Ian Mackaye forma nova banda com baixista dos Fugazi

O novo grupo será composto por Joe Lally, antigo baixista dos Fugazi, e Amy Farina, com quem Ian MacKaye toca no duo The Evens.

A banda, que ainda não tem nome, dará o seu primeiro concerto este domingo, dia 11, no St. Stephen’s Auditorium, em Washington, DC, de acordo com uma nota publicada no Twitter pelo editor do Washington City Paper. O evento servirá para angariar fundos para o serviço de refeições grátis Loaves & Fishes. Para além disso, segundo a Brooklyn Vegan, Joe Lally revelou há alguns meses que os Fugazi tocaram juntos em privado, embora não tenham ainda planos seriamente formados para uma reunião.

Lê Também:
O Mês em Música | Playlist de Outubro

Para quem está familiarizado com a personalidade de Ian MacKaye, a sua participação num evento de beneficência não é de todo surpreendente. Um dos fundadores e donos da lendária produtora independente Dischord Records e criador da atitude straight edge, Ian MacKaye é conhecido pela sua recusa peremptória da grande indústria discográfica e pela adesão total à ética DIY, da qual é uma das figuras mais emblemáticas.

Os Fugazi dispensam apresentações, mas é sempre bom recordar o seu surgimento das cinzas da anterior e igualmente icónica banda de Ian MacKaye, os Minor Threat. Se estes últimos foram, entre 1980 e 1983, uma das bandas mais influentes da primeira vaga de punk hardcore, já os Fugazi desempenharam, desde o seu início em 1987 até 2003, ano em que entraram em hiato, um papel fulcral no desenvolvimento de uma forma posterior de hardcore mais progressiva, introduzindo na sonoridade punk elementos de dub e reggae, para além de uma exploração do diálogo polifónico entre guitarras.  Para além do líder da banda Ian MacKaye, integravam ainda os Fugazi o vocalista e guitarrista Guy Picciotto, o baixista Joe Lally e o baterista Brendan Canty.

Lê Também:
Chromatics partilham um novo single

Este não será o único projecto entre antigos membros dos Fugazi. In 2016, Joe Lally formou o trio instrumental The Messthetics com Brendan Canty e o guitarrista de jazz experimental Anthony Pirog, que integra ainda o duo Janel & Anthony. A banda editou este ano o seu homónimo álbum de estreia, The Messthetics, por meio da Dischord Records. Podes ver aqui uma performance ao vivo de “Serpent Tongue”, um dos temas do novo disco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *