"Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2" | © Warner Bros

Harry Potter | Quem é o ator da saga com mais Óscares?

A saga “Harry Potter”, contando com os filmes centrados em Newt Scamander, é um dos grandes franchises cinematográficos do século XXI. Sabes quantos atores do seu elenco de luxo já conquistaram a glória dos Óscares?

Tal como fizemos com o Marvel Cinematc Universe, decidimos explorar a hierarquia dos Óscares dos atores que participam nos filmes baseados nos livros de J.K. Rowling. Afinal, apostamos que nem os maiores fãs destes filmes saberão, de cor, quais são os atores do franchise com mais Óscares. Aliás, alguns admitimos que até já nos tínhamos esquecido que um ou dois destes atores agraciou o ecrã nos filmes sobre o feiticeiro mais famoso do mundo.

Para englobar todo o franchise, incluímos também as obras com o título de “Monstros Fantásticos”. Outro pormenor a ter em consideração, é que contámos com todos os atores, mesmo aqueles que só tiveram direito a pequenos cameos. Contudo, sendo esta uma lista focada em atores, presumimos ser acertado não contar com honras dadas a membros do elenco que foram reconhecidos pelos Óscares fora das categorias dos atores.

Lê Também:
Os 10 piores vencedores do Óscar para Melhor Ator

Por isso mesmo, há duas importantes menções honrosas a assinalar. O grande comediante inglês John Cleese deu vida a Nick Quase-Sem-Cabeça nos primeiros dois filmes da saga e foi nomeado, em 1989, para Melhor Argumento Original por “Um Peixe Chamado Wanda”. Além de Cleese, também há o caso de Jonny Greenwood. O músico apareceu como parte da banda Weird Sisters no quinto filme e, no ano passada, conquistou a sua primeira nomeação por compor a banda-sonora de “Linha Fantasma”.

Sem mais demoras, aqui segue a nossa lista. Começamos com os atores que só têm uma ou duas nomeações e terminamos com o rei, ou rainha, desta saga segundo os Óscares.

17 de 18

EMMA THOMPSON

emma thompson harry potter oscares howards end
“Regresso a Howards End” | © Merchant Ivory Productions
  • Papel: Sybil Trelawney
  • Filmes do franchise em que entrou: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Harry Potter e a Ordem da Fénix (2007), Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 (2011)
  • Nº de Óscares ganhos (como atriz): 1, Melhor Atriz de 1992 por “Regresso a Howards End
  • Nº de nomeações adicionais: Melhor Atriz de 1993 por “Os Despojos do Dia”, Melhor Atriz Secundária de 1993 por “Em Nome do Pai”, Melhor Atriz de 1995 por “Sensibilidade e Bom Senso”
  • Informações adicionais: Também ganhou o Óscar para Melhor Argumento Adaptado de 1995 por “Sensibilidade e Bom Senso”, tornando-se na única pessoa a ter ganho Óscares tanto em categorias de atuação como de escrita.

17 de 18

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *