ICA revela queda de espectadores de cinema em Portugal em 2014

 

O número de espectadores nas salas de cinema no ano passado registou uma descida de 3,8%, em relação a 2013, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

De acordo com os dados do ICA, em 2014 registaram-se 12,1 milhões de espetadores nas salas com uma receita bruta de bilheteira de 62,7 milhões de euros, representando um decréscimo de 4,3% em relação ao período homólogo de 2013.

Dos filmes portugueses ou com produção portuguesa estreados o ano passado, o mais visto foi “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, com 114 mil espetadores, seguido de “Virados do Avesso”, de Edgar Pereira, com 106 mil espectadores e de “Os Gatos Não Têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, com 93 mil espectadores.

De todos os filmes estreados em salas nacionais, o mais visto foi “The Hunger Games: A Revolta – Parte 1”, realizado por Francis Lawrence, registando mais de 344 mil espectadores e uma receita de bilheteira de 1,8 milhões de euros. Em segundo lugar ficou “Lucy”, de Luc Besson, com 309 mil espectadores e a completar o pódio ficou a longa-metragem de animação “Os Pinguins de Madagáscar”, com 300 mil espectadores.

Das obras premiadas em 2014, destaca-se a carreira internacional de “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa, que obteve na sua estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno o Prémio para Melhor Realização e o Prémio da Federação Internacional de Cineclubes, e que tem sido exibido nos mais importantes festivais de cinema mundiais, nomeadamente em Toronto, na VIENNALE, no CPH:DOX (Dinamarca) e Mar del Plata (Argentina).

 

ICA

 

ICA

 

Daniel Morgado

www.justmyselftoday.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *