceu dois Óscares, com “O Rei Leão” e “Dune”, também esteve nomeado para os prémios da Academia com “Gladiador”. Não venceu nesse ano, mas o filme foi um grande sucesso, tendo levado para casa os Óscares de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Guarda Roupa, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
É já no dia 14 de novembro que estreia a sequela, “Gladiador 2”, com Pedro Pascal, Paul Mescal e Joseph Quinn. Ridley Scott volta a ser o realizador, mas Hans Zimmer recusou voltar a fazer a banda sonora.
O compositor contou à Curzon porque não aceitou regressar: “É muito simples. Eu já criei este mundo e acho que fiz bem. E tudo o que faria agora, seria tentar repetir-me, o que não quero fazer, ou ser massacrado por críticos que vão dizer que não o fiz tão bem como da primeira vez.
Quem sucedeu a Hans Zimmer como compositor de Gladiador 2?
O compositor de “Gladiador 2” será, então, Harry Gregson-Williams, que já foi assistente de Hans Zimmer. Durante o Deadline’s Sound & Screen event, em Los Angeles, no dia 1 de novembro, o compositor revelou que, assim que soube que ia trabalhar na sequela de “Gladiador”, ligou para o seu mentor, Hans Zimmer, para pedir a sua aprovação.
Harry Gregson-Williams revelou que perguntou a Hans Zimmer como se sentia sobre ser ele a compor a sequela de “Gladiador” e o seu mestre foi perentório em dizer-lhe, “deixa-me apenas orgulhoso. Força nisso!”.
Como homenagem ao compositor e ao filme, Harry Gregson-Williams irá usar algumas partes da banda sonora de Hans Zimmer, na sua composição, tal como contará com a ajuda da mesma vocalista que cantou em “Gladiador”, Lisa Gerrard.
Harry Gregson-Williams e Hans Zimmer podem vir a confrontar-se nos Óscares 2025, com os filmes “Gladiador 2” e “Blitz”. Em qual dos compositores apostas para vencer o prémio da Academia?