Hawkeye © 2021 Marvel Studios

Hawkeye | Os Easter Eggs da primeira temporada

Com o último episódio já na Disney+ está na hora de descobrir os segredos da série! Será que também reparaste nos Easter Eggs de Hawkeye?

É a última série Marvel Studios/Disney+ a estrear na plataforma de streaming neste ano de 2021 mas voltou a trazer um pouco dos Vingadores (aos pequenos ecrãs). “Hawkeye”, centrado em Clint Barton, apresentou-se com seis episódios e trouxe não só novas personagens para a MCU como um conjunto de Easter Eggs que os fãs do universo certamente terão apanhado ao longo da temporada.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

Mas, como sabemos que nem sempre é possível estarmos atentos a 100%, decidimos reunir num só artigo todos os Easter Eggs que descobrimos deste lado. Será que descobriste mais que nós?

NOTA: Daqui em diante existem SPOILERS da primeira temporada.

STANE TOWER

hawkeye kate bishop
©Marvel Studios

Logo no primeiro episódio, quando conhecemos Kate Bishop e a vemos num desafio em plena faculdade, temos o primeiro Easter Egg relacionado com outros filmes MCU – neste caso, com um vilão de “Homem de Ferro”. Kate procura tocar o sino da Torre de Sino de Universidade mais velha dos Estados Unidos e, num vislumbre do nome da mesma, uma placa confirma que ela foi reerguida em 2006 em honra de Obadiah Stane.

Agora, quem é Obadiah Stane perguntam vocês? Para os mais esquecidos, fica a nota – Obadiah foi um dos vilões da história de “Homem de Ferro”, o homem que traiu Tony Stark e que morreu enquanto procurava suplantar o super-herói. O seu aparecimento em termos de homenagem pode soar estranho mas a verdade é que a SHIELD nunca deixou que o público soubesse do seu alter-ego maléfico, sendo por isso ainda um nome respeitado na sociedade.



OS ESCRITORES DA MARVEL

Jeremy Renner Hailee Steinfeld
Clint Barton e Kate Bishop formam uma parceria improvável © 2021 Marvel Studios

Quando Kate procura um local low profile para servir de abrigo a Clint Barton (Hawkeye), vemos as campainhas de um prédio cheia de nomes aleatórios em fitas. Mas eles não são assim tão aleatórios! No meio deles estão Marcel Sosa, Seth Meyers, Glenn Danzig e Sam Moskowitz, todos eles escritores da Marvel Comics.

Este tipo de homenagem não é estranha à MCU já que a Marvel Studios sempre fez questão de incluir nos seus filmes e séries algumas nods aos que foram responsáveis pela criação e desenvolvimento das personagens favoritas dos fãs.



O FATO ‘CLÁSSICO’ DE HAWKEYE

hawkeye Marvel
A alusão ao roxo do fato original de Hawkeye está presente desde que Kate Bishop se apresenta sempre equipada com fatos dessa cor ©Marvel Studios

Ainda que não tenha aparecido em ‘carne e osso’, a série fez questão de aludir várias vezes à imagem de marca de Hawkeye, e de como a mesma influencia a percepção do público sobre o super-herói. Sempre pelo ponto de vista de Kate, que idolatra Clint Barton (e o seu alter ego digamos), durante a série vemos uma clara alusão ao fato clássico, considerado o original, do super-herói de arco e flecha.

Apresentado pela primeira vez em 1964, o fato aparece na série em forma de desenho, quando Kate procura mostrar uma nova ideia para o fato de Clinton. O fato, que originalmente é roxo vivo e azul, tem asas na máscara e um H na testa (de Hawkeye claro). A nod é apresentada de uma forma cómica, com Clint a ficar pouco impressionado pelo design do fato, dizendo que é muito flashy e que de certeza que a sua mulher o deixaria caso usasse algo do género alguma vez.




A PERSEGUIÇÃO E AS SETAS ESPECIAIS

Hawkeye Kate Bishop
A sequência de acção de carro com a Tracksuit Mafia é uma alusão a uma história da banda desenhada © 2021 Marvel Studios

Uma das sequências de acção mais emocionantes (e divertidas) de “Hawkeye” nesta temporada é a fuga de Kate e Clint ao grupo Tracksuit Mafia. Com uma perseguição de carros entre Echo, Kazi, o grupo todo e os dois arqueiros, há ainda espaço para explorar todo um leque de setas especiais que Clint Barton carrega com ele – desde setas explosivas, com líquidos esquisitos, de ganchos, entre muitas outras.

Este momento é em si muito semelhante a uma história de 2012, de Matt Fraction e David Aja, onde Kate e Clint são apresentados numa situação do género. Apesar de algumas diferenças, como Kate fazer a maior parte da condução em vez de Clint, a essência da sequência é a da história.




SLOAN, LTD NA MCU

Hawkeye
A mãe de Kate, Eleanor, pode ser o ponto de partida para um novo rumo da MCU © 2021 Marvel Studios

Apesar de poder ser um easter egg real, nada ainda foi confirmado – a não ser eventualmente pelos dois episódios finais – mas fica aqui a teoria. Sloan, Ltd é uma empresa referida ao longo da série, e que é apresentada como uma companhia de fachada que poderá estar envolvida em algo mais sinistro. Mas, apesar de haver várias personagens Sloan na MCU, acredita-se que aqui poderá ser a que está relacionada com Daredevil – já perceberam o porquê de referirmos que esta é uma boa teoria?

Jason Sloan é uma das personagens envolvidas na empresa de advogados Broderick, Sloan e Cranston, da storyline de Daredevil. Matt Murdock, que é na verdade Daredevil, junta-se à própria empresa, descobrindo que tem nos sócios verdadeiros vilões. Assim, a teoria é que esta Sloan, LTD pode ser um prenúncio dos planos futuros da MCU em trazer para este universo de séries e filmes a personagem de Daredevil, depois de ter estado alocada ao projecto de séries Marvel da Netflix.




OS DRAGÕES DE SHANG-CHI

Hawkeye
O momento em que Maya pergunta sobre dragões © 2021 Marvel Studios

“Hawkeye” apresentou não só Kate Bishop mas também uma nova vilã a este universo: Maya Lopez, aka Echo. Uma personagem que na banda desenhada surgiu em 1999, no mundo de Daredevil, tem aqui na nova série Disney+ uma história de fundo ligeiramente diferente, mas que a volta a ligar ao mundo de Kingpin no futuro.

Num dos momentos de origem de Maya, com recurso a flashbacks, a série opta por fazer uma referência a um dos novos super-heróis da MCU, Shang-Chi. Com uma história de metafóras onde os dragões são utilizados como referência, a pequena Maya pergunta ao seu pai sobre se estas criaturas são reais, ao que ele responde que sim, mas que vivem num outro mundo. Esta é uma alusão ao que aprendemos em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis“, onde percebemos que os dragões vivem de facto noutro plano.




O PODER DE MAYA

Hawkeye
Maya Lopez aka Echo © 2021 Marvel Studios

Ainda que Maya Lopez nunca tenha sido apresentada como Echo durante “Hawkeye”, os teasers lançados pela Marvel Studios confirmam que esta será a sua personagem, e que a estreia da série estará para breve. Com o alter ego de Echo, é aqui na série que também começamos a perceber o seu super poder: reflexos fotográficos. Maya/Echo tem a capacidade de replicar perfeitamente qualquer acção que veja, desde tocar instrumentos musicais, artes marciais e dança; tal é possível de ver através de flashbacks da personagem onde ela começa a aprender a lutar em pequena, e depois dentro do ringue já adulta.

Daí o nome de Echo – não estando necessariamente relacionado com a surdez, é a sua habilidade de criar ‘eco’ de todos os que a rodeiam ao imitar de forma perfeita.



A MEMÓRIA DO BLIP

Florence Pugh
Depois de “Black Widow”, Florence Pugh regressa como Yelena © 2021 Marvel Studios

Apesar de “Hawkeye” se situar já após o Blip, a série volta a repescar este momento, oferecendo um novo vislumbre sobre o que aconteceu pelo mundo nesse momento. Aqui, em vez de ser uma visão geral, o foco é o que aconteceu a Yelena Belova, a irmã de Natasha Romanoff, apresentada no recente filme a solo da “Viúva Negra”. Mas, se o flashback alude a um backstory sobre a Yelena e o que lhe aconteceu até chegar a Nova Iorque, como é que isto pode ser um easter egg?

A nossa teoria é que pode dar um pouco mais de contexto à personagem mas também fazer uma clara alusão à cena pós-crédito de “Viúva Negra”. Se bem se lembram, foi nesse filme que vimos Yelena a ser abordada por Val (Julia Louis-Dreyfus) e foi o momento em que percebemos que poderia haver ligação com Hawkeye. Val procurou recrutar Yelena para a sua força de “elite”, aliciando-a com a nota que sabia quem era o responsável pela morte da irmã (neste caso apontou as culpas para Clint Barton/Hawkeye). Mas, com esta série, o que percebemos é que afinal Yelena poderá não se juntar a este grupo já que a sua missão contra Hawkeye vem de Eleanor Bishop e não de outra entidade (pelo menos é o que nos é dito).




INCLUSÃO DE PYM E ANTMAN

Jeremy Renner
Hawkeye dá-nos um vislumbre sobre as setas especiais que sempre vimos em acção nos outros filmes © 2021 Marvel Studios

Com várias setas especiais a serem conhecidas ao longo da temporada, é no último episódio que vemos algumas delas com referências a outros super-heróis da MCU. Para além de gadgets Stark que são adaptados às setas, o mais notável é no entanto um gadget Pym, relativo ao universo de Ant-Man. O gadget incorporado na seta de Hawkeye tem a tecnologia de encolhimento e podemos vê-la em uso pleno durante o confronto final de Hawkeye e Kate contra a Tracksuit Mafia. E no final, se bem se lembrarem, há até referência a Scott (Ant-Man), relativamente aos efeitos do uso da seta. Mas fica a nota: a tecnologia da seta não é de Scott mas de Hank Pym, a mente por detrás do processo de encolhimento.



O MISTERIOSO RELÓGIO

Linda Cardellini
O maior easter egg (e questão) de “Hawkeye” está na verdade relacionado com a SHIELD e Laura Barton © 2021 Marvel Studios

É o último easter egg e sem dúvida o maior e mais intrigante de todos – e talvez a porta para uma segunda temporada, ou até mesmo um novo spin-off! Desde o início da temporada que é referida a procura por um relógio Rolex vintage, aparentemente uma peça desaparecida do complexo dos Vingadores e que detém em si um grande segredo. Como Clint Barton refere numa chamada com Laura, a sua mulher, o relógio tem em si um segredo que revela a verdadeira identidade de alguém que lhe é próximo, e que pode mudar muita coisa.

Finalmente recuperado no último episódio, é exactamente nas últimas cenas da temporada que percebemos do que se trata. O relógio vintage tem no seu verso o símbolo da SHIELD e o número 19, e Clint refere que a Laura que ela deve começar a guardar melhor os seus pertences. Estão a acompanhar até aqui? Então vejam porque este relógio pode ser mesmo importante.

Com a alusão que este relógio é de facto de Laura, e seguindo a premissa que esconde uma identidade, este objecto parece indicar que Laura Barton é na verdade a Agente 19 da SHIELD. Para os fãs da Marvel Comics, a Agente 19 é também conhecida como “Mockingbird”, uma personagem que apareceu várias vezes ao lado de Hawkeye e que desenvolveu um romance com o super herói. Exacto, isso mesmo! Laura pode afinal ser também uma super agente, embora ninguém da Marvel Studios se tenha pronunciado ainda sobre esta teoria, esta cena em particular ou eventuais projectos futuros com Linda Cardellini. Outra hipótese é que a personagem de Laura Barton possa estar a ser preparada para ser introduzida na nova série “Secret Invasion“.

O que se sabe é que a personagem da Agente 19 não é totalmente desconhecida aos dias de hoje, tendo sido já apresentada em “Agentes da S.H.I.E.L.D.” com Adrianne Palicki no papel. No entanto nunca foi apresentada como Mockingbird e, conhecendo os possíveis contornos da MCU, há sempre espaço para se avançar com a história e com uma nova cara.

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3096 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.