"Vingadores: Endgame" / "Black Panther" / "Thor: Ragnarok" | © NOS Audiovisuais

MARVEL | Quem é o ator do MCU com mais Óscares?

Para os seus filmes, a Marvel reuniu alguns dos melhores atores de Hollywood, incluindo vários nomeados e vencedores de Óscares. No meio deste elenco colossal, quem é o ator do MCU que mais conquistou a Academia de Hollywood?

O Marvel Cinematic Universe é uma coleção de bombásticos blockbusters, cheios de ação e melodrama entre heróis superpoderosos. Não são dramas de prestígio e muito menos o tipo de filme que normalmente conquista aos seus atores nomeações para os Óscares. Contudo, o casting destas megaproduções tem-se focado muito em atores respeitados, os melhores de Hollywood, incluindo muitos que nunca outrora tinham participado em projetos semelhantes.

O que queremos com isto dizer é que o MCU é muito provavelmente o franchise de Hollywood com mais nomeados e vencedores de Óscares no seu elenco. Desde o primeiro “Homem de Ferro” até aos projetos já anunciados para daqui a uns anos, a Marvel já recrutou mais de 50 atores nomeados para os prémios mais cobiçados de Hollywood. No total, o elenco coletivo de todos os filmes do franchise tem a seu nome 23 galardões e muitas mais nomeações.

Lê Também:
As 10 piores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz

Com isso em mente, ficámos curiosos em saber como será a hierarquia dos atores da Marvel segundo os Óscares. Quem é que tem mais nomeações, quem é que tem mais vitórias? Considerando tudo isto, quem é o verdadeiro rei dos Óscares entre os atores do MCU? Este artigo responde a essas perguntas.

Nesta galeria, poderás encontrar todos os atores nomeados para Óscares que já entraram num filme do MCU ou estão já confirmados para um dos projetos futuros. Começamos com aqueles que têm somente uma nomeação e acabamos com o ator da Marvel que a Academia de Hollywood mais adora, aquele com mais prémios e nomeações acumuladas. Basta seguires as setas para descobrires.

Lê Também:
De Supergirl a Captain Marvel | A História de super-heroínas no cinema

Para sermos exatos, investigámos os elencos de todos os filmes do MCU e colocámos aqui todos os atores nomeados para Óscares, mesmo aqueles que só têm cameos. No entanto, descartámos os elencos das séries de TV, pelo que não marcam aqui presença Sigourney Weaver, Brad Dourif, Lesley Ann Warren, Ruth Negga, Edward James Olmos, Janet McTeer, Mary Elizabeth Mastrantonio e Shoreh Agdashloo. Todos eles apareceram nas séries televisivas derivadas do MCU, mas não nos filmes.

Além disso, como esta é uma lista de atores, não contámos com os prémios que foram ganhos em categorias que não de atuação. Kumail Nanjiani, Taika Waititi, Julie Delpy e Jeff Goldblum já foram todos nomeados para Óscares, mas nunca pelo seu trabalho de ator, pelo que também não estão na lista.

Lê Também:
Marvel Cinematic Universe | Ranking oficial MHD

Sem mais demoras, aqui começa o ranking dos atores do MCU segundo os Óscares…

1 de 54

ROBERT REDFORD

oscares marvel robert redford
“The Sting” | © Universal Pictures
  • Filmes da Marvel em que entrou: Capitão América: O Soldado do Inverno (2014), Vingadores: Endgame (2019)
  • Papel no MCU: Alexander Pierce
  • Nº de Óscares ganhos (como ator): 0
  • Nº de nomeações: 1, Melhor Ator de 1973 por “A Golpada
  • Informações adicionais: Ganhou o Óscar para Melhor Realizador de 1980 por “Gente Vulgar”, assim como um Óscar Honorário pela sua carreira. Além disso, recebeu 2 nomeações adicionais em 1992 por realizar e produzir “Quizz Show”

1 de 54

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *