The Dale | © HBO Portugal

HBO Portugal apresenta “The Lady and the Dale”

A HBO Portugal apresenta “The Lady and the Dale”, uma série sobre Elizabeth Carmichael, mulher de negócios transgénero, e o seu automóvel revolucionário.

Uma série produzida pelos irmãos vencedores de Emmy, Mark e Jay Duplass (“Room 104“), “The Lady and The Dale” é a nova série documental da HBO Portugal. Com estreia em exclusivo na plataforma já no próximo dia 1 de fevereiro, a produção está dividida em quatro partes. O documentário é realizado por Nick Cammilleri e Zachary Drucker, e os episódios serão exibidos semanalmente.

“The Lady and the Dale” conta a ousada história de Elizabeth Carmichael, uma empresária transgénero que, com uma história improvável, ganhou fama e careira durante a crise do petróleo de 1970, através da promoção de The Dale, um veículo de três rodas com eficiência energética.

Lê Também:
HBO Portugal apresenta documentário de Tiger Woods

Pela sua postura social na promoção do negócio, Liz viu a sua vida pessoal ser alvo de severo escrutínio público, abrindo a suspeita para uma teia de mistério sobre a tecnologia automóvel do seu projecto e várias dúvidas sobre o seu passado. Considerada uma mulher inovadora, destemida e astuta, extraordinariamente resistente e uma mãe dedicada, “The Lady and the Dale” é uma visão profunda de quem foi Elizabeth Carmichael e qual a sua verdadeira identidade e ser dentro da sua família.

Casada com Vivian Barrett, e com cinco filhos, fugiu à lei durante anos, por viver uma vida de crime. Iniciou a sua transição em 1966 e foi então nos anos 70, com uma identidade renovada e um passado ocultado, que Liz Charmichael fundou a 20th Century Motor Car Company, o negócio do qual surgiria The Dale, o carro que seria o mais importante desde o Ford T e que iria desafiar o controlo rígido de Detroit sobre a indústria automobilística.

HBO Portugal
Liz Charmichael e os seus filhos | © HBO Portugal

Com o foco no novo negócio, e suspeitando-se de actividades duvidosas da empresa de Liz, a empresária começou a ser alvo de escrutínio pessoal e profissional. Presa por fraude e violações do código de negócios, Carmichael começou a ascender no mundo automóvel mas rapidamente caiu, sem nunca ver o The Dale chegar às ruas. O seu julgamento tornou-se mediático, tanto pela sua identidade transgénero como pelo seu projecto The Dale, mas também pela empresária procurar ir contra os preconceitos da época.

“The Lady and the Dale” utiliza uma técnica de combinação de material de arquivo com colagens de fotografias e animação para ilustrar as experiências de Liz Carmichael. Com recurso a gravações de áudio e entrevistas, a visão da vida desta mulher é dada pelos seus filhos, netos, jornalistas, advogados, inspectores e funcionários da 20th Century Motor Car Company. A par disso, o documentário oferece um contexto histórico e legal através dos olhos da historiadora Susan Stryker, a teórica de género e meios de comunicação, Sandy Stone, e a defensora criminal, Mia Yamamoto.

TRAILER | THE LADY AND THE DALE ESTREIA NA HBO PORTUGAL

Tens acompanhado as estreias de documentários na HBO Portugal?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2433 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.