© adriaticfoto / ShutterStock (ID: 2535026811)

Imagens no Tejo tem inscrições abertas para obras audiovisuais

Entre 17 e 26 de outubro irá decorrer em Vila Franca de Xira a 6.ª edição do “Imagens no Tejo – Mostra de Cinema Português”. Esta mostra, organizada pelo Cineclube Vilafranquense, acontece desde 2019, tendo sido criada por um grupo de jovens ligados ao cinema. Até ao dia 22 de maio a organização tem inscrições abertas para obras a exibir durante o evento.

Lê Também:
Sob a Chama da Candeia, a Crítica | André Gil Mata é novo mestre do cinema português

Uma mostra diversificada

Imagens no Tejo com inscrições abertas
© Cineclube Vilafranquense

Para esta Mostra de Cinema, que pretende dinamizar a exibição de cinema português, procurando novos públicos, o Cineclube procura obras diversificadas. Podem inscrever-se no “Imagens no Tejo” filmes em formato curta e longa-metragem, sem qualquer barreira de género. Além disso, a organização procura igualmente séries de televisão, videoclipes, making-ofs e ainda exposições e/ou instalações artísticas. Podem inscrever-se no “Imagens no Tejo” filmes, making-ofs e videoclipes realizados a partir de 2021. Contudo, no caso das séries, a organização dá preferência a séries inéditas e realizadas a partir de 2024.

Para inscreveres as tuas obras, o processo é bastante simples. Basta inscreveres o teu projeto na categoria correspondente na plataforma FilmFreeway, dedicada a festivais de cinema. Para a inscrição de curtas-metragens, videoclipes e making-ofs o custo é de 2€/obra. Já para o formato longa-metragem e série o custo é de 4€. As exposições temáticas, instalações artísticas ou projetos similares são de inscrição gratuita tal como os filmes realizados em contexto académico.

Apesar do foco do “Imagens no Tejo” ser o cinema português feito em Portugal, a organização também permite a exibição de filmes realizados no estrangeiro. No entanto, para que a inscrição seja válida, o realizador e/ou produtor deve ter nacionalidade portuguesa. Assim, é igualmente dada a oportunidade aos emigrantes de poderem exibir os seus filmes.

A História do Imagens no Tejo

Rui Simões no "Imagens no Tejo"
© Cineclube Vilafranquense

A mostra “Imagens no Tejo” nasceu em 2019 por um grupo informal de jovens e ainda sem um nome identitário. Ou seja, nessa altura, chamava-se apenas “Mostra de Cinema Português”. Entretanto, desde a fundação do Cineclube Vilafranquense em 2023, o “Imagens no Tejo” passou a ser uma das atividades desenvolvidas pelo cineclube.

Este tipo de iniciativa não é inédita em cineclubes. Por exemplo, também o Cineclube de Avanca tem o Avanca Film Festival desde 1997 ou mesmo o Cineclube de Santarém tem o Festival Internacional de Cinema de Santarém que regressou em 2023, depois de ter tido a última edição em 1989.

Quanto ao “Imagens no Tejo”, o evento decorre em vários espaços da cidade de Vila Franca de Xira e Alhandra, bem como nas escolas básicas e secundárias do concelho. O “Imagens no Tejo” apela sempre à presença dos autores para apresentar os seus filmes. Nesse sentido, nomes como Fernando Vendrell, Rui Simões ou Maria João Luís já estiveram presentes no evento. Em 2024, filmes como “Amo-te Imenso” (2024, Hermano Moreira) ou “Grand Tour” (2024, Miguel Gomes) fizeram parte do evento.

Lê Também:
O Lugar do Morto, um dos melhores do cinema português

Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *