Truth And Lies © Canal História

HISTÓRIA | Os destaques de dezembro

Para fechar o ano de 2022 o Canal História mergulha num ano de guerra mundial, em teorias de maldições apocalípticas, fake news e vícios transformadores.

Passando por vários continentes neste mês de dezembro, o Canal História vai recorrer a cientistas para descobrir como é que alguns fenómenos naturais aconteceram e como é que a sociedade os interpretou mais como maldições apocalípticas que ficaram como mitos ao longo dos anos. Além disso, a programação irá explorar uma vez mais um dos anos mais decisivos de uma guerra mundial, investigar a fundo como é que as verdades e as mentiras influenciam a população e os seus comportamentos ao longo dos anos. Além disso, a série sobre eventos que mudaram o mundo está de volta com um novo tema: vícios.

Fica a par das grandes estreias exclusivas que vão fechar o ano de 2022.

Lê Também:   Canal História apresenta O Dia Que Abalou o Pensamento

MALDIÇÕES APOCALÍPTICAS

História Dezembro 2022
Maldições Apocalípticas © Canal História

Emissões a 1, 8, 15 e 22 de dezembro, às 22h15 ; 5 episódios de 1 hora

Nesta empolgante série histórica, a Professora Alice Roberts revela como os cientistas estão a desenterrar as provas de acontecimentos cataclísmicos no passado e as suas consequências desastrosas. De guerras a terramotos, de cheias a períodos de fome, estes são os acontecimentos que ajudaram a moldar o mundo moderno. Em cada episódio, Alice leva os telespectadores numa viagem pela Europa e Norte de África para descobrir locais épicos e marcos históricos… Cidades fabulosas abandonadas, campos de batalha há muito esquecidos e civilizações sofisticadas derrubadas e perdidas nas brumas do tempo. Aos nossos antepassados ancestrais, que sofreram estes acontecimentos catastróficos, devem ter-se sentido amaldiçoados, mas a ciência está a começar agora a explorar esses mitos e a reescrever a História.




TRUTH AND LIES

História Destaques Dezembro 2022
Truth and Lies: Religion © Canal História

Emissões a 10, 17 e 24 de dezembro, às 19h20 ; 6 episódios de 1 hora

É tentador acreditar que a nossa atual época de fake news e factos alternativos é única e sem precedentes, mas não é bem assim. Desde os primórdios do tempo, as pessoas poderosas têm brincado com a verdade, dançado com a mentira e alterado a realidade para servir os seus próprios interesses, muitas vezes com recurso à propaganda e desinformação. Esta série documental desenterra e explora os exemplos históricos mais dramáticos de factos que são vergados, torcidos e remodelados como um meio para obter influência e controlo. Desembrulhamos todos os detalhes sórdidos das maiores mentiras do passado… desde reis e faraós que levaram os seus povos a travarem guerras falsas, a brutal caça às bruxas no século XVII, a corrupção obscena e intriga em nome do dinheiro e do poder, às teorias da conspiração mais loucas, com escutas secretas e falsificações.




OS VÍCIOS QUE MUDARAM O MUNDO

Os Vícios Que Mudaram o Mundo
Segmento Hugh Hefner © Canal História

Emissões a 17, 24 e 31 de dezembro, às 22h15 ; 3 episódios de 2 horas

Esta série com três episódios divulga histórias surpreendentes da origem do álcool, do jogo, das indústrias do sexo, do tabaco e dos ambiciosamente famosos empreendedores que amealharam algumas das maiores fortunas da História, consumidas pelo apetite voraz da nação norte-americana.
Cada episódio de duas horas está recheado de factos históricos cintilantes, dramas cativantes, entrevistas com especialistas e personagens fascinantes que operaram nos dois lados da Lei. É um pouco perigoso, um pequeno tabu e muita diversão!




1942, O MUNDO EM GUERRA

Guerra Canal História
1942, o Mundo em Guerra © Canal História

Emissões a 19 e 26 de dezembro, às 22h15 ; 6 episódios de 1 hora

Hoje sabemos que 1942 foi um ano decisivo na Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Aliados conseguiram dominar os inimigos. Para eles, 1942 foi o ano do ‘tudo é possível’… Mas este documentário relembra o tempo de guerra de uma nova perspetiva… a dos cidadãos muito longe da linha da frente e dos ministérios, onde a privação, a fome, a solidão e a incerteza é algo a que todos têm de se adaptar. Estas histórias pessoais, sem aparentemente qualquer ligação à ‘Grande História’, serão recontadas através de arquivos públicos e privados, assim como do recurso à animação. O que significava a vida para alguém que ignorava o que se passava em seu redor?

De todos estes destaques, qual o tema que te parece mais interessante?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *