HISTÓRIA em julho | Os destaques do mês
[tps_header]
Em julho o Canal História volta ao Inexplicável, com William Shatner, mas viaja no tempo para descobrir mistérios do universo, Big Bang e dinossauros.
“O Inexplicável” continua a ser um dos destaques do Canal História em julho mas o mês vai estar recheado de novidades. Desde explorar a história do universo, no mínimo tempo possível, às suas origens de “Big Bang”, e até ao desvendar de teorias sobre o desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos, desafiamos-vos a espreitar os destaques do mês do canal!
[/tps_header]
O PRIMEIRO APOCALIPSE
Um documentário especial, “O Primeiro Apocalipse” estreia no Canal História a meio de julho, e faz uma viagem até 65 milhões de anos atrás, quando os dinossauros desapareceram da superfície da Terra.
Ao longo da história, surgiram múltiplas teorias para explicar o fenómeno. A crença das últimas três décadas é que se deveu ao impacto de um asteróide sobre o México . Na actualidade, alguns cientistas sustêm que um vulcão gigante da Índia, unido a outros factores meio ambientais, foi o culpado pela extinção. De qualquer forma, muitos especialistas estão de acordo em que o desaparecimento dos dinossauros não pôde dever-se a um impacto isolado; de facto, acredita -se que uma complexa mistura de elementos terminou num final fatídico que levava milhares de anos a preparar-se. Como podemos aprender com a desgraça dos dinossauros, e em que medida pode o nosso próprio destino estar ligado ao seu?
QUANDO: quarta-feira, 15 de julho, às 22h15
FORJADO NO FOGO
Um clássico do Canal História, “Forjado no Fogo” terá novos episódios em julho. Os melhores fabricantes de armas brancas do país competem para construir tudo desde machados de guerra Vikings a espadas de samurais ou punhais índios.
Haverá armas e concorrentes novos todas as semanas, e as criações serão sujeitas a provas extraordinárias. Cada desafio centra-se no fabrico de um componente da arma. Avaliados por um painel de peritos em armas irrepreensível, a corrida para criar a arma escolhida de cada episódio é uma viagem pela história das armas com os limites de tempo dignos de uma ‘Missão Impossível’ com um final explosivo.
QUANDO: terças-feiras, às 22h15
BIG BANG
O universo começou com uma luminosa e violenta explosão que mergulhou tudo no caos. Desde então, os nossos grandes pensadores têm tentado estudar esse caos para encontrar a ordem, a lógica e as respostas às questões da nossa origem. Aprendemos a decifrar as pistas cósmicas de como chegamos a existir, avançando passo a passo, de revelação em revelação.
Durante o “Big Bang” saberemos como várias culturas acreditam de que forma começou o mundo e como acabará tudo… e o que virá depois. E ainda, com a utilização de extraordinários gráficos gerados por computador recriaremos o espectacular momento em que tudo começou. Em resumo, este documentário excepcional expõe uma das grandes perguntas da história: Onde começou tudo?
QUANDO: quarta-feira, 22 de julho, às 22h15
O INEXPLICÁVEL
Em julho, o Canal História estreia em exclusivo novos episódios de “O Inexplicável”, uma série em que se exploram os mistérios mais fascinantes, estranhos e indecifráveis do mundo. Apresentado e produzido pelo actor vencedor de um Globo de Ouro e de um Emmy William Shatner (“O Caminho das Estrelas”), cada episódio contará com a valiosa participação de cientistas, historiadores e testemunhas em primeira mão que tentarão esclarecer-nos sobre como pode acontecer algo aparentemente impossível.
QUANDO: domingos, às 22h15
A HISTÓRIA DO UNIVERSO EM DUAS HORAS
QUANDO: quarta-feira, 29 de julho, às 22h15
“A História do Universo em duas Horas” conta-nos, através de infografias, os espantosos 14.000 milhões de anos de história do nosso universo em duas horas. Trata-se de uma intensa viagem desde o começo dos tempos até ao momento presente, durante o qual paramos para analisar instantes críticos, momentos históricos e ligações extraordinárias entre o passado remoto e a nossa vida diária. Partindo de uma disciplina académica emergente conhecida como grande história, os produtores do programa derrubam as barreiras tradicionais que existem entre a ciência e a História para mostrar como a astrofísica, a química, a biologia, a paleontologia, a antropologia e todas as etapas da História podem em realidade se fundir num único relato.
É uma visão trepidante que abarca desde a formação da Terra e o nascimento da vida até ao avanço do homem e o desenvolvimento da civilização. De zero a 14.000 milhões de anos em 120 minutos!
[tps_footer]
Qual o tipo de programas que costumas acompanhar no História?
[/tps_footer]