Hayao Miyazaki revela o título do seu último filme

O aclamado realizador japonês, Hayao Miyazaki, revelou o título daquele que será o seu último filme, Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (How Do You Live?).

Miyazaki deu o nome ao filme da obra de Genzaburō Yoshino com o mesmo nome. Acrescentou ainda que o referido livro tem bastante importância para o protagonista do seu filme. O llivro de Yoshino conta a história de um homem chamado Koperu e do seu tio e, através do crescimento espiritual de Koperu, aborda a questão de como viver enquanto ser humano. O último filme de Miyazaki, intitulado The Wind Rises (2013), foi também baseado numa obra literária, de Tatsuo Hori, The Wind Has Risen (Kaze Tachinu).

O mestre da animação japonesa manifestou o seu desejo de fazer uma nova longa-metragem animada após ter trabalhado na curta-metragem “Kemushi no Boro”, para o Museu Ghibli. Insatisfeito com o projecto, rapidamente fez uma proposta para um novo filme em Agosto de 2016. E, apesar de não ter recebido de imediato luz verde para avançar, começou a trabalhar de imediato no projecto, e foi em Abril deste ano que foi revelado por um dos produtores do Estúdio Ghibli que Miyazaki estaria a trabalhar nos storyboards desde Julho do ano passado.

Hayao Miyazaki, Estúdio Ghibli

Lê Também:
As adaptações live-action mais antecipadas pelos japoneses

 

Em Maio o Estúdio começou então o processo de recrutamento de animadores, por um período estimado de 3 anos, mas que estaria então sujeito a alterações e extensões, a começar no dia 1 de Outubro.

Com os Estúdios Ghibli, Miyazaki liderou produções como  “Laputa: Castelo no Céu”, “O meu vizinho Totoro”, “Kiki – A Aprendiz de Feiticeira, “Porco Rosso”, “Princesa Mononoke”, “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Andante”, “Ponyo” e, mais recentemente “As Asas do Vento”.

“A Viagem de Chihiro” permanece como o filme com maior êxito de sempre na bilheteira japonesa, 15 anos após a sua estreia e, ganhou em 2003 o Óscar de Melhor filme animado.

Mas a pergunta que não quer calar é: será mesmo este o último filme de Miyazaki?

 

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Alexandra Brito

Estudante de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Seriéfila compulsiva nos tempos livres, com predilecção por tudo o que envolva fantasia e/ou o sobrenatural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *