Crédito editorial: Kathy Hutchins / Shutterstock.com

História dos Óscares | E tudo levou a estatueta dourada…

[tps_header]

Ao longo dos anos os Óscares têm acumulado histórias, curiosidades e recordes. Sabias que algumas estatuetas estão de facto perdidas aos dias de hoje?

Sim, parece mentira mas é bem verdade. Apesar dos Óscares serem o culminar da temporada de prémios em Hollywood, e de para muitos actores, actrizes, produtores, designers, etc, serem um dos grandes objectivos da sua carreira, há quem não os consiga manter debaixo de olho.

No âmbito da história dos Óscares, a MHD investigou onde estão as estatuetas douradas dos vencedores ou, neste caso, onde é que não estão. Até ao momento são 12 casos que conhecemos onde a famosa estatueta dourada foi ora roubada, ora destruída ou se tornou simplesmente uma miragem do passado já que se encontra desaparecida. Conhece estes peculiares casos.

[/tps_header]

BING CROSBY

História dos Óscares
Bing Crosby, “Going My Way” © Paramount Pictures

Vencedor do Óscar de Melhor Actor Principal por “Going My Way”, em 1945

Após a sua morte, o Óscar de Bing Crosby foi entregue à Universidade Gonzaga em Spokane, Washington, e o seu lugar estava certo numa montra de exposição da biblioteca do estabelecimento de ensino. Certo dia, em 1972, os visitantes repararam que o Óscar havia desaparecido e em seu lugar estava uma estatueta do Rato Mickey. A estatueta dourada foi no entanto recuperada uma semana depois, na capela da Universidade, e com a nota que não tinha passado de uma partida.




FRANCES MCDORMAND

Frances McDormand
“Três Cartazes à Beira da Estrada” |©20th Century

Vencedora do Óscar de Melhor Actriz Principal por “Três Cartazes à Beira da Estrada“, em 2018

Num caso de “roubado e achado”, Frances McDormand perdeu durante algum tempo o Óscar conquistado pela sua performance em “Três Cartazes à Beira da Estrada”. Ao que consta, a estatueta dourada terá sido roubada por um homem chamado Terry Bryant, anfitrião da elite de Hollywood, jornalista de entretenimento, actor e DJ. Bryant foi acusado de roubar o Óscar de Frances depois de uma after party dos Óscares, e sabendo-se que publicou um vídeo no Facebook com um Óscar afirmando que era seu. No entanto, em 2019, as acusações contra ele foram retiradas por um tribunal de Los Angeles e segundo o publicista da actriz, Frances e o seu Óscar já tiveram a esperada reunião de reencontro.



GONE WITH THE WIND

E Tudo o Vento Levou
Gone with the Wind © MGM

Vencedor de 10 Óscares, incluindo o de Melhor Filme, em 1940

Um dos títulos mais icónicos de Hollywood, “Gone With the Wind” conquistou um total de 10 estatuetas douradas na cerimónia de 1940. Mas, conta a história que, por motivos ainda por explicar, Michael Jackson pagou cerca de 1,5 milhões de dólares em 1999 pela estatueta dourada de Melhor Filme de “Gone with the Wind”, ao produtor David O Selznick. Quando Michael Jackson morreu em 2009, os executores da sua fortuna/herança não encontraram o prémio em nenhuma das suas propriedades. Até aos dias de hoje este permanece desaparecido.



HATTIE MCDANIEL

História dos Óscares
Vivien Leigh e Hattie McDaniel também levaram os seus Óscares para casa por “Gone with the Wind” | © 2011 Silver Screen Collection

Vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária por “Gone with the Wind”, em 1940

A primeira afro-americana vencedora de um Óscar, Hattie McDaniel decidiu deixar o seu prémio à Howard University no seu testamento. Colocado numa montra de exposição, o prémio terá desaparecido algures na década de 60 e até aos dias de hoje ainda se especula por onde poderá andar; existem várias teorias sobre o que lhe aconteceu como, por exemplo, ter sido lançado ao rio durante protestos de Direitos Civis na universidade, como forma de protesto por Hattie ter ganho o Óscar por interpretar uma empregada.



JARED LETO

Jared Leto em "O Clube de Dallas" | © 2013 Focus Features, LLC.
Jared Leto em “Dallas Buyers Club” | © 2013 Focus Features, LLC.

Vencedora do Óscar de Melhor Actor Secundário por “Dallas Buyers Club“, em 2014

O prémio foi ganho em 2014 mas foi em 2021 que Jared Leto revelou não ver o seu próprio Óscar há cerca de 3 anos. Numa entrevista com James Corden o actor afirmou que já muitos procuraram pela estatueta dourada mas que não sabem realmente do seu paradeiro, deixando no ar a possibilidade de ter sido roubado. Até hoje não se sabe se Leto já recuperou o Óscar.



KARL FREUND

História dos Óscares
“The Good Earth” valeu um Óscar a Karl Freund © MGM

Vencedor do Óscar de Melhor Fotografia por “The Good Earth”, em 1938

Cinematográfo aclamado, Karl Freund ganhou o Óscar por “The Good Earth”; mantendo o prémio junto a si, o mesmo apenas desapareceu seis anos após a sua morte, em 1975, quando foi roubado num assalto à casa do seu genro. Esteve fora do radar por 15 anos, até o genro de Freund descobrir a estatueta à venda num jornal de Los Angeles por 20,000 dólares. A polícia de Chicago conseguiu encontrar o vendedor, que afirmou ter recebido o Óscar de um amigo como uma garantia por um empréstimo. Sem se conseguir identificar de onde teria vindo o Óscar, o mesmo acabou por voltar para a família de Freund.



MARGARET O’BRIEN

História dos Óscares
Margaret O’Brien em “Meet Me In St Louis” © MGM

Vencedora de um Juvenile Óscar por “Meet Me in St Louis”, em 1945

Estrela infantil, Margaret O’Brien ganhou um Óscar em 1945 mas rapidamente foi roubada pouco tempo depois. Segundo Margaret, o Óscar desapareceu depois de uma empregada da sua família ter levado o mesmo para limpar, sem nunca o ter devolvido. A Academia acabou por dar uma nova estatueta à actriz mas a mesma nunca perdeu a esperança de encontrar o Óscar original, tendo procurado por ele em feiras de antiguidades e leilões. Em 1995 recebeu finalmente o alerta que o Óscar havia sido encontrado: a antiga empregada deu o prémio aos seus filhos, que anos mais tarde decidiram colocá-lo a leilão, algo que alertou a Academia (os Óscares apenas podem ir a leilão após autorização da Academia). O desaparecimento e devolução do prémio estendeu-se por 50 anos.



MATT DAMON

Good Will Hunting
Ben Affleck e Matt Damon ganharam o Óscar em conjunto © 1997 Miramax Pictures

Vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original por “Good Will Hunting”, em 1998

Ainda que não tenha sido em representação, Matt Damon já conta com um Óscar no currículo… mas não na mão ou em sua casa. O actor confirmou em 2007 que não sabe do paradeiro da estatueta dourada desde que o seu apartamento em Nova Iorque teve uma inundação; desde esse acontecimento o actor não sabe do paradeiro, não sendo claro como desapareceu ou por quem poderá ter sido levado.



OLYMPIA DUKAKIS

Olympia Dukakis
Olympia Dukakis em “Moonstruck” © 1987 – MGM

Vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária por “Moonstruck”, em 1988

Olympia Dukakis mantinha os seus prémios na sua cozinha mas, apesar de várias estatuetas, incluindo Golden Globe, apenas o Óscar lhe foi roubado de sua casa. O ladrão, que fora muito selectivo, acabo.por entrar em contacto com o filho da actriz para oferecer o Óscar de volta em troca de um saco cheio de dinheiro. Apesar da polícia ter sido envolvida não se conseguiu avançar com a operação de ‘resgate’ e Dukakis optou por pagar 78$ à Academia para lhe darem um novo Óscar.




VIVIEN LEIGH

História dos Óscares
Vivien Leigh em “A Streetcar Named Desire” © 1951 – Warner Bros. All rights reserved.

Vencedora do Óscar de Melhor Actriz Principal por “A Streetcar Named Desire”, em 1952

Por “A Streetcar Named Desire” Vivien Leigh não marcou presença na cerimónia dos Óscares de 1952, mas aceitou o mesmo alguns meses mais tarde numa cerimónia mais pequena, perto da sua casa de Londres. A sua casa acabaria por ser assaltada, tendo-lhe desaparecido roupas, os talheres de prata e o seu mais recente Óscar. A estatueta original nunca foi recuperada mas a Academia substituiu-a poucas semanas após o roubo.



WHOOPI GOLDBERG

Whoopi Goldberg
Ghost © Paramount Pictures

Vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária por “Ghost”, em 1991

Uma década após ter conquistado o Óscar de Melhor Actriz Secundária, Whoopi Goldberg decidiu enviar novamente a estatueta dourada para a Academia para que pudesse ser polida. A encomenda de Nova Iorque para Los Angeles chegou segura e intacta mas o envio que a Academia fez para a limpeza em Chicago chegou vazio – a encomenda fora aberta e levaram o Óscar de Whoopi. Dias depois o Óscar apareceu num caixote de um aeroporto da Califórnia e foi devolvido à actriz.

[tps_footer]

Já tinhas ouvido falar nalgum destes casos? Conseguirias manter o teu Óscar seguro ou irias cair nesta lista?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *