Este filme português nomeado aos Óscares estreia este fim de semana na RTP2
“Ice Merchants” (2022) de João Gonzalez, com produção de Bruno Caetano (COLA Animation) e distribuição da Cinemundo vai, finalmente, ter a estreia na televisão portuguesa. A curta-metragem de animação foi o primeiro filme português nomeado para os Oscars. Apesar de não ter vencido o Oscar, a curta recebeu mais de 100 outros prémios destacando-se o prémio Annie de melhor curta-metragem de animação. Este filme teve também o feito inédito no nosso país ao ser a primeira curta-metragem a estrear comercialmente em cinemas de forma isolada.
“Ice Merchants” conta a história de um pai e do seu filho que vivem isolados no alto de um precipício e que produzem e vendem gelo. O filme, que estreou mundialmente no Festival de Cannes de 2022, teve mais de 288 mil espectadores em todo o mundo, de acordo com a Agência da Curta-Metragem.
Ice Merchants tem estreia na RTP2
A curta-metragem “Ice Merchants” estreia já no próximo domingo 18 de maio pelas 19h42 na RTP2. O filme não tem qualquer fala, tratando-se de uma curta-metragem onde a imagem vale por mil palavras.
Esta obra é a terceira curta-metragem do jovem realizador João Gonzalez. Em 2017 realizou “The Voyager” no âmbito da sua licenciatura de Multimédia na Escola Superior de Media Artes e Design. Já em 2019 realizou “Nestor”, também projeto académico, mas no âmbito do seu mestrado em animação no Royal College of Art. Ambos os filmes receberam também várias dezenas de prémios. “Ice Merchants” foi, portanto, o primeiro filme em regime profissional de João Gonzalez. A obra tem ainda música composta pelo próprio realizador, tal como nos seus dois filmes anteriores.
Vê o spot da RTP2 abaixo:
Filmes de João Gonzalez no streaming
Infelizmente, nem todos os filmes do realizador estão disponíveis para veres no streaming. Ainda assim, caso gostes de “Ice Merchants”, a FilmIn disponibiliza na tua assinatura mensal o filme “Nestor” que aborda a história de um homem com comportamentos obsessivo-compulsivos. Por fim, caso não consigas ver “Ice Merchants” na RTP2, podes igualmente ver o filme na FilmIn em regime de aluguer, por 1,95€/72h ou, em alternativa, podes assistir na plataforma Max, já incluído na assinatura mensal. Além disso, na televisão linear, a curta-metragem repete ainda no canal Cinemundo, também em estreia no canal, no domingo 25 de maio pelas 19h35.