The Hunger Games | A moda do campo de batalha

 

<<Snow e a opulência do CapitólioO guarda-roupa de Katniss>>

The Hunger Games: A Revolta Parte 2 é um filme passado em completo estado de guerra. Consequentemente, mais do que as bizarras modas do Capitólio é o equipamento de batalha que toma lugar de destaque no guarda-roupa do filme.

Tal como as roupas dos civis de Distrito 13, também a vestimenta militar é utilitária e sem grande espaço para quaisquer individualismos. Camisola com gola henley cinzenta, casaco e calças pretas, colete de proteção e botas militares compõem o conjunto base dos guerreiros rebeldes, vestidos de negro em comparação com a brancura dos Soldados da Paz inimigos. O campo de batalha de Panem é quase um tabuleiro de xadrez, em que Coin e Snow jogam com as peças pretas e brancas respetivamente.

The Hunger Games A Revolta Parte 2

The Hunger Games A Revolta Parte 2

O pelotão de Katniss, apesar desta uniformização, tem alguns elementos que se distinguem da massa geral de combatentes. Cressida e a sua equipa de filmagens são originários do Capitólio e isso reflete-se parcialmente na sua aparência. A realizadora interpretada por Natalie Dormer é facilmente reconhecível pelo seu penteado e tatuagens, sendo impossível de confundir com os outros guerreiros nas cenas em que o grupo se movimenta pelas ruínas fumegantes do Capitólio. Para além disso, numa fase mais tardia do filme, quando quase todos estão vestidos de preto, a sua indumentária acrescenta a única pincelada de cor, usando um elegante casaco magenta que a destaca como alguém que não é mais um guerreiro anónimo às ordens de Alma Coin.

Lê Também:
The Hunger Games | Suzanne Collins anuncia prequela

Vê Também: Figura de Estilo | Natalie Dormer por Tony Duran

The Hunger Games A Revolta Parte 2

A outra figura de destaque na equipa que acompanha Katnix é Pollux, um Avox que em tempos foi forçado a viver nos subterrâneos do Capitólio e onde tem de regressar na narrativa de The Hunger Games: A Revolta – Parte 2. Quando equipado para batalha, a sua vestimenta tem uma espécie de armadura nas costas que quase lembra um exosqueleto. Nas profundezas do Capitólio, Pollux curvado, veloz e decidido, parece converter-se numa diferente criatura, como um inseto da escuridão em que a tirania do Capitólio o tentou tornar.

The Hunger Games A Revolta Parte 2

The Hunger Games A Revolta Parte 2

É claro que a principal peça de equipamento de batalha é a armadura do mimo-gaio desenhada por Cinna para Katniss. Mais do que estritamente funcional, esta indumentária vale pelo seu valor simbólico, mostrando a beleza e elegância da heroína da revolta assim como a sua agressividade. Numa das cenas finais, quando Katniss aparece vestida com a armadura completa e maquilhada a condizer, é fácil olhar esta heroica figura da propaganda e ver a jovem que no primeiro filme foi vestida como uma estrela de cinema e forçada a se tornar numa assassina implacável.

 

Lê Também:
The Hunger Games | Suzanne Collins anuncia prequela

<<Snow e a opulência do CapitólioO guarda-roupa de Katniss>>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *