© 2023 PARAMOUNT PICTURES / Netflix © 2022 / ©2021 Marvel Studios

Greve em Hollywood, estes são os projetos já afetados

A greve de Hollywood continua a causar vitimas, levando a adiamentos de diversos filmes e séries de televisão. Descobre quem já está a sofrer.

A Writers Guild of America, SAG-AFTRA e a AMPTP ainda não encontraram um consenso nas suas conversações e, apesar de todos os avisos do que estaria iminente, a greve geral de guionistas avançou mesmo no início de maio, seguindo-se a de atores em julho. O impacto não foi logo sentido, mas desde o dia 02 de maio que várias têm sido as produções a sofrer interrupções.

Desde os estúdios de cinema, aos canais por cabo, até às plataformas de streaming, muitas são as séries e filmes que não escapam a esta crise de Hollywood porque sem guionistas e atores nos sets de filmagens, nada pode mesmo avançar. E sim, falamos de uma paralização total e que por isso não há sequer espaço para algo como ‘serviços mínimos’. Fomos explorar e desvendamos aqui quais os títulos que já estão a ser afetados, não sendo ainda claro se as próximas datas de estreia irão também sofrer repercussões por estes atrasos.

E a pergunta que se impõe é: até quando é que a greve pode estar ativa? Ninguém sabe. A última, de 2007-08, durou cerca de 100 dias, mas em 1988 a luta entre o sindicato e o mundo de Hollywood durou 153 dias.

A GREVE EM HOLLYWOOD

Hollywood Sign
Photo by Paul Deetman, via Pexels

Depois da suspensão de uma grande quantidade de séries, eis que a adição da greve de atores à greve de guionistas, levou a uma avalanche de adiamentos e cancelamentos também em diversas outras áreas da indústria, com grande destaque para as longas-metragens. Fica a conhecer todos os projetos afetados em seguida:




GLADIATOR 2 – EM PAUSA

Gladiador
©AMC

Apesar das gravações estarem a decorrer em Malta, o estúdio responsável por “Gladiator 2” foi obrigado a suspender as filmagens devido à acumulação da greve de atores com a greve de guionistas, o que obrigou os elementos do elenco, como Pedro Pascal e Denzel Washington, a ausentar-se do set.




BEETLEJUICE 2 – EM PAUSA

Wednesday
Cr. Matthias Clamer/Netflix © 2022

A muito aguardada sequela de “Beetlejuice“, realizada por Tim Burton e protagonizada por Michael Keaton, Winona Ryder e Jenna Ortega, foi uma das obras que também se viu forçada a suspender as gravações até ao final da dupla greve.




DEADPOOL 3 – EM PAUSA

deadpool fox Deadpool 3
“Deadpool” |© 2016 Twentieth Century Fox Film Corporation © 2016 MARVEL

Apenas a um mês de encerrar as gravações, a longa-metragem protagonizada por Ryan Reynolds e Hugh Jackman foi obrigada a suspender as gravações devido à greve de atores.




 BLADE – EM PAUSA

Mahershala Ali Luke Cage Marvel Studios Blade
Marion Curtis/Netflix

A nova versão da MCU de “Blade”, o super-herói vampiro, está a sofrer novamente um atraso, depois de anteriores problemas com a equipa de escrita mas também de realização. Do que se sabe, o filme protagonizado por Mahershala Ali entrou em pausa na sexta-feira após o início da greve, e não se sabe qual o impacto desta paragem no seu futuro. Neste momento está previsto estrear em setembro de 2024 mas relembre-se que esta foi uma produção que já havia sido pensada para 2023 e sofreu sucessivos adiamentos por problemas durante a produção.




THE WITCHER (T4) – EM PAUSA

henry cavill
Henry Cavill em “The Witcher” | ©Netflix

A quarta temporada de “The Witcher”, protagonizada por Liam Hemsworth, que virá substituir Henry Cavill no papel de Geralt, tinha as gravações programadas para meados de agosto, mas, com o prolongar da greve, a Netlfix optou por adiar as filmagens por tempo indeterminado.




THUNDERBOLTS – EM PAUSA

Marvel Studios
© 2022 Marvel Studios. All Rights Reserved.

“Thunderbolts” encontrava-se apenas a umas semanas de iniciar gravações, quando a greve de atores obrigou o estúdio a suspender os preparativos, levando a um adiamento na produção da obra que será realizada por Jake Schreier (“Beef“) e protagonizada por Florence Pugh, Sebastian Stan e Julia Louis-Dreyfus, entre outros.




WONDER MAN – INTERROMPIDA!

Marvel Studios
Yahya Abdul-Mateen II | Crédito editorial: Ron Adar / Shutterstock.com

A série da Disney Plus, “Wonder Man”, foi uma das primeiras obras do MCU a sofrer com a greve dos guionistas, levando à suspenção temporária das rodagens. No entanto, com o agravar da greve, a série acabou por optar por suspender produção até à resolução das negociações.




DAREDEVIL: BORN AGAIN – INTERROMPIDA!

Daredevil She-Hulk 2
©2022 Marvel Studios

Tal como “Wonder Man”, “Daredevil: Born Again” também evitou suspender as rodagens dos seus 18 episódios durante um longo período de tempo, optando por uma suspensão temporária. Todavia, o prolongar da greve levou a que fosse imposta uma pausa por tempo indeterminado.




EMMYS – ADIADOS

Emmy
Emmy © MHD

Numa ação história, a academia de Televisão anunciou que a cerimónia dos Emmy irá ser, tal como muitos projetos da sua área, adiada para uma data mais tardia, de forma a que os atores possam comparecer no evento e receber os seus prémios quando a greve terminar.




MISSÃO: IMPOSSÍVEL – AJUSTE DE CONTAS PARTE DOIS – INTERROMPIDA!

Missão Impossível
© 2023 PARAMOUNT PICTURES

O oitavo capítulo de “Missão: Impossível” deveria ter sido gravado em simultâneo com o sétimo, mas a pandemia causou uma mudança de planos, levando a um ligeiro atraso na produção. Como tal, as gravações da nova longa-metragem começaram apenas após as da Parte Um, tendo sido interrompidas, na altura temporariamente, para a realização da campanha de marketing de Ajuste de Contas. Contudo, a greve de atores obrigou a Paramount Pictures a suspender as filmagens por tempo indeterminado.




WICKED: PART ONE – INTERROMPIDA!

Michelle Yeoh
Michelle Yeoh | Photo by Charley Gallay/Getty Images for Netflix

A muito aguardada adaptação cinematográfica de “Wicked” realizada por Jon M. Chu, e protagonizada por Ariana Grande e Cynthia Erivo, Michelle Yeoh, foi também uma das vitimas das greves.




IT ENDS WITH US – INTERROMPIDA!

Blake Lively
Blake Lively © Photo by Noam Galai/Getty Images for Netflix

A adaptação cinematográfica da obra literária de Colleen Hoover, protagonizada por Blake Lively e Justin Baldoni, já tinha gravado metade do projecto quando foi obrigado a suspender as filmagens devido à greve.




CHALLANGERS – ADIADO

Zendaya Euphoria
Euphoria © HBO Portugal

O controverso “Challengers”, de Luca Guadagnino, estava já pronto a estrear no Festival de Veneza mas, a proibição de Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist de participar no evento, e na campanha de marketing, levaram o estúdio a adiar o projeto para 2024.




SPIDER-MAN: BEYOND THE SPIDER-VERSE – ADIADO

Homem-Aranha Marvel Sony
©Big Picture Filmes

Os atrasos na animação e a impossibilidade dos atores gravarem os seus papeis, levaram a que a Sony Pictures anunciasse o adiamento desta aguardada sequela do Universo Aranha para uma data ainda a definir.




KRAVEN: O CAÇADOR – ADIADO

Aaron Taylor-Johnson
@ DFree, Shutterstock

Protagonizado por Aaron Taylor-Johnson e realizado por J.C. Chandor, “Kraven, o Caçador” é mais uma das obras completadas a abandonar a sua data de estreia devido à greve, uma vez que esta proíbe os atores de participar nas campanhas de marketing.




KARATE KID – INTERROMPIDA!

karate kid sony
“Karate Kid” (2010) | © 2010 Columbia Pictures Industries, Inc

O reboot cinematográfico de “KARATE KID” também se viu afetado pela greve de atores, obrigando a Sony a adiar a data de estreia do projeto, uma vez que as gravações da longa-metragem ainda não tiveram lugar.




CAÇA-FANTASMAS: O LEGADO – ADIADO

caça-fantasmas afterlife
Caça-Fantasmas: O Legado © Sony Pictures

Apesar de já terem terminado as filmagens, CAÇA-FANTASMAS: O LEGADO 2 segue os passos de “Kraven, o Caçador” e abandona a sua data de estreia em antecipação do prolongar da greve de atores e guionistas.




COBRA KAI – INTERROMPIDA!

Cr. Curtis Bonds Baker/Netflix © 2022

Os trabalhos para a sexta temporada estavam já com um mês de discussão de ideias mas foi o próprio Jon Hurwitz, co-criador de “Cobra Kai”, que anunciou a paragem da equipa. Conforme o tempo que demorar a greve, poderá haver algum atraso na previsão de quando a série voltará ao streaming.




EVIL – INTERROMPIDA!

evil fox
“Evil” | ©2021 Paramount+, Inc

A série da Paramount+ parou a produção de madrugada quando os guionistas entraram em greve e não se apresentaram no set de filmagens.




HACKS – INTERROMPIDA!

Jean Smart Hacks
Jean Smart © HBO Max

Ainda que as plataformas de streaming costumem fazer a produção com alguma antecedência, não é claro o impacto que terá em “Hacks”. A terceira temporada tem neste momento a produção interrompida.




LOOT – INTERROMPIDA!

Hollywood Greve Guionistas
Loot © Apple TV

A nova série da Apple TV, com Maya Rudolph, teve as filmagens interrompidas depois de os guionistas aderirem à greve. A produção encontra-se em pausa por tempo indefinido. As primeiras notícias indicam que até a atriz protagonista voltou para o seu trailer, recusando-se a voltar ao trabalho depois de vários elementos do Writers Guild of America ter entrado na mansão das gravações para interromper as mesmas.




STRANGER THINGS – INTERROMPIDA!

Courtesy of Netflix © 2022

Matt e Ross Duffer já confirmaram que a quinta e última temporada do êxito da Netflix vai sofrer diretamente com a greve dos guionistas de Hollywood. Os mesmos indicam que o trabalho de um guionista não termina no momento em que as filmagens começam pelo que não irão prosseguir com os trabalhos da produção. Para eles o regresso ao trabalho será feito assim que seja encontrado um acordo justo.




YELLOWJACKETS – INTERROMPIDA!

yellowjackets
© 2023 HBO MAX PORTUGAL

A segunda temporada estava segura mas o início da terceira temporada de “Yellowjackets” está agora incerto. Segundo Ashley Lyle, co-criadora da série, os guionistas apenas se reuniram por um dia para discutir os novos episódios. A greve teve início logo no dia seguinte pelo que o trabalho ficou interrompido e sem previsão de data de recomeço.




HOUSE OF THE DRAGON – RELATIVAMENTE SEGURA

House of the Dragon
Aegon Targaryen e Alicent Hightower © HBO Max

Ao que parece “House of the Dragon” já tem todos os guiões da segunda temporada concluídos e por isso os primeiros reports indicam que as gravações irão decorrer e a produção avançar. Mas, uma vez que não poderão existir guionistas no set, ainda não é claro se poderá haver alterações nas próximas semanas.




THE CHOSEN – RELATIVAMENTE SEGURA

The Chosen
©Angel Studios

A produção da série religiosa independente irá continuar as gravações, uma vez que não se enquadra no sistema tradicional de Hollywood, opondo-se à grande maioria dos projetos televisivos americanos da atualidade.




INDUSTRY (T3) – RELATIVAMENTE SEGURA

Black Mirror Elenco T6
Myha’la Herrold, “Industry” © HBO Max

Tal como “House of the Dragon”, “Industry” também de encontra isento de participar na grave, uma vez que a grande maioria dos seus atores está abrangido pelo sindicato de atores britânico e não do SAG-AFTRA.




O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DO PODER – RELATIVAMENTE SEGURA

os anéis do poder O Senhor dos Anéis série
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder © Matt Grace/Prime Video

À semelhança de um dos maiores êxitos da HBO, a Amazon Studios vai tentar continuar com a produção da série do universo de Lord of the Rings. Sabendo-se que se trata de uma das produções mais caras de sempre, os estúdios pretendem continuar as filmagens mesmo sem a presença dos guionistas ou produtores executivos J.D. Payne e Patrick McKay. Quando a greve entrou em vigor o calendário estava com apenas 19 dias de filmagens por completar pelo que a equipa decidiu avançar. O impacto? Não é certo porque sem escritores no set isso implica que não haverá ninguém dessa equipa para supervisionar eventuais decisões criativas diferentes feitas no momento. Fontes dizem no entanto que os produtores executivos procuraram precaver algum trabalho caso a greve entrasse em vigor, estando agora a produção a ser supervisionada por realizadores e produtores executivos não escritores.




MOTHER MARY – RELATIVAMENTE SEGURA

WeCrashed
Anne Hathaway © AppleTV

A produção da A24, um estúdio indie americano que, segundo o SAG-AFTRA, trata os seus atores de forma justa e adequada, teve permissão do sindicato para continuar a produzir as suas obras, com destaque para “Mother Mary”, protagonizada por Anne Hathaway, Michaela Coel, e Hunter Schafer.




BRIDE HARD – RELATIVAMENTE SEGURA

Rebel Wilson
Rebel Wilson © Vivien Killilea/Getty Images for Netflix

O filme de acção do cineasta Simon West, protagonizado pela australiana Rebel Wilson e diversos atores britânicos, irá seguir o seu programa de filmagens, uma vez que não integra o estatuto de Hollywood.

Tinhas ideia que uma greve deste género poderia impactar tanto as produções de Hollywood?

Artigo atualizado, publicado originalmente por Marta Kong Nunes, a 08 de maio de 2023.



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *