HISTÓRIA emite ESPECIAL 11 DE SETEMBRO

 

A 11 de setembro completam-se 11 anos do maior atentado terrorista da história. Quase 3.000 mortos e mais de 6.000 feridos foi o balanço oficial de vítimas desse trágico dia. HISTÓRIA oferece-lhe um especial de programação que analisa diversos aspetos do antes, durante e depois do ataque. Os protagonistas, o ataque, a reação da sociedade americana e o impacto nas nossas vidas de um atentado que, pela primeira e única vez na história, foi visto e narrado em direto em todo o mundo.

 

TERÇA NEGRA EM BAGDADE

Depois da invasão do Iraque, todo o mundo esperava atentados contra instituições estado-unidenses, mas ninguém pensou que as pessoas da ONU seriam o alvo dos terroristas. Não tentavam estas pessoas devolver a soberania do Iraque ao seu povo? Será que os terroristas ignoraram a sua própria história? Este programa emocionante tenta elucidar sobre o contexto deste ataque contra a difícil missão das Nações Unidas no Iraque. Além disso, contempla-se a investigação posterior, e finalmente, convida-nos a refletir sobre o papel da ONU na política mundial de hoje.

Sábado 8 às 20:20h. Domingo 9 às 03:35h, 08:35h e às 13:35h.

 

AYMAN AL-ZAWAHIRI, O PORTA-VOZ DA AL-QAEDA

Cirurgião, mentor e doutor de Osama Bin Laden, com a morte deste tornou-se no seu sucessor, tomando o controlo do grupo terrorista Al Qaeda. Em 1998, fundiu formalmente a Yihad Islâmica Egípcia com a Al-Qaeda. Os Estados Unidos acusaram-no dos atentados nas embaixadas norte-americanas em África em 1998, e está condenado à morte no Egipto pelo massacre de 62 turistas estrangeiros em Luxor. Após a invasão dos Estados Unidos no Afeganistão, desconhece-se o seu paradeiro, embora se pense que se encontra nas áreas tribais do Paquistão com Osama Bin Laden. Em Janeiro de 2006, a CIA lançou um ataque aéreo contra um povo onde se pensava que estava e ficou claro que os relatórios posteriores sobre a sua morte foram exagerados, já que 17 dias mais tarde apareceu ileso numa das suas habituais mensagens de vídeo que foram emitidas por todo o planeta.

Sábado 8 às 21:10h. Domingo 9 às 04:30h, 09:30h e às 14:30h.

 

MEMÓRIA DO 11 DE SETEMBRO

A única estrutura na Zona Zero que será finalizada para o 10º aniversário do 11 de setembro é o “National September 11 Memorial”. Situado nas ruínas das Torres Gémeas, duas cascatas de 10 metros cairão até debaixo da superfície. As duas praças estarão rodeadas de um parapeito de bronze com os nomes das quase 3.000 pessoas que perderam a vida no 11 de Setembro e também no atentado de 1993. Um bosque com centenas de carvalhos formará um parque ao seu redor. No programa irá guiar-nos o arquiteto Michael Arad e um dos fabricantes, Chris Powers, e descrever-nos-ão o processo de desenhar o espaço a que também chamam “A ausência refletida”. De todas as estruturas que integrarão o novo World Trade Center, o “National September 11 Memorial” é o que melhor comemorará a tragédia.

Sábado 8 às 22:00h. Domingo 9 às 05:20h, 10:20h e às 15:15h.

Segunda-feira 10 às 22:00h. Terça- feira 11 às 04:40h, 11:55 e às 16:10h.

 

SOBREVIVI AO 11 DE SETEMBRO

Três cidadãos espanhóis e um português relatam-nos como viveram os trágicos atentados do 11 de setembro. Luis Rojas Marcos, nascido em Sevilha, psiquiatra, autor famoso e presidente executivo do Sistema de Saúde e Hospitais Públicos de Nova Iorque, conta-nos como se encontrava no World Trade Center quando caiu a primeira torre. Ninguém melhor que ele para relatar-nos, na sua condição de psiquiatra e devido ao cargo que ocupava, o impacto que os atentados tiveram nos cidadãos. Javier Ortega, cozinheiro de Donostia que vivia em frente às torres, fala-nos daquele dia e da difícil época posterior; por sua vez, José Salgado, emigrado nos Estados Unidos desde os 4 anos, trabalhava no World Trade Center e conseguiu salvar a vida fugindo pelas escadas abaixo, apesar de alguns dos seus colegas morrerem. Por último, Joaquim Silva, um carpinteiro português, encontrava-se nas Torres Gémeas no momento do impacto. Todos eles, como outras pessoas que estavam em Nova Iorque naquele dia, felizmente sobreviveram ao 11 de setembro.

Este documentário foi produzido e cedido por BIO.

Sábado 8 às 22:45h. Domingo 9 às 06:05h, 11:10h e às 16:05h.

 

DEZ FORMAS DE MATAR BIN LADEN

Osama Bin Laden, o “homem mais procurado” da História, foi alvo de numerosos ataques para acabar com a sua vida, o último, finalmente conseguiu o seu objetivo. Osama Bin Laden foi assassinado a 2 de maio de 2011. Este programa relata as missões de “busca e destruição” mais importantes que foram levadas a cabo para acabar com a vida do mentor do 11 de Setembro. Este especial descreve, com grande pormenor, estas operações, graças às declarações de agentes da CIA, das Forças Especiais e de representantes do governo dos EUA. A acção é apresentada no ecrã a partir de arquivos do Exército dos Estados Unidos (algumas imagens foram filmadas pelos próprios Serviços Especiais), vídeos de missões militares actuais, análises de combates através de imagens geradas por computador e recriações. O top ten destas missões incluía a participação de facções locais na captura ou assassinato de Bin Laden, lançamento de mísseis, ataques com aviões furtivos, assassinos contratados pela CIA, invasões, bombas para destruir cavernas, comandos de Forças Especiais, aviões teledirigidos e ataques relâmpago.

Domingo 9 às 20:20h. Segunda- feira 10 às 03:45h, 08:45h, e às 13:35h.

 

11 DE SETEMBRO, OS DIAS SEGUINTES

Já passaram dez anos desde que a idade do terror começou a sério. O momento em que as Torres Gémeas caíram anunciou um marco histórico de proporções gigantescas. Desde então nunca é demais dizer que o 11 de Setembro “mudou tudo” e que “nada voltaria a ser o mesmo.” As mudanças foram culturais, sociológicas, intelectuais, emocionais e psicológicas, não só em Nova Iorque, mas em todo o mundo. Este programa baseia-se no formato estabelecido por 102 minutos que mudaram os EUA, com material audiovisual de arquivo exclusivo montado sem narração nem entrevistas. O resultado é um olhar autêntico e honesto do que aconteceu depois da tragédia, uma história sobre a vida num mundo mudado.

Domingo 9 às 22:00h. Segunda- feira 10 às 05:25h, 10:20h e às 15:15h.

Terça- feira 11 às 22:15 h. Quarta- feira 12 às 04:55h, 12:00h e às 15:20h.

 

COMO VIVEMOS O 11 DE SETEMBRO

A 11 de Setembro de 2001 dois aviões colidiram com as torres gémeas do World Trade Center em Nova Iorque. Imediatamente os meios de comunicação do mundo inteiro fizeram eco dos acontecimentos relatando a tragédia minuto a minuto. Foi o primeiro atentado terrorista da história emitido em direto. Ao completar-se o décimo aniversário deste trágico acontecimento reviveremos os factos a partir de testemunhas e jornalistas do panorama informativo espanhol e português: Onde estavam naquele momento? Quais as suas sensações e como o viveram?

Segunda- feira 10 às 22:45h. Terça- feira 11 às 05:25h, 10:25h e às 12:45h.

 

11 DE SETEMBRO, 10 ANOS DEPOIS

Há dez anos, as vidas de todas as pessoas afetadas pela catástrofe do 11 de Setembro, mudaram para sempre. Contamos a história da reconstrução da Zona Zero através de cinco pessoas ligadas pessoalmente aos trágicos acontecimentos. Desde o operário que perdeu o seu irmão e, na busca pelos seus restos,

comprometeu-se a trabalhar até que o sítio estivesse completamente novo, até ao promotor imobiliário que escapa da morte e agora vive com a obsessão de reconstruir. Trata-se de poderosas histórias individuais, de uma transformação, desde a desgraça à esperança. Já não é o centro do horror. Agora a Zona Zero, transformou-se num próspero centro de engenho, vitalidade e otimismo.

Terça- feira 11 às 22:00h. Quarta- feira 12 às 04:40h.