O Ouro Perdido dos Astecas © Canal História

HISTÓRIA | Os destaques de outubro

Por outubro o canal História vai desvendar códigos secretos, procurar tesouros perdidos, conhecer piratas e regressar ao Império Romano.

O mês vai começar com enigmas e cifras mas até ao último dia o Canal História vai apostar numa programação diversificada e em novos documentários sobre alguns dos temas mais interessantes do passado da humanidade. Relembrando os tempos de Coliseu, mas também a ascensão e queda do Império Romano, o História vai passear por anos e anos de eventos e fazer uma paragem na era dos verdadeiros piratas, os que inspiraram os famosos Piratas das Caraíbas.

Fica a par de todas as novidades previstas para este mês de outubro.

Lê Também:
8 Coisas que (possivelmente) Não Sabias sobre Piratas das Caraíbas

DESCIFRAR O CÓDIGO

Canal História
© Blink Films

Estreia no sábado, 8 de outubro, às 22h15 ; 8 episódios de 60min cada

Desde estranhas marcações antigas a números e letras aleatórios, códigos e cifras têm sido utilizados durante milénios para enviar mensagens secretas, ocultar identidades e operar fora da lei. A quebra destes códigos pode desvendar segredos militares, desmascarar inimigos mortais e até decifrar civilizações perdidas. “Descifrar o Código” descobre alguns dos códigos mais famosos do mundo e revela, através de oito episódios, como eles foram quebrados, as mentes brilhantes que conseguiram desvendar os seus mistérios, e os segredos que esconderam. Entre os vários códigos que o espectador aprenderá são os utilizados durante a Guerra Fria, o Matador do Zodíaco, e o mais importante e complexo de todos: o Genoma Humano.

O OURO PERDIDO DOS ASTECAS

Canal História
O Ouro Perdido dos Astecas © Canal História

Estreia na quarta-feira, 12 de outubro, às 22h15 ; 8 episódios de 60min cada (emissão a 12, 19 e 26 outubro)

Há 500 anos, conquistadores espanhóis invadiram a terra dos astecas ricos em  ouro. Mas, segundo a lenda, o imperador Montezuma já tinha escondido o seu tesouro em vários lugares diferentes no que é agora o sudoeste dos Estados Unidos e colocado uma maldição mortal sobre ele. Agora, três famílias diferentes, cada uma com uma ligação diferente ao ouro, estão a aproximar-se do que acreditam ser a localização do Ouro Perdido dos Astecas. O Canal História acompanhará cada uma destas famílias na aventura épica da caça ao tesouro. “O Ouro Perdido dos Astecas” viaja por três estados diferentes, Utah, Nevada e Novo México tentando encontrar as jóias escondidas de Montezuma.

COLISEU

Coliseu Roma
© Canal História

Estreia na segunda-feira, 17 de outubro, às 22h15 ; 8 episódios de 60min cada (emissão a 17, 24 e 31 outubro)

Com o Coliseu como peça central, esta fantástica produção conta a emocionante história da ascensão e queda do Império Romano através dos homens e mulheres que ali lutaram e morreram. Da triste realidade da vida como escravo de um gladiador à fascinante revelação de como os imperadores usaram o anfiteatro para exibir o seu poder absoluto, a série oferece um olhar único sobre um período crucial da história, revivendo os desafios da construção do Coliseu e as experiências dentro da arena. Cada episódio centra-se num de oito personagens-chave, todos baseados em homens e mulheres reais da história. A série abrange várias centenas de anos e desenrola-se cronologicamente, desde a concepção do edifício até à sua decadência final. Através de entrevistas com os principais peritos e recriações espantosas, ‘Coliseu’ infunde emoção na história de cada personagem.

O REINO PERDIDO DOS PIRATAS

Piratas
O Reino Perdido dos Piratas © Canal História

Estreia na quinta-feira, 20 de outubro, às 22h15 ; 6 episódios de 60min cada (emissão a 20 e 27 outubro)

Os piratas são o material do mito e da lenda: foras-da-lei fanfarrões que trazem o assassínio e o caos para o alto mar. Mas estes velhacos não são uma invenção de Hollywood. Os verdadeiros piratas das Caraíbas aterrorizaram os impérios mais poderosos do mundo, ameaçaram o comércio e libertaram os escravos. Estes Robin Hoods do mar mudaram o curso da história ao criar a sua própria república democrática em Nassau. Os piratas, e a sua luta pela liberdade, são os pioneiros da independência americana. “O Reino Perdido dos Piratas” relata as lendárias façanhas dos heróis e vilões desta época notável. Este ambicioso documentário em seis partes revela as rixas, a ganância, as batalhas, o heroísmo, a política, as alianças e as traições das personagens mais extravagantes e impiedosas da história.

Das quatro grandes estreias do mês, qual a te suscita mais interesse?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2789 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.